Chá de cavalinha: Quais os benefícios? Como preparar? Receitas desse chá

chá de cavalinha

A cavalinha é uma planta de propriedades medicinais que cresce e se desenvolve em áreas pantanosas. Ela está presente no Brasil todo, em regiões que apresentam essa característica. Caracteriza-se por folhas pequenas e em formato de agulhas.

Essa planta funciona como um remédio caseiro e possui diversos benefícios ao corpo humano. A melhor forma de ingerir seus nutrientes é através do chá de cavalinha. Nessa sessão, vamos mostrar quais as utilidades da cavalinha, como fazer o uso do chá, e quais suas contraindicações.

Benefícios do chá de cavalinha

cha de cavalinha

Conheça todos os benefícios do chá de cavalinha.

Emagrecimento

A função emagrecedora da cavalinha está associada ao combate a retenção de líquido, que causa o inchaço do corpo. O chá atua estimulando a eliminação dos líquidos em excesso através da urina, uma vez que tem ação diurética.

Justamente por essa razão, é muito importante a ingestão de água em abundância para evitar a desidratação.

Além disso, o chá de cavalinha também acelera o metabolismo, que contribui para otimizar todas as funções corporais, inclusive a queima de gordura e carboidratos. Lembramos que apenas a ingestão do chá não é o suficiente. Um emagrecimento saudável e eficiente combina exercícios físicos regulares e uma alimentação balanceada.

Pele

A cavalinha contribui para melhorar a condição oleosa de alguns tipos de pele, pois possui propriedades adstringentes. Essa propriedade auxilia na redução da oleosidade da pele e, consequentemente, o aparecimento de espinhas.

O chá também ajuda a aumentar elasticidade da pele e assim combater a flacidez.

Antioxidante

Os antioxidantes combatem a ação dos radicais livres, que são um dos principais causadores de doenças como o câncer e do envelhecimento precoce.

Anti-inflamatório

O chá de cavalinha pode gerar alívio da dor e previne o sangramento causado por hemorroidas e outros tipos de inflamações.

Antimicrobiano

O óleo essencial de cavalinha e seu chá possuem uma potente ação antimicrobiana que combatem diversos germes e fungos. Combinadas suas ações antimicrobiana e anti-inflamatória, podem reduzir irritações e diminuem o pus causado por furúnculos, infecção de pele de origem bacteriana e feridas.

Entretanto, essa função funciona melhor quando a cavalinha é utilizada como óleo essencial ou pomada. Entretanto, aplicar o chá com o auxílio de um algodão também pode gerar alguns efeitos menos expressivos, além de acalmar a pele irritada.

Rins

O chá de cavalinha é utilizado pela medicina popular para combater infecções bacterianas presentes trato urinário. Assim, essa planta tem a capacidade de prevenir a formação de pedras nos rins.

Para utilizar a cavalinha nesse tratamento, o chá deve ser preparado com 3g dos brotos e 200 ml de água fervente. Mas lembre-se de ingerir o chá por até três vezes por dia.

Infecção urinária

As propriedades diuréticas da cavalinha aumentam a produção de urina e ajuda a eliminar os microrganismos maléficos presentes na bexiga e na uretra, que causam a infecção.

Mas cuidado! O chá de cavalinha não deve ser usado por mais de 1 semana seguida, pois a produção de urina em excesso pode levar a perda de minerais importantes para o corpo.

Como preparar o chá de cavalinha?

Para fazer o chá de cavalinha, será necessário apenas os ingredientes a seguir:

  • 300ml de água;
  • 2 colheres (de sopa) de cavalinha;

Primeiramente, ferva a água em um recipiente. Feito isso, acrescente a cavalinha e tampe o refratário. Deixe a mistura em infusão por 5 minutos, coe e consuma morno ou frio.

Outras receitas

Agora que você já conhece a receita tradicional do chá de cavalinha, veja também outras variações desse chá.

Chá de cavalinha com canela

Essa mistura é muito eficaz para promover o emagrecimento, pois potencializa a função aceleradora do metabolismo e queima gorduras presentes na cavalinha.

Chá de cavalinha com sene

A erva Sene tem substâncias de poder laxante natural. Por essa razão, é muito eficaz para o organismo e melhorar o funcionamento do intestino.

Chá de cavalinha com hibisco

Essa mistura também é conhecida pelo seu poder emagrecedor. Acelera o metabolismo e aumenta a velocidade de absorção de gorduras e açúcares e a retenção de líquido.

Ele possui cafeína na sua composição?

chá de cavalinha tem cafeína

Essa dúvida é muito comum, e a resposta é: NÃO! O chá não possui essa substância, por isso, não funciona como estimulante.

Chá de cavalinha abaixa a pressão?

Sim! o chá de cavalinha possui o poder de reduzir a pressão das veias e artérias.

Contraindicações e efeitos colaterais.

a primeira contraindicação do chá de cavalinha é seu uso por mulheres gestantes e lactantes. além disso, também não é indicado para pessoas que já possuem pressão arterial baixa, por possuir a função de abaixar a pressão.

 

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *