Chá de canela: Benefícios, propriedades, e como consumir

benefícios do cha de canela

A canela é um ingrediente muito comum nas cozinhas brasileiras, e tem diversas utilidades. Ela é mais comum como um tempero para doces, mingaus, sopas e outros pratos principalmente os que compõem a culinária indiana.

Entretanto, a canela possui diversas propriedades medicinais que atuam em diversas funções do organismo. Uma das melhores formas de ingerir seus nutrientes é através do chá de canela. Essa bebida, por ser quente, acalma o estômago e o sistema digestivo em geral, e provoca reações positivas, e em alguns casos específicos que mostraremos a seguir, negativas para o funcionamento corporal.

Essa bebida tem origem no Sri Lanka e possui um paladar diferenciado, misturando sensações adocicadas e apimentadas. Veja nos tópicos seguintes as propriedades, os benefícios, e como consumir o chá de canela.

Benefícios e propriedades do chá de canela

Para que você entenda melhor quais são os benefícios e propriedades do chá de canela listamos a seguir quais são eles.

Combate o envelhecimento

A canela possui diversas propriedades que aceleram e melhoram a qualidade do funcionamento corporal. A primeira delas é sua ação antioxidante que contribui para a desaceleração do envelhecimento lutando contra os radicais livres. Essa ação também reduz o risco de doenças crônicas, pois os antioxidantes são capazes de restaurar danos causados às células e tecidos do corpo.

Melhora a digestão

A canela também é capaz de acalmar o estômago e acelerar o processo digestivo, amenizando então dores e possíveis desconfortos estomacais, da mesma forma como contribui para a saúde intestinal.

Ajuda no combate a gorduras e açúcares no organismo e no sangue

Além disso, a canela também melhora o funcionamento da tireoide, controle os níveis de açúcar presentes no sangue. Isso ajuda a prevenir os picos de insulina. Esses picos são exatamente o processo que faz com que o corpo armazene os carboidratos em forma de gordura.

O chá de canela também é um termogênico natural. Ou seja, ele acelera o metabolismo e o processo de queima de gordura no organismo. Outra ação que a canela possui para contribuir para o emagrecimento é a de promover uma sensação de saciedade e satisfação, impedindo exageros alimentares.

Diminui a pressão arterial

Ao contrário do que pode dizer o senso comum, o chá de canela não aumenta a pressão arterial! Esse chá inclusive melhora a circulação sanguínea possui propriedades que atuam como um anticoagulante natural. Dessa forma, o chá de canela impede obstruções no sangue e possíveis complicações arteriais.

Existem evidências que também comprovam que a canela é capaz de reduzir o colesterol ruim. Ela também tem a capacidade de estabilizar a pressão arterial e problemas no coração.

Combate inflamações, vírus, bactérias e fungos

O chá de canela é uma maneira natural de se proteger contra esses malefícios pois possui propriedades antivirais, antibacterianas e antifúngicas. Ela combate e impede a reprodução desses microrganismos.

O chá de canela acelera a menstruação?

cha de canela menstruação

Sim! O chá de canela tem o poder de acelerar a menstruação. A canela possui propriedades que estimulam a contração do útero, fazendo com que o sangue das paredes uterinas desçam imediatamente, após um uso intensivo do chá. Dessa forma, o uso do cá de canela pode adiantar a menstruação em um ou dois dias.

Por gerar essa reação do útero, o chá de canela também pode aumentar significativamente o fluxo menstrual, mas não faz com o que seu fluxo dure menos dias. Portanto, mesmo que a menstruação desça alguns dias mais cedo, ela continuará durando pelo menos período original.

É abortivo?

Outra atuação muito conhecida do chá de canela é o perigo que ele confere à gestação. De fato, gestantes devem evitar a todo custo ingerir o chá de canela, principalmente quando consumido em grandes quantidades. Mesmo que não haja estudos comprovando essa ação, existem experiências que comprovam que o chá de canela tem uma atuação direta sobre o útero. Por essa mesma razão ele é muito utilizado para acelerar a menstruação.

A mesma ação que o chá possui para fazer com que o sangue menstrual desça, pode interferir no processo de gestação do feto.

Como preparar e como consumir

como preparar chá de canela

Para fazer o chá, a canela pode ser utilizada em pó ou em pau. O mais indicado para chás é a canela em pau.

A receita é bem simples. Basta ferver a quantidade de água que desejar em um recipiente. Feito isso, acrescente três paus de canela à agua fervida, e tampe o recipiente. Aguarde a mistura fazer a infusão por vinte minutos, espere amornar e beba até duas vezes ao dia.

Mas Cuidado!! As pessoas possuem reações e tolerâncias diferentes ao chá. Por isso, os efeitos em cada pessoa podem aparecer em intensidades diferentes. De toda forma, não é aconselhado o uso intensivo do chá.

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *