Chá de gengibre: Quais são os benefícios? Como fazer? Veja as dicas para fazer esse chá ficar mais gostoso!

É comum você procurar na internet e encontrar textos com títulos falando a respeito do poder emagrecedor do chá de gengibre, mas será que isso é verdade? Que as pessoas perdem dois quilos por semana, apenas por tomar o chá?

Nos tópicos a seguir você vai descobrir o que é real e o que é fake nessas afirmações. Além de saber de todos os benefícios, propriedades e a melhor forma de tomar esse delicioso chá. Confira!

Quais são seus benefícios?

chá de gengibre

Para quem não sabe, o gengibre é uma raiz muito comum no território asiático, mas que foi explorada e exportada para todo o planeta. Antes, no Ocidente, era muito usada apenas na culinária e passou nos últimos anos a fazer parte também da vida saudável, como medicamento natural e possível emagrecedor.

Na verdade, o gengibre possui várias propriedades importantes que ajudam em diversos aspectos na qualidade de vida do ser humano.

O chá é bactericida, anti-inflamatório, antisséptico, antioxidante e fungicida. Ou seja, ele ajuda a eliminar fungos, vírus, bactérias e demais micro-organismos que podem trazer doenças para você.

Além disso, ele alivia náuseas, ajuda na digestão e é muito usado para doenças respiratórias, como inflamação na garganta, por exemplo. No caso das náuseas, é indicado até para pacientes em tratamento de quimioterapia e também para grávidas.

Na questão do emagrecimento, o gengibre atua como um verdadeiro termogênico. Ou seja, ele transforma gordura em energia e, assim, te deixa mais magro.

Porém, isso só vai dar certo se você tiver hábitos saudáveis, alimentar-se bem, praticar exercícios físicos, beber muita água, dormir direito. Do contrário, de nada vai adiantar. Sozinho, o chá de gengibre não faz nada.

Como fazer o chá?chá de gengibre

Para preparar um delicioso e refrescante chá de gengibre, você vai precisar lavar muito bem o gengibre, cortá-lo em pequenos pedaços ou ralar.

Deixe armazenado em algum lugar e coloque a água para ferver, quando atingir a fervura, abaixe o fogo no mínimo, coloque o gengibre, tampe a panela e deixe cozinhar por cerca de 5 minutos, ou um pouco mais do que isso.

Desligue o forno, coe o chá e sirva. Pode colocar também na geladeira, tampado e depois tomar geladinho e refrescante.

Uma dica importante é que não se deve tomar mais de três gramas de gengibre por dia, então você vai ralar muito pouco mesmo para colocar no seu chá.

Mais do que isso, a raiz pode causar alguns efeitos colaterais, principalmente de ordem estomacal.

Veja também como preparar e consumir o chá verde!

Chá de gengibre com mel

Para quem está sofrendo de problemas respiratórios, alergias, dor de garganta, uma ótima pedida é o chá de gengibre quente junto com um pouco de mel, uma colher de sopa apenas.

Misture tudo e tome, ou de forma separada. Engula o mel e depois tome o chá imediatamente. É ótimo para esses problemas respiratórios.

Misture o chá com limão

chá de gengibre com limão

Fica uma delícia e potencializa o poder de cada um desses elementos. O limão também ajuda no emagrecimento, é antioxidante, traz muita vitamina C, que gera energia, força, aumenta a imunidade do corpo, enfim, é uma mistura excelente.

Basta você adicionar o suco de meio limão ou um limão inteiro no momento do preparo do chá que fica tudo muito bom.

Chá de gengibre com abacaxi

chá de gengibre com abacaxi

A situação do abacaxi com o limão é muito parecida. São frutas com propriedades e nutrientes muito próximos. Você pode bater e fazer um suco de abacaxi e adicionar um pouco desse suco ao chá de gengibre. Fica uma delícia, principalmente se servido geladinho.

Dica: Saiba também todos os benefícios do chá de boldo!

Chá de gengibre com hortelã

chá de gengibre com hortelã

Hortelã é outro adicional que fica ótimo com o chá gelado. É muito refrescante e junto ao gengibre faz uma dupla perfeita. Você adiciona junto ao gengibre na hora de fazer o chá, coa, põe para gelar em uma panela ou copo tampado e depois toma essa delícia geladinha.

Esse chá tem contraindicações?

Sim, existem contraindicações e efeitos colaterais do uso do chá de gengibre. Pessoas com problemas estomacais devem evitar o consumo do gengibre, quem tem hemofilia também não deve ingerir o chá.

Além disso, pessoas com diabetes, hipertensão, hipotireoidismo e cardiopatia devem procurar o médico antes de iniciar o uso do chá.

O consumo em excesso do chá de gengibre pode causar irritação estomacal, enjoo, vômito, diarreia e até gastrite.

Se tiver ainda alguma dúvida sobre o uso do chá de gengibre, deixe o seu comentário aqui embaixo!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Você Também Irá Gostar De:

Você Também Vai Gostar Em Nosso Site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *