Remédio caseiro para piolho: Com vinagre, com álcool, chás e outras dicas!

remédio caseiro para piolho

O piolho é o inimigo número um da infância, sendo muito frequente entre as crianças. Entretanto, esse pequeno ser vivo predador também pode afetar jovens, adultos e até idosos. O piolho é um animal que se instala e se alimenta do sangue, restos de pele e secreções presentes no couro cabeludo humano. Seus sintomas trazem grande coceira na cabeça e irritação do couro cabeludo, devido à ação predadora do animal agravada pela ação de coçar.

As causas do piolho são variadas. Essa condição é altamente contagiosa, e sua contaminação se dá apenas por compartilhar o mesmo ambiente e objetos com pessoas infectadas.  A coceira causada pelos piolhos é intensa e pode chegar a ser insuportável, provocando feridas na parte superior da cabeça. Seu tratamento pode se dar através da aplicação de remédio no couro cabeludo, ou matando os predadores um a um, com o uso de pente fino nos cabelos.

Além disso, existem também remédios naturais que podem ser feitos dentro de casa que ajudam no tratamento contra os piolhos e aliviam a sensação de coceira e a dor causada pela irritação. Mas é sempre importante lembrar que, no caso das crianças, elas podem ser mais sensíveis a algumas substâncias e por isso é preciso ter cautela na hora de usar um desses produtos.

Remédio caseiro para piolho com vinagre

vinagre de maça dor de estomago

O vinagre possui uma acidez que ajuda a saída das lêndeas, que são os ovos dos piolhos, e também facilita o penteado dos fios com um pente fino. Ele atua espantando os piolhos que se incomodam e se intoxicam com seu cheiro, Você pode realizar esse tratamento utilizando vinagre branco ou vinagre de maçã, aplicando um ou outro diretamente sobre o couro cabeludo.

Chá de arruda

cha de arruda para piolho

Esse chá é um excelente remédio caseiro que impede a proliferação dos piolhos e lêndeas. Use o chá para lavar o cabelo, acalmando a coceira no couro cabeludo e eliminando os predadores. Lave o cabelo com o chá com o cabelo já molhado, e depois passe um pente fino para terminar a eliminação dos piolhos e lêndeas. Use 40 g de folhas de arruda para um litro de água fervente. Faça o chá colocando as folhas na água já fervida, tampe e espere 10 minutos para as folhas soltarem suas propriedades na água. Faça o banho com o chá morno. Feito isso, enrole uma toalha na cabeça e a arruda agir por 30 minutos. Depois, lave os cabelos com shampoo e condicionador apropriados.

Óleo de neem

Esse é o óleo vegetal mais adequado para o tratamento natural contra os piolhos pois ele possui propriedades antiparasitas e antibacterianas, eliminando diretamente esses seres. Além disso, o óleo de neem também possui na sua composição, substâncias que atuam contra a inflamação gerada pela incidência dos piolhos.

Alertamos que esse óleo possui um cheiro desagradável, mas esse odor também contribui para espantar os piolhos do couro cabeludo. Para utilizar desse remédio natural para piolhos, basta colocar algumas gotas atrás das orelhas e em toda a raiz do cabelo.

Spray de citronela para acabar com os piolhos

Essa erva é muito eficaz para espantar insetos, e também exerce o mesmo efeito sobre os piolhos. Você pode encontrar esse spray em lojas e supermercados, mas vamos te ensinar como fazer esse spray multiuso dentro da sua casa! Use 150 ml de glicerina líquida, 150 ml de tintura de citronela, 350 ml de álcool e por fim, 350 ml de água. Misture todos os ingredientes em um recipiente confiável e aplique diariamente nos cabelos e na raiz, deixando o produto atuar por alguns.

Chá de alecrim

remédio caseiro piolho alecrim

Esse chá é ótimo para eliminar as lêndeas e piolhos, e deve ser usado da mesa forma que o chá de arruda apresentado anteriormente. Primeiramente, lave o cabelo e aplique o chá em todo o couro cabeludo, com movimentos circulares para aumentar a absorção do chá pelo couro e deixe-o agir por alguns minutos, enrolando o cabelo em uma toalha, depois enxágue. Faça o chá da mesma forma que o chá de arruda, usando folhas de alecrim secas.

Borrifar álcool canforado

Misture a cânfora, que você pode picar em pequenos pedacinhos, em um frasco de álcool e deixe a mistura descansar para soltar todas as suas propriedades. Borrife a mistura por todo cabelo e evite a infestação de novos piolhos. Conclua o tratamento penteando os fios.

Dica extra para acabar com os piolhos

Para acabar com os piolhos é muito importante se preocupar em reduzir ao máximo as chances de contaminação e proliferação do piolho no ambiente. É recomendado lavar a roupa pessoal, a roupa de cama e as toalhas de banho do indivíduo infectado separadamente, fervendo esses artigos em uma panela para assegurar que os insetos sejam mortos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *