Chá de camomila: Veja seus benefícios, como consumir e se realmente acalma!

Antes da moda de tomar chá voltar ao país, com o hibisco, o chá preto, o chá verde e outros, muitas pessoas já tinham esse hábito com ervas mais tradicionais no território nacional, como é o caso do chá de camomila.

Ele é muito famoso por conta das suas propriedades, dos benefícios que traz para o corpo, mas, principalmente, para a mente. Se você ainda não conhece a camomila e as suas vantagens, este texto vai te ajudar a descobrir um pouco mais sobre ela. Veja nos próximos tópicos!

Quais são seus benefícios?

chá de camomila na xícara

Os benefícios mais famoso do chá de camomila tem tudo a ver com os tempos atuais e as doenças da mente, conhecidas como os males do século. A erva atua diretamente no sistema nervoso, traz sensação de calma, diminui a ansiedade, o estresse, melhora o sono, a capacidade cognitiva, enfim, te deixa mais tranquilo para poder realizar as atividades comuns do dia a dia.

Além desse excelente benefício, o chá de camomila também atua na redução de cólicas, principalmente em mulheres que sofrem na época da menstruação e também reduz o inchaço do corpo, elimina toxicidades e auxilia o trabalho do fígado.


Você conhece todos os benefícios do chá de boldo? Clique aqui e veja um artigo completo do assunto!


Pode ser usado no cabelo?

camomila

Sim, a camomila é ótima para o cabelo. É só observar a quantidade de produtos capilares que usam a erva como base, desde xampus até hidratantes e reconstrutores de fios.

A camomila é ótima não apenas para “acalmar” o cabelo, como também para fortificar, dar brilho, luminosidade e beleza. Ele é ideal para pessoas que possuem fios loiros ou castanhos, já que sua ação pode modificar um pouco a tonalidade do cabelo.

Chá de camomila é bom para o bebê?

Bebês de até seis meses de idade só podem consumir o leite materno, nada além disso. O leite possui todas as propriedades que um recém-nascido precisa. Apenas após esse tempo é que você pode adicionar outros elementos à alimentação do seu filho ou filha.

No caso do chá de camomila, ele só deve ser usado em bebês com problemas de sono, se o médico liberar. É normal a criança não dormir, chorar, acordar em vários horários durante a noite, por isso, apenas em casos extremos, de real necessidade, que o médico vai indicar o uso do chá após os seis primeiros meses da criança.

É bom lembrar que o chá de camomila não pode ser tomado por grávidas ou suspeitas de estarem grávidas, pois ele pode ter um efeito abortivo.

O chá de camomila tem cafeína?

chá de camomila

Não, nem tem como ter. É exatamente o contrário. A cafeína é um estimulante, dá energia, força, animação, tira o sono da pessoa. Já a camomila é um tranquilizante, relaxa, dá sono, calma, reduz o estresse e a ansiedade. São valores completamente diferentes.

Como já foi dito, é expressamente proibido o consumo de chá de camomila durante a gravidez ou antes dela, caso você queira engravidar. Isso porque a erva atua na questão fértil da mulher e pode até gerar um aborto, devido aos seus componentes e propriedades.

Lactantes também deve evitar tomar o chá de camomila ou usar qualquer produto que tenha a erva. Após o período de amamentação do bebê, você pode voltar a tomar o seu chá tranquilamente, respeitando a quantidade diária, para não ter nenhum problema.


Quer acabar com a ansiedade? Veja aqui quais são os remédios caseiros para ansiedade!


Afinal, chá de camomila acalma mesmo?

Sim, ele acalma, é real, não tem nada de fake news. Só que é preciso fazer isso com cuidado. Tome apenas duas ou três xícaras por dia do chá, nunca mais do que isso, porque pode gerar alguns efeitos colaterais indesejáveis.

A cada 200 ml, ou seja, a cada copo de água fervida, você adiciona uma colher de sopa da erva, deixe por cinco minutos na panela tampada e fogo desligado, depois coa e pode tomar. Não exagere no consumo de nenhum chá, porque todos eles podem trazer males, caso tomados em excesso.

O chá de camomila faz parte da vida do brasileiro tem muito tempo. Ele é utilizado não apenas na forma natural da planta mesmo, como em sachês, em medicamentos naturais e até feitos em laboratório. Além disso, também está presente em produtos estéticos para pele e, principalmente, o cabelo.

Caso tenha gostado deste texto sobre o chá de camomila, compartilhe-o nas suas redes sociais e aplicativos de mensagem!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Você Também Irá Gostar De:

Você Também Vai Gostar Em Nosso Site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *