Chá de alecrim: Benefícios, como tomar e receitas desse chá!

chá de alecrim

O alecrim é mais conhecido pela sua função aromática nos pratos da culinária brasileira. Muito utilizado para temperar frangos e batatas, essa erva, que muito provavelmente está presente na sua cozinha, possui diversas outras utilidades além da que conhecemos.

Essa erva é um remédio natural calmante que possui diversas funções e é muito benéfica para o corpo humano. O chá de alecrim é muito utilizado para combater dores de cabeça ou para relaxar depois de um dia exaustivo de trabalho. Entretanto, ele possui diversas outras propriedades que podem ser utilizadas para tratar outras enfermidades e disfunções.

E seguir, vamos apresentar a maioria dos benefícios do alecrim, como fazer seu chá e qual a melhor forma de tomá-lo.

Benefícios do alecrim

Listamos a seguir quais são os principais benefícios do alecrim, que podem ser aproveitados também na forma de chá.

Combate a pressão alta

O alecrim melhora a circulação do sangue nas artérias. Dessa forma, ele contribui para reduzir a pressão arterial e, consequentemente, melhora a condição do coração e impede o desenvolvimento de possíveis doenças.

Auxílio no combate a depressão

Um dos primeiros benefícios que podemos levantar é sua produção de neurotransmissores que são responsáveis pela sensação de bem estar. O alecrim também é conhecido pela erva da alegria, e a ingestão de seu chá provoca melhora do ânimo e da disposição.

Combate a tosse, gripe e asma

O alecrim é uma erva estimulante, dessa forma é capaz de controlar a tosse, a gripe e também crises asmáticas. Principalmente quando ingerido quente, o chá também contribui para diminui catarros e mucos formados durante gripes e resfriados.

Melhora a digestão e ajuda no emagrecimento

O alecrim possui na sua composição alguns minerais tais como o potássio, cálcio, sódio, magnésio e fósforo. Essas vitaminas e minerais têm ação diurética. Por essa razão, a ingestão do chá de alecrim pode contribuir diretamente para a diminuição do inchaço e para o bom funcionamento dos rins, uma vez que elimina os líquidos em excesso que se alojam no corpo, e estimulam a eliminação de sais que se alojam nos rins e nos canais urinários. Além disso, o chá do Alecrim também é digestivo e sudorífero. Ou seja, melhora a digestão e também ajuda no funcionamento dos rins.

O chá também contribui bastante para a redução de gases provenientes da digestão desacelerada de alimentos complexos e pesados.

Combate o stress

O alecrim é por definição um calmante natural. Assim, ele acalma naturalmente os músculos e os nervos. Ele também aumenta e melhora a qualidade do fluxo sanguíneo. Isso contribui diretamente para estimular o bom funcionamento do cérebro e a memória.

Tratamento para o couro cabeludo

O alecrim também possui propriedades que fortalecem o couro cabeludo, reduzindo a incidência de caspas e a queda de cabelo.

Antioxidante

Um dos componentes do alecrim é o ácido carnósico. Essa substância tem propriedades antioxidantes que funcionam combatendo os radicais livres que provocam doenças degenerativas e o envelhecimento precoce. Além disso, também é muito benéfico para o sistema nervoso.

Receitas de chá de alecrim

Veja a seguir duas receitas de chá de alecrim:

cha de alecrim com limão

Chá de alecrim com canela

A canela é um ingrediente que potencializa ainda mais os benefícios trazidos pelo chá de alecrim. Principalmente quando utilizada na forma de pau, a canela contribui para reduzir dores abdominais relacionadas a menstruação, poder que também é presente nas composições do alecrim.

Dessa forma, a combinação do chá de alecrim com canela, além de ter alto teor antioxidante que combate os radicais livres que aumentam a longevidade do corpo, também acalmam a região abdominal e uterina.

Lembramos que a canela, em grandes quantidades, pode causar aborto ou complicações durante a gravidez, justamente pela ação que possui diretamente ao uso. Portanto, mulheres gestantes e lactantes devem evitar a canela em todas as situações.

Chá de alecrim com limão

Assim como dito, a bebida tem poderoso efeito calmante e emagrece. O limão é um grande aliado da bebida, pois possui ação adstringente, que dissolve toxinas e gorduras, controle o apetite e melhora a circulação. Além disso, o limão também acelera ainda mais a digestão e elimina toxinas do sangue.

Possui contraindicações?

Assim como todos os chás, o chá de alecrim não deve ser consumido de forma exagerada. Ele deve ser evitado durante a gravidez e lactação, e também evitado para crianças menores de 12 anos. Pessoas que sofrem de diarreia também não devem ingerir a bebida.

 

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *