Chá preto: Quais são os benefícios? Emagrece mesmo? Tem contraindicações? Saiba como fazer!

O chá preto tornou-se um verdadeiro companheiro de brasileiras e brasileiros que buscam uma vida mais saudável, com uns quilinhos a menos e uma vida bem mais ativa. Apesar de ser muito consumido, poucas pessoas sabem ao certo o que é o chá preto e os principais benefícios dele.

Esse chá é feito a partir de quatro plantas diferentes indianas que forma essa mistura em uma bebida que traz diversos benefícios ao ser humano, para muito além do simples emagrecimento. É muito popular no Oriente, como na própria Índia e na China, mas ganhou o Ocidente e o Brasil nos últimos anos.

Nos próximos tópicos você vai conhecer os benefícios, a forma correta de tomar, de preparar e outras respostas para as suas principais perguntas!

Quais são os benefícios do chá preto?

Os reais benefícios do chá preto, que já são confirmados pela ciência, têm a ver com a população que sofre de diabetes tipo 2. Embora muito se fale de cura de câncer e outras enfermidades, a única provada é a questão da diabetes.

Por conter flavonoides e anti-inflamatórios, o chá preto auxilia nos sintomas da diabetes, como também evita com que ela avance no corpo do paciente.

Além dessa questão importante, o chá preto é um grande aliado ao emagrecimento, já que é termogênico pelo alto teor de cafeína, melhora o humor e protege o cérebro do envelhecimento natural de todo o sistema nervoso.

Ele emagrece mesmo?

xícara com chá preto

Sim, a ação termogênica do chá preto é real. Ele emagrece, porque a cafeína transforma gordura em energia e isso faz com que você perca peso. Para ter resultados melhores, o ideal é fazer uma boa dieta equilibrada, praticar exercícios físicos e beber bastante água. Tudo isso vai ajudar o chá preto a queimar cada vez mais gordura.


Você sabe os benefícios do chá verde? Clique aqui e confira o artigo completo sobre o assunto!


Esse chá é diurético?

Não, o chá ideal diurético para quem deseja desinchar é o de hibisco. O preto é apenas termogênico, ou seja, ele transforma gordura em energia. Para eliminar toxinas por meio da urina, o hibisco tem uma função mais eficiente.

Como tomar?

chá preto e especiarias

Você vai esquentar um litro de água e assim que ferver desligar o fogo. Então, adicione duas colheres de sopa do chá preto, tampe a panela, deixe curtir por 3 minutos, coe e toma ou ponha na geladeira para ingerir mais tarde e mais gelado.

O ideal é tomar o chá no intervalo das refeições, ou seja, evite tomá-lo perto da hora de comer, porque o efeito será menor, principalmente na questão do emagrecimento. É preciso dar tempo para que a erva faça efeito no corpo.

Evite beber o chá preto durante a noite, por conta da cafeína. A última dose deve ocorrer lá para as 17 horas.

Você pode tomar até um litro por dia, caso queira. Mais do que isso já é exagerado e deve ser evitado.

Chá preto com leite

chá preto com leite

O objetivo do chá preto é emagrecer, por isso, o melhor a se fazer é tomá-lo com água mesmo, ainda mais que o leite possui muita gordura, apesar de ser uma forma de proteína.

Chá preto com limão

Essa sim é uma mistura que pode dar certo e aliviar um pouco o sabor amargo do chá. Usar frutas, fazer sucos e até pingar umas gotas de limão junto ao chá pode ser uma excelente ideia para você que quer misturar os benefícios de ambos e tomar tudo de uma vez só.

Pode usar no cabelo?

Muitas pessoas usam o chá preto como forma de tintura para o cabelo e, realmente, pode dar certo. Ao fazer o chá, você coe, põe na geladeira para esfriar e depois aplica nos cabelos secos. Deixa agir por 20 minutos e depois lava no chuveiro. Essa operação deve ser feita duas vezes ao dia até você chegar ao resultado esperado.

Ele tem cafeína?

chá preto

Tem cafeína e ela é a responsável pelo efeito emagrecedor do chá preto. É ela que queima a gordura, que transforma os seus pneuzinhos em energia e faz com que você emagreça.

Contraindicações do chá preto

O chá preto deve ser evitado por grávidas, lactantes, pessoas com problemas de pressão, com insônia, taquicardia, problemas do coração, úlcera. Tudo isso por conta da cafeína que pode trazer alguns efeitos colaterais para essas pessoas.

Se tiver gostado deste texto com informações a respeito do chá preto, compartilhe-o nas suas redes sociais!

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Você Também Irá Gostar De:

Você Também Vai Gostar Em Nosso Site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *