Óleo de Peroba: Para que serve, como usar e como fazer o seu em casa!

óleo de peroba moveis

Pode parecer que esse óleo é composto pela seiva extraída da árvore de peroba, mas na verdade, o óleo de peroba que conhecemos é a marca registrada de óleos para limpeza e conservação de móveis de madeira. Ele é composto por uma combinação de alguns óleos e solventes, tanto vegetais quanto minerais.

Uma das maiores vantagens do óleo de peroba, além de conferir brilho, conservação e aroma para os móveis e outras estruturas de madeira, o óleo de peroba também possui um preço acessível e pode ser facilmente encontrado em diversos estabelecimentos que vendem produtos de limpeza em geral.

Culturalmente, o óleo de peroba foi incorporado pela linguagem popular para representar pessoas que são chamadas de “Caras de Pau”, que são pessoas que não cumprem com sua palavra ou que são conhecidas por enganar e usar da sagacidade para tirar vantagem sobre outras pessoas. Essa expressão veio do uso comum do óleo de peroba sobre superfícies de madeira.

Para que serve o óleo de peroba?

O óleo de peroba é basicamente utilizado para a limpeza de móveis, retirando marcas de mãos, poeira e sujeira em geral. A principal função, além da higiênica, é de conservação da madeira, impedindo a proliferação de parasitas e pragas que atacam a madeira, além de impedir o envelhecimento da madeira.

O que é melhor, óleo de peroba ou lustra móveis?

óleo de peroba

Existem dúvidas acerca do que é correto dizer, se é óleo de peroba ou se é lustra móveis, mas, na verdade, os dois são praticamente a mesma coisa. O óleo de peroba, é a a marca registrada de um lustra móveis muito conhecido no Brasil.

Como usar?

A utilização do óleo de peroba é muito simples. Por ser uma oleosa para tratar o aspecto das superfícies de madeira, a sua aplicação pode ser feita diretamente sobre a madeira. Entretanto, existe uma forma correta para sua utilização.

Mas cuidado! Existem alguns cuidados que você deve tomar para utilizar o óleo de peroba. Caso seu móvel de madeira fique diretamente exposto ao sol, o uso do óleo de peroba sobre o móvel deve ser feio com maior frequência, preferencialmente uma vez ao mês. Essa rotina é necessária pois o sol provoca um desgaste maior da madeira.

Se seu móvel é mantido em um local fechado com pouca incidência de luz, então a aplicação do óleo pode ser aplicado com menor frequência, por exemplo, de três em três meses.

O uso do óleo de peroba pode ser feito também em superfícies diferentes de móveis, como por exemplos assoalhos, pisos laminados de madeira e pisos de cerâmica. Entretanto, existem outras superfícies onde o óleo de peroba é expressamente proibido em locais que possuem resinas acrílicas, pois o óleo pode danificar e enfraquece as resinas. Grupo de polímeros esponjosos, resinas ou borrachas, como isolante térmico, acústico ou adesivo.

Para aplicar o óleo é imprescindível retirar o excesso de poeira da superfície do local. Feito isso, basta aplicar algumas gotas do produto com o auxílio de um pano limpo. Assim, aplique o pano ou a flanela lustrando o local desejado.

E tenha atenção! Esse produto não pode ser aplicado sobre superfícies que estejam quentes. Isso ocorre porque o óleo de peroba, assim como quaisquer óleos, quando aquecidos podem “fritar” a superfície.

Um óleo tem uma validade média de 3 anos após a sua fabricação. O produto deve ser conservado em local fechado, ao abrigo da luz, e arejado, longe de calor excessivo e de umidade excessiva.

Como fazer o óleo de peroba caseiro?

Mesmo que o óleo de peroba seja muito popular, e possa ser encontrado em diversos supermercados e mercearias, vamos ensinar agora como você pode adquirir o óleo de peroba dentro da sua casa.

Para fazer um lustra móvel que se assemelha ao óleo de peroba, você vai precisar dos seguintes ingredientes: meio copo de azeite de oliva ou óleo de soja, meio copo de vinagre e uma essência a gosto para trazer um bom odor de limpeza para a higienização do móvel. Misture primeiramente em um recipiente o azeite e o vinagre, e, feito isso, acrescente no mínimo cinco gotas do óleo essencial que desejar. Lembrando que esta mistura tem uma duração aproximada de 3 meses, se conservado da forma apropriada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *