Chá de guaco: Quais os benefícios? Receitas e contraindicações

benefícios do chá de guaco

O guaco é uma planta medicinal também que é muito benéfica combater problemas respiratórios. Ela possui ação anti-inflamatória e apresenta resultados positivos também para a garganta.

O chá de guaco é mais comum para reduzir a incidência de tosse persistente graças a sua ação expectorante e dilatadora dos brônquios. Por essa razão, seus maiores benefícios estão sobre o sistema respiratório.

Benefícios do chá de guaco

chá de guaco

  • Ajuda no tratamento contra bronquite (A bronquite é a inflamação das passagens de ar para os pulmões. Assim como dito, a planta guaco possui ação broncodilatadora, que relaxa os músculos bronquiais e aumenta a passagem de ar por essas estruturas.)
  • Alívio da asma e da tosse
  • O alívio da tosse vem graças as propriedades expectorantes, antiasmáticas e anti-inflamatórias da planta medicinal.
  • Contribui com o tratamento de problemas respiratórios
  • Ajuda a emagrecer (Além do que já foi exposto, o guaco é uma erva que também possui propriedades sudoríficas, ou seja, estimula a produção de suor. Isso promove a diminuição de líquidos em excesso do corpo, o que faz reduzir o inchaço corporal, promovendo o emagrecimento.)
  • Contribui com o tratamento da artrite
  • Colabora com a melhoria de inflamações intestinais
  • Ajuda a tratar úlceras
  • Sirva de auxílio ao tratamento do reumatismo
  • Efeitos benéficos obtidos a partir da decocção
  • Aliviar dores reumáticas
  • Tratar neuralgias – dor ou queimação bastante forte em um ou mais nervos do corpo

Receitas de chá de guaco

O chá de guaco pode ser preparado de várias maneiras. Listamos algumas delas a seguir.

Chá de guaco com mel

O chá de guaco com mel é ótimo para as vias respiratórias pois combina as propriedades broncodilatadoras e expectorantes da planta com a ação anti-séptica e calmante do mel.

Ele pode ser feito com 8 folhas de guaco, 1 colher de sopa de mel e 500 ml de água fervente. Ferva a água e depois, com o fogo desligado, adicione as folhas de guaco. Tampe e deixe esfriar, e depois acrescente o mel. Tome o chá de três a quatro vezes por dia, em pequenas quantidades.

Chá de guaco com eucalipto

O Eucalipto também possui propriedades expectorantes e anti-inflamatórias, por isso contribui bastante para aumentar os benefícios do guaco. Use duas colheres de sopa de guaco e duas colheres de sopa de folhas secas de Eucalipto. Ferva um litro de água, acrescente os demais ingredientes e deixar repousar durante aproximadamente 15 minutos. Coe o chá antes de beber.

Chá de guaco com leite

O guaco também pode ser ingerido como forma de vitamina para combater a tosse e melhoras as vias respiratórias. Para fazer, utilize vinte gramas de guaco fresco e um copo de leite a sua escolha. Utilize para adoçar preferencialmente açucares menos processados do que o açúcar refinado.

Leve ao fogo baixo todos os ingredientes e mexa até o aroma das folhas estarem fortes e o açúcar todo diluído. É importante que o açúcar fique bastante caramelizado e que o leite ferva bem. Tome uma xícara antes de dormir.

Chá de guaco com alho

O alho é um importante antibiótico natural, e melhora nosso sistema imunológico. Além disso, o alho é um poderoso vermífugo, antifúngico, inseticida, e também sua ingestão diminui os níveis de pressão arterial e melhora a circulação.

O guaco, como tem alto poder sobre inflamações nas vias respiratórias, e quando combinado com o alho, ele é capaz de combater também doenças de origem viral e bacteriana, além de fortalecer nossa imunidade para impedir a proliferação de novos parasitas.

Para fazer o chá, basta acrescentar um ou dois dentes de alhos picados à agua antes de ferver, e continuar o processo do chá de guaco normalmente.

O chá de guaco pode aumentar a pressão?

chá de guaco benefícios

Atualmente não existem indicações concretas que o guaco aumenta a pressão, porém ele é intensamente contra indicado para aqueles que possuem pressão alta pois é possível que ele apresente alguns efeitos colaterais sobre a pressão arterial

Tem contraindicações? Quem não pode tomar?

O guaco assim como apresentado possui diversos benefícios. Entretanto, o seu uso não pode ser feito de forma exagerada. A ingestão do chá possui algumas contraindicações e, se consumido em grandes quantidades, pode gerar problemas no sistema respiratório e causar intoxicação no estômago e intestino.

Além disso, o chá também é bastante contraindicado para gestantes, lactantes, pacientes que tomam remédios anti-coagulantes, sofrem de pressão alta ou de doenças crônicas do fígado.

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Você Também Irá Gostar De:

Você Também Vai Gostar Em Nosso Site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *