Quais são os benefícios do chá de hibisco? Como prepará-lo? Saiba mais sobre ele!

Nos últimos anos, as pessoas passaram a consumir mais produtos e remédios naturais, numa tentativa de evitar a ingestão de produtos químicos dos mais diversos, seja em alimentos ou em medicamentos. Uma dessas ervas que ficou muito famosa é a utilizada no chá de hibisco.

Para quem não sabe, o hibisco é uma folha, também conhecida como vinagreira aqui no Brasil. É tradicional de regiões tropicais e subtropicais, embora tenha sido mais conhecida por aqui nos últimos anos.

A seguir, você vai saber tudo a respeito do chá de hibisco. Suas principais propriedades, benefícios, a forma correta de preparo e outras informações. Confira!

Quais são os benefícios do chá de hibisco?

chá de hibiscp

O principal uso do chá de hibisco é para o emagrecimento. Ele ajuda a desinchar o corpo, elimina toxinas e faz com que a pessoa perca uma quantidade razoável de quilos, com o uso recorrente da planta.

Ele aumenta o fluxo urinário por conta desse efeito diurético, elimina a gordura corporal, tem ação antioxidante, pois é rico em vitamina C e betacaroteno, além de ajudar o controle do colesterol e regular a pressão arterial.

Como prepará-lo?

Você deve tomar, no máximo, dois copos de 200 ml de chá de hibisco por dia. Não tome mais do que isso, porque ele pode causar efeitos colaterais, principalmente em mulheres.

Aqueça 200 ml de água, quando ferver, desligue o forno e coloque uma colher rasa da folha de hibisco na água. Tampe a panela e deixe descansar por cerca de 5 minutos. Tire as folhas, coe o chá e tome ou guarde na geladeira para tomar mais geladinho.

Como devo tomar o chá de hibisco?

chá de hibisco

Você pode tomar o chá de hibisco duas vezes ao dia. Uma pela manhã, ao acordar, antes do desjejum e outra no fim da tarde.

Além disso, faça uma dieta equilibrada, beba muita água, pratique exercícios físicos, durma bem, enfim, tenha hábitos saudáveis para que o hibisco traga o efeito esperado.

Você também pode tomar o chá de hibisco junto a outras receitas, como sucos, iogurtes e até em conjunto com outros chás termogênicos, como o chá verde, por exemplo. Muitas pessoas preferem misturar o chá de hibisco com outros produtos por conta do sabor que é muito amargo e boa parte das pessoas não gostam.

No suco, uma mistura com frutas, como o morango, frutas vermelhas em geral e cítricas fica bem gostoso e saudável. No caso do iogurte, você ferve o chá junto com as frutas vermelhas até ficar mais consistente e junta ao iogurte como se fosse uma calda cremosa.

Existe contraindicação?

Sim, o hibisco deve ser evitado por mulheres grávidas ou que querem engravidar. Lactantes também não podem tomar o chá. Pessoas com problema de pressão devem evitar o consumo do hibisco e só fazer uso se o médico liberar.

A planta pode causar infertilidade em mulheres, principalmente, caso seja ingerida em grande quantidade e por períodos prolongados. Se você é mulher e quer engravidar, tome, no máximo, dois copos por dia e não ultrapasse um mês ingerindo direto o chá.

Esse chá pode aumentar a pressão arterial?

chá

É preciso tomar muito cuidado, porque o chá de hibisco pode interferir na ação de determinados medicamentos para pressão e acabar com a eficácia deles. Por isso, apenas se o seu médico liberar, se o seu remédio não interagir com a planta, que você pode tomar o chá com tranquilidade.

Quantas calorias têm esse chá?

O chá de hibisco tem zero caloria. Nada de proteínas, carboidratos, açúcar, fibras ou gorduras. Possui apenas vitaminas e sais minerais.

Afinal, o chá de hibisco ajuda mesmo a emagrecer?

Sim, essa é a principal função do chá de hibisco. Ele desincha, emagrece, ajuda a eliminar gordura, é excelente para esse tipo de tratamento de forma natural. Porém, é preciso tomar alguns cuidados, como, por exemplo, tomar bastante água, já que a planta pode causar desidratação pelo seu efeito diurético.

No caso das mulheres, o ideal é procurar o médico antes e perguntar se você pode ou não fazer o consumo do chá de hibisco, por conta dos perigos de fertilidade trazido pela folha.

Se tiver ainda alguma dúvida a respeito do chá de hibisco, deixe o seu comentário aqui embaixo!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Você Também Irá Gostar De:

Você Também Vai Gostar Em Nosso Site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *