Chá de amora: Explicamos para que serve, como preparar corretamente e quem pode tomar!

chá de amora

A amora é conhecida e reconhecida nacionalmente pela sua fruta que é muito gostosa e possui vários nutrientes. Porém, há também a planta, a folha da fruta, que é ótima para preparar um delicioso e saudável chá de amora.

Nos tópicos a seguir você vai saber tudo a respeito do chá de amora. Para que ele serve, os principais benefícios, quem pode tomar e outras informações bem interessantes. Leia com atenção!

Para que serve o chá de amora?

O chá de amora é usado, principalmente, por mulheres na menopausa. Ele age de uma forma que simula a produção de estrogênio no corpo feminino, o que diminui os efeitos da falta de hormônios em mulheres mais velhas.

Além desse uso bem específico, o chá de amora ganhou outros serviços com o passar do tempo. Atualmente, sabe-se que ele pode ser tomado para ajudar no emagrecimento e também para tratar problemas no estômago, como gastrites e úlceras.

Quais são os benefícios do chá de amora?

chá de amora para menopausa

Além do benefício para mulheres na menopausa, o chá de amora também pode agir em diferentes situações e necessidades.

No cabelo, por exemplo, ele pode ser utilizado para fortalecer e dar brilho aos fios. Ele também combate o envelhecimento precoce, atuando na pele e fortalecendo as estruturas de colágeno.

Na saúde em geral, o chá de amora é benéfico para os ossos, pois é rico em cálcio e magnésio, trata hemorroidas, diarreia, dor de cabeça, é antioxidante, ajuda no sono e até em inflamações na boca e garganta.

Além de todos esses benefícios, o chá de amora pode te ajudar a emagrecer. Isso mesmo! Se aliado a uma boa dieta, exercícios físicos e hábitos saudáveis em geral, a planta é de baixíssima caloria, diminui a retenção de líquido e o inchaço.

O chá de amora pode ser consumido por grávidas?

Não. Nenhuma grávida pode consumir nada que não seja indicado pelo médico. Isso vale até mesmo para o uso de chás e de remédios naturais. Várias plantas, frutas, ervas podem ter efeitos colaterais que prejudiquem o bebê. Por isso, jamais faça uso de qualquer coisa, sem antes avisar ou perguntar ao seu obstetra.

No caso do chá de amora, ele pode causar até o aborto espontâneo ou nascimento prematuro do bebê. Tome bastante cuidado com isso!

Quais são as contraindicações?

Além de mulheres grávidas e lactantes, o chá de amora também deve ser evitado por pessoas que possuem problemas no fígado. Caso você tenha qualquer problema de saúde, pergunte ao médico antes de fazer o uso para evitar possíveis complicações.

Receitas de chá de amora

receita de chá de amora

O chá de amora pode ser tomado em conjunto com outros elementos, como o hibisco, gengibre e até outros tipos de amora.

Para fazer somente o chá de amora, você precisa ferver um litro de água. Depois disso, desligue o fogo e adicione 5 folhas de amora seca ou uma colher de sopa. Aí é só tampar a panela, esperar 10 minutos, coar e beber. Pode servir gelado, se preferir.

Caso queira adicionar outros elementos, é só definir o que você deseja. Se for o gengibre, por exemplo, coloque uma pequena porção, menos que uma colher de chá, junto às folhas de amora, na hora que desligar o fogo que ferveu a água.

Se for colocar hibisco, uma colher de sopa da folha seca também é a quantidade ideal. Deixe descansar pelos mesmos 10 minutos, junto com as folhas de amora e coe tudo ao mesmo tempo. A mesma dica vale para a amora miúda ou para a amora-branca.

Qual o melhor horário para tomar?

Você deve fazer o chá no dia que for tomar. Após 24 horas, ele começar a perder as propriedades. Não existe uma hora exata, só evite ingeri-lo perto do momento das refeições, escolha uma hora em que você não vai se alimentar.

Não tome mais do que um litro de chá de amora por dia e também não faça o uso dele de forma ininterrupta. O ideal é tomar chás de forma intercalada, com intervalos. O uso constante pode causar males para a saúde de qualquer pessoa.

Se tiver gostado deste texto sobre o chá de amora e suas propriedades, compartilhe-o com seus amigos nas suas redes sociais e aplicativos de mensagem!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Você Também Irá Gostar De:

Você Também Vai Gostar Em Nosso Site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *