Chá de boldo: Quais são os benefícios? Como fazer e tomar? Contamos para você!

O chá de boldo é um terror para muita gente. Isso porque o amargo trazido pela bebida faz com que várias pessoas corram dela assim que uma xícara é oferecida. Porém, em muitos casos, tomar o chá de boldo é essencial para resolver alguns problemas e enfermidades de ordem gástrica.

Nos próximos tópicos você vai saber tudo a respeito do chá de boldo. As suas funcionalidades, os benefícios, a forma correta de preparar e também se ele pode causar algum mal ou tem alguma contraindicação. Veja!

Quais são seus benefícios?

xícara de chá de boldo

O boldo é uma folha que assim que extraída pode ser amassada e colocada água, de forma bem simples mesmo, para extrair as suas propriedades e fazer com que a pessoa tome o chá na hora e espere para que os problemas de saúde se resolvam.

Entre os principais benefícios e funcionalidades do boldo estão a cura e a melhora de problemas gastrointestinais, como é o caso de náuseas, queimação, enjoo, vômito, além de combater gases.

O bolso é essencial para pessoas que sofrem de sintomas de ressaca, já que ele elimina essas toxinas e auxilia em todo o processo digestório. Essa regra também vale para quem exagerou na comilança de alimentos com muita gordura.

A atuação do chá de boldo no fígado é a principal. Ele ajuda a limpar o órgão e, assim, fazê-lo funcionar com mais eficiência.

Auxilia também no tratamento de doenças na vesícula biliar, de gastrite, é calmante, enfrenta a intolerância alimentar e é antioxidante, antifúngico e também antibacteriano.

Conheça também os benefícios do Chá verde!

Como fazer o chá?

A forma mais tradicional e antiga de se fazer o chá de boldo é colher as folhas da planta, lavá-las, amassá-las em um copo, adicionar água e depois coar. Atualmente, as pessoas têm feito os chás com base na água fervida e pode ser usado também para o boldo.

Nesse caso, você vai ferver a água, colocar em uma xícara, adicionar as folhas, deixar descansar por uns 5 minutos, coar e tomar. Pode também deixar na geladeira para tomar gelado.

Como consumir o chá de boldo?

chá de boldo

Você vai consumir o chá de boldo como uma forma de tratamento e não de prevenção. Ou seja, sentiu algum problema estomacal, faça o chá e beba.

Comece com um copo ou xícara de 200 ml, caso não melhore, tome outro depois de algumas horas. Ele pode ser tomado várias vezes ao dia, mas não ultrapasse um litro diário.

Esse chá pode fazer mal?

Sim, se tomado de forma exagerada e contínua, o boldo pode trazer alguns males. Mulheres grávidas, por exemplo, não devem tomar o chá, mesmo com náuseas, indisposição, enjoo e vômito.

Um dos efeitos colaterais do chá de boldo é o aborto.

Além disso, ele também pode causar problemas no sistema nervoso, vômitos e diarreia, no caso de ser tomado de forma exagerada.

Chá de boldo tem contraindicações?

folhas de boldo

Sim, a principal contraindicação tem a ver com as mulheres grávidas e lactantes. Não podem tomar, de forma alguma, o chá de boldo, já que ele pode ser abortivo.

Além disso, pessoas com problemas em órgãos hepáticos, como o fígado, o pâncreas, a bile não devem também fazer uso do chá de boldo. Antes, faça uma consulta ao seu médico e pergunte a ele se você pode ou não tomar a bebida.

A melhor forma de se fazer o chá de boldo é tendo a planta na sua casa. Você pode plantá-la no seu quintal, jardim ou em um vaso isolado, caso não tenha esse espaço maior. Comprar as folhas secas em lojas especializadas não trazem o mesmo efeito e não carregam os mesmos nutrientes da folhar in natura retirada diretamente da planta que está na sua casa.

Dica: Tudo sobre o chá de erva doce e como consumi-lo!

O chá de boldo é um aliado, mas não deve ser tomado de forma indiscriminada e sem o devido acompanhamento médico. Sempre pergunte ao especialista se você pode, a quantidade que deve tomar e quando precisa parar de ingerir o chá. Só tome o boldo se tiver com algum problema, como já foi dito, ele serve como tratamento e não como prevenção. Não faça o uso da bebida sem necessidade.

Caso tenha restado alguma dúvida a respeito do uso do chá de boldo, deixe a sua pergunta nos comentários abaixo!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Você Também Irá Gostar De:

Você Também Vai Gostar Em Nosso Site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *