Chá de erva doce: Saiba sobre seus nutrientes, benefícios, variedades e mais!

A Erva doce é provavelmente uma das ervas mais populares e presentes nas cozinhas brasileiras. Essa planta de alto poder medicinal é oriunda da região do Mediterrâneo e pode sobreviver em outras regiões de clima semelhante. Sua ação como remédio natural vêm das suas diversas propriedades benéficas para o funcionamento do organismo. A principal e mais conhecida função da erva doce é seu poder relaxante muscular e calmante natural. Entretanto, essa planta também possui outros benefícios que contribuem bastante para a saúde de outras funções corporais.

O chá de erva doce é uma das melhores formas de absorver seus nutrientes. Através dele, é possível absorver substâncias da planta que funcionam como antiespasmódico, estimulantes, vermífugo, antirreumático, anti-inflamatório, diurético e antioxidante.

Graças a todas essas propriedades, a erva doce também é muito utilizada na indústria cosmética, a planta também dá origem a um chá: o conhecido chá de erva doce. E é justamente sobre os benefícios que a bebida pode trazer que vamos falar abaixo.

Nutrientes do chá de erva doce

Os principais benefícios do chá estão relacionados a grande quantidade de nutrientes que essa planta contém. Nutrientes esses como fibras, ferro, cálcio, zinco, cobre, vitamina A, vitaminas do complexo B e vitamina C são fundamentais para o bom funcionamento do corpo e podem ser encontradas e absorvidas através do uso constante do chá de erva doce.

Benefícios

chá de erva doce

  • Chá de erva doce para a digestão

Estudos realizados em universidades americanas comprovaram a contribuição do chá de erva doce para o funcionamento do sistema digestivo. Os resultados da pesquisa mostraram que a erva contribui para melhorar os movimentos da digestão e também reduzir possíveis dores intestinais vindas de inflamações ou outras causas.

A planta também possui grande ação antioxidante, e algumas substâncias como o anetol e a fenchona são grandes ferramentas para acelerar o tratamento de problemas gastrointestinais.

  • Chá de Erva doce para cólicas

Como a erva doce é um relaxante muscular natural, sua ingestão, principalmente em uma temperatura morna ou quente, ajudam bastante no relaxamento dos musculos abdominais e combater cólicas de quaisquer origens.

  • Chá de erva doce para problemas respiratórios

O chá, também ingerido quente ou morno, é capaz de reduzir os sintomas da bronquite e também a diluir catarros e mucos que se formam no sistema respiratório.

Chá de erva doce ajuda a emagrecer?

Sim! O chá de erva doce também é um poderoso remédio caseiro para contribuir para o emagrecimento. Esse chá possui propriedades diuréticas, que impedem a retenção de líquido que causa o inchaço.

Chá de erva doce para rejuvenescimento

chá de erva doce para rejuvenescimento

As propriedades antioxidantes presentes no chá de erva doce contribui com o combate aos radicais livres. Essas substâncias presentes no corpo humano que favorecem doenças como o câncer, Alzheimer e derrame. Os radicais livres também são os causadores do envelhecimento precoce.

Chá de erva doce com camomila

A Camomila é uma planta medicinal muito parecida com a erva doce. Ela também tem propriedades que contribuem para a digestão, para o inchaço e outros problemas nos olhos, alivia dores musculares e abdominais como as cólicas, combate radicais livres e melhora o sistema imunológico combatendo feridas e infecções.

A combinação dessas duas ervas proporcionam uma dupla potência das suas propriedades medicinais além de possuir um gosto bastante agradável ao paladar.

Chá com canela

A canela também é um importante remédio que melhora as ações defensivas do corpo e aumenta nossa saúde contra doenças e infecções. Sua ação mais conhecida está relacionada a contração uterina que provoca a aceleração da menstruação por alguns dias. Por essa razão, o chá de erva doce com canela é um importante remédio para aliviar cólicas menstruais e promover o fluxo saudável do sangue.

Chá para bebês

Assim como nos adultos, o chá de erva doce pode acalmar e reduzir as dores muito comuns causadas pelas cólicas nos bebês. Entretanto, como essa erva possui diversas propriedades e substâncias, estudos comprovaram que o chá pode possuir efeitos secundários que podem ser tóxicos para os bebês e crianças muito pequenas.

Mesmo nos casos das mães lactantes, não é indicado que elas façam uso ou alimentem as crianças com o chá. Além desse perigo, o anis presente na sua composição também aumenta o risco do desenvolvimento de doenças neurológicas..

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Você Também Irá Gostar De:

Você Também Vai Gostar Em Nosso Site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *