Óleo de Peroba: Para que serve, como usar e como fazer o seu em casa!

óleo de peroba moveis

Muitas pessoas podem achar que esse óleo é extraído da seiva da árvore de peroba. Porém a árvore de origem brasileira é usada apenas para carpintaria. Dos mais comuns objetos que essa madeira é aproveitada, são para produzir vigas, estacas, tacos e móveis de alvenaria.

O óleo de peroba que conhecemos é a marca registrada de óleos para limpeza e conservação de móveis de madeira. Ele é composto por uma combinação de óleos e solventes, tanto vegetais quanto minerais.

Uma das maiores vantagens do produto, é a conservação e aroma que deixa nos móveis e em outras estruturas de madeira. O óleo de peroba também possui um preço acessível e pode ser facilmente encontrado em diversos estabelecimentos que vendem produtos de limpeza em geral.

Para que serve o óleo de peroba?

O óleo de peroba é utilizado para a limpeza de móveis. Retira marcas de mãos, poeira e sujeira residual. A principal função, além da higiênica, é conservação da madeira, impedindo a proliferação de parasitas e pragas. Impedir o envelhecimento da madeira, é outra característica do produto.

O que é melhor, óleo de peroba ou lustra móveis?

óleo de peroba

Existem dúvidas de qual é melhor o óleo de peroba ou lustra móveis, mas, na verdade, o óleo de peroba é lustra móveis. óleo de peroba é apenas o nome da marca.

Como usar?

como utilizar

A utilização do produto é muito simples. À sua aplicação pode ser feita diretamente sobre material. Entretanto, existe uma forma correta para sua utilização. confira algumas dicas de como utilizar!

  • Caso seu móvel de madeira fique diretamente exposto ao sol, o uso do óleo  deve ser feio com maior frequência. É recomendado uma vez ao mês. Essa rotina é necessária pois o sol provoca um desgaste maior da madeira.
  • Se seu móvel é mantido em um local fechado com pouca incidência de luz, então a aplicação deve ser de três em três meses.
  • O uso do óleo de peroba pode ser feito também em superfícies diferentes de móveis, como por exemplos assoalhos, pisos laminados e cerâmicas.
  • Entretanto, o uso do produto é expressamente proibido em locais que possuem resinas acrílicas. O óleo pode danificar e enfraquece as resinas. Grupo de polímeros esponjosos, resinas ou borrachas, como isolante térmico, acústico ou adesivo.
  • Para aplicar o óleo é imprescindível retirar o excesso de poeira da superfície do local. Feito isso, basta aplicar algumas gotas do produto. Com o auxílio de um pano limpo espalhe sobre móvel. Faça movimentos giratórios no sentindo horário para lustrar o móvel com maior eficiência.
    Não aplique esse produto em superfícies quentes!
  • Um óleo de peroba tem validade média de 3 anos após à sua fabricação. O produto deve ser conservado em local fechado, ao abrigo da luz, e arejado, longe de calor e umidade excessiva.

Dicas de como aplicar em pisos laminado

como utilizar óleo de peroba em pisos laminados

Piso laminado é um revestimento utilizado em pisos e paredes. Sua variedade de cores aliados a seu custo benefício, o faz ser perfeito para residências e ambientes comerciais. A sua fácil manutenção e limpeza são outras boas qualidades desse material.

Confira algumas dicas para usar o óleo de peroba nesse tipo de piso.

  • O primeiro passo é varrer. Use uma vassoura de cedas macias para retirar a sujeira do chão.
  • Utilize um balde para misturar água e sabão. Torça bem o pano, e passe em cima do chão. Isso vai retirar a poeira que a vassoura não foi capaz de limpar. Lembre-se que o uso excessivo de água pode danificar o material, portante torça bem o pano antes de coloca-lo no piso.
  • Após o chão estiver totalmente seco. Pegue um pano também seco e coloque aproximadamente 7 gotas do óleo de peroba. Utilize um rodo para agilizar o processo. Passe por todo o piso laminado. Após secar volte a repetir o processo. Geralmente duas vezes vão causar a impressão seu piso acabou de sair da vitrine.
  • Nunca utilize materiais abrasivos, como: lixa, palha de aço e sapólio.
  • Não utilize cera ou silicone. Com tempo esse produtos deixam uma camada de gordura no piso causando aparência de opacidade.

Saiba a verdade: o óleo de peroba afasta cupim?

afasta cupim

Sim. o óleo de peroba cria uma barreira na madeira através de uma película de proteção. Os cupins se alimentam de celulose. Composto químico muito encontrado na madeira. Para evitar a infestação dessa praga utilizar lustra móveis é uma excelente opção. Outro tipo de produto que também funciona é usar produtos a base de laranja. A essência liberada por esses produtos afastam os cupins.

Veja os benefícios desse óleo nos móveis e no chão

Confira agora alguns aspectos que tornam o óleo de peroba perfeito para os móveis, pisos laminados e muito mais!

  • Ele evita que os raios solares desbotem a madeira. Com o tempo de exposição a madeira dos móveis perde à sua cor natural. Utilizar óleo de peroba conserva a beleza natural do objeto.
  • Ele atua como selante de água. Caso o móvel fique exposto a chuva, ele pode gerar gretas, que são preenchidas por umidade. Insetos, fungos e apodrecimento costumam se proliferar nesses casos. E o óleo de peroba pode resolver isso.
  •  Substitui o verniz. Por não deixar a madeira respirar o verniz caiu em desuso. O óleo de peroba entra na fibra, nutre a madeira e permite a transpiração natural dela.
  • Reduz a quantidade de poeira dos móveis, pisos e muito mais!
  • O produto auxilia na conservação, limpeza, embelezamento, e renovação de praticamente todos os tipos de madeira.
  • Aliado para curar danos causados pelo tempo em portas, janelas, portões e outros objetos de madeira.
  • Seu cheiro agradável não é toxico. Ao contrário de outros lustras móveis que usam parafina, o óleo de peroba não tem esse composto e por isso não a rinite, ao contrário da maioria dos outros produtos.

Posso usar no braço da guitarra ou violão

usar óleo de peroba para limpar violão

Sim. A limpeza adequada é uma das partes fundamentais que qualquer instrumentista deve fazer para conservar, muitas vezes seu objeto de trabalho, em ótimo estado. A maioria dos braços de guitarras e violões precisam ser hidratados, com exceção da Maple. Geralmente os braços são de madeiras escura e não envernizada. Nesses casos a hidratação e a limpeza são dois aspectos fundamentais. Assim como já citado nos benefícios, o óleo de peroba é capaz de hidratar, limpar e embelezar o braço do seu instrumento de forma simples e prática.

Como fazer o óleo de peroba caseiro?

Mesmo que o óleo de peroba seja muito popular, e possa ser encontrado em diversos supermercados e mercearias, vamos ensinar agora como você pode adquirir o óleo de peroba dentro da sua casa.

Para fazer um lustra móvel que se assemelha ao óleo de peroba, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • meio copo de azeite de oliva ou óleo de soja
  • meio copo de vinagre
  • essência a gosto

Primeiramente misture em um recipiente o azeite e o vinagre. Feito isso, acrescente cinco gotas do óleo essencial que desejar. Lembrando que esta mistura tem uma duração aproximada de 3 meses, se conservado da forma apropriada.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Você Também Irá Gostar De:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *