Chá de sene: Para que serve, quais os benefícios, como tomar e como preparar

chá de sene emagrece

A sene é uma erva que tem origem no Oriente Médio, África e Ásia. Ela é utilizada desde muitos séculos como um potente remédio natural e é conhecida principalmente pelo seu poder laxativo, mas seus benefícios não se resumem a isso.

Se você quer saber mais sobre essa planta poderosa é só continuar lendo esse artigo! Falaremos tudo sobre ela a seguir!

Pra que serve o chá de sene?

folha seca de sene

Além de funcionar como um laxante natural, o sene e seu chá também possuem propriedades purgativas, antiácidas, depurativa e vermífuga. Por essa razão pode ser utilizado para tratar diversas disfunções no organismo.

Prisão de ventre

A primeira propriedade do Sene é sua ação sobre o intestino. Como já dito, a erva é funciona como laxante e por isso atua diretamente contra a prisão de ventre. Ela estimula o músculo do cólon e também alivia a constipação. Seus compostos senosídeos A e B que são os responsáveis por esse estímulo do intestino.

Antioxidante natural

As folhas de sene possuem dois compostos chamados de flavonóide e glicosídeo. Essas substâncias são antioxidantes que evitam a ocorrência de doenças crônicas e combatem também o envelhecimento precoce do organismo.

Desintoxicante

O chá de sene limpa o organismo de toxinas e resíduos uma vez que funciona como diurético que estimula a eliminação dessas substâncias. Liberando os líquidos do corpo o chá retira também o excesso de sais, gorduras que causam inchaço do corpo.

Porém, justamente por essa razão, o uso desse chá deve ser acompanhado da ingestão saudável de água para evitar a desidratação.

Anti-inflamatório

Dores de cabeça e inflamações musculares também podem ser combatidas com o uso do chá de Sene, uma vez que sua ação anti-inflamatória reduz as dores causadas por essas moléstias.

Vermífugo

A planta também possui componentes que têm ação vermicida. Seus efeitos antiparasitários contribuem para a eliminação de parasitas e vermes que se alojam na região do intestino.

Chá de sene emagrece?

chá de sene emagrece

Sim! O chá de sene possui ação diurética como já apresentado, o que reduz o inchaço do corpo. Além disso, por possuir ação laxante, o chá de sene também contribui para reduzir o tamanho da barriga e melhorar a digestão.

Além disso, ele também possui glicosídeos que aumentam e melhoram o funcionamento do intestino e reduz a absorção de gorduras e calorias.

Como preparar o chá de sene?

Para fazer o chá, serão necessários os seguintes ingredientes:

  • Folhas secas de sene
  • 200 mL água

Esse chá é feito fervendo a água juntamente com as folhas de sene secas, por aproximadamente cinco minutos. Feito isso, desligue o fogo, tampe o recipiente e deixe a mistura em infusão por mais cinco minutos. Depois, coe e espere o líquido atingir uma temperatura agradável.

Ele pode ser abortivo?

Assim como a maioria dos chás, quando consumido em excesso, pode atrapalhar bastante o desenvolvimento da gestação pois apresenta perigos para o sistema digestivo que atrapalham o crescimento saudável e nutritivo do bebê.

Chá de sene faz mal?

A sene é uma planta que atua como um remédio natural e, assim como os remédios tradicionais, não devem ser ingeridos sem um acompanhamento médico ou sem uma necessidade específica do corpo.

Sua propriedade laxativa faz com que o chá não deva ser ingerido em grandes quantidades, pois possui o risco de causar diarreias e disfunções intestinais e desnutrição. Doses excessivas de chá de sene podem gerar até vômitos e cólicas abdominais intensas. Também não deve ser ingerido por crianças menores de 12 anos e idosos.

Outra contraindicação é para pessoas com problemas de apendicite ou insuficiência renal, hepática ou cardíaca. O uso do chá de sene pode diminuir os níveis de potássio e cálcio no sangue, o que gera fraqueza do corpo, arritmias cardíacas e diarreia.

Onde encontrar?

É possível encontra as folhas em lojas de produtos naturais ou farmácias de manipulação. De fato, não é uma planta comum de ser encontrada em supermercados ou mercearias comuns, assim como outras ervas, principalmente as usadas como tempero. Entretanto, lojas especializadas em ervas comercializam o Sene com frequência.

Como consumir o chá de sene?

Assim como dito no tópico de contraindicações, é aconselhado que o chá seja consumido em menores quantidades, sempre com muita atenção ao funcionamento do intestino. O mais indicado é uma xícara antes de dormir, e não fazer o uso do chá por um período maior que uma semana.

 

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *