Chá Verde: Entenda se esse chá pode mesmo proporcionar o seu emagrecimento!

O chá verde tem como origem a planta Camellia sinensis. Essa planta também dá origem para o chá preto e o chá branco. O chá verde se diferencia dos irmãos porque suas folhas não sofrem muita oxidação durante o seu processamento. As folhas do chá verde são colocadas sob o vapor e depois são secas, por essa razão que a oxidação não acontece tanto quanto nos outros tipos de chá vindos da mesma planta.

Benefícios do chá verdechá verde e seus benefícios

Uma das principais propriedades presentes na composição do chá verde são os flavonoides, chamados catequinas. Abaixo listamos alguns dos seus tantos benefícios. Confira!

Quebra de Gordura

Um dos principais usos do chá verde é para o emagrecimento. Em sua composição, existe uma substância chamada epigalocatequina galato (EGCG), que estimula algumas enzimas que são responsáveis pelo metabolismo das gorduras. Ela incentiva a quebra das gorduras fazendo com que elas sejam mais utilizadas pelo nosso organismo como forma de energia.

Aumenta a Sensação de Saciedade

Além disso, o chá verde também produz mais sensações de saciedade, diminuindo a necessidade por comida. Essa ação vem graças as catequinas presentes no chá. Elas interagem com os receptores da leptina, que é hormônio relacionado à sensação de saciedade do nosso organismo.

Acelera o metabolismo

Outra ação do chá verde é a aceleração do metabolismo, que contribui diretamente para o funcionamento e processamento mais rápido dos alimentos. Isso impede que nosso organismo acumule mais gordura.

Essa ação vem do efeito termogênico do chá. Além disso, na sua composição possuem polifenóis que inibem a ação de uma enzima que aumenta ainda mais sua ação de termogênese e a oxidação das gorduras, principalmente combinada a cafeína presente na sua composição.

Otimiza a digestão

chá verde e seus benefícios

Mas a ação do chá verde é diferente dos outros chás digestivos, que trabalham aumentando os sucos gástricos! Sua atuação nesse processo ocorre, possivelmente, devido a alguns compostos bioativos que ele traz em sua composição, e que estimulam a microbiota do intestino, também conhecida como flora intestinal. Essas bactérias são responsáveis por ajudar no trabalho de digestão, principalmente de algumas vitaminas. Como um benefício extra, estimular as bactérias do organismo também melhora a imunidade.

Antioxidante

As catequinas do chá verde também combatem os radicais livres em nosso organismo. Os radicais livres podem ser os causadores de doenças crônicas como câncer, doenças cardiovasculares e diabetes, e também promovem o envelhecimento precoce.

Diminui o colesterol

As catequinas EGCG reduzem a absorção do colesterol LDL no nosso intestino. Porém, elas não necessariamente aumentam a produção de HDL, o colesterol “bom”.

Protege nossa cognição

Mesmo que não seja totalmente comprovado, alguns casos mostraram um resultado positivo na cognição do paciente graças ao uso frequente do chá verde. Doenças relacionadas ao mau funcionamento da mente, como Alzheimer, portanto, podem ser evitadas graças a ingestão desse chá.

Os compostos polifenóis presentes no chá apresentam propriedades neuro protetoras.


Leia também sobre os benefícios do chá de sene!


Ele possui cafeína?

Sim! O chá também possui bastante cafeína, o que faz com que o chá seja estimulante para o organismo, podendo ser m substituto para o café.

Chá verde emagrece mesmo?

chá verde emagrecedor

Sim. Como já mencionado acima o chá pode promover o emagrecimento, justamente porque ajuda na quebra de gordura e acelera o metabolismo proporcionando assim a perda de peso.

Onde encontrar?

As principais lojas de ervas e artigos naturais possuem o chá verde em sachês ou em natura para a venda.

Chá verde em cápsulas

O chá verde pode ser encontrado, nesses mesmos estabelecimentos e em algumas farmácias, no formato de cápsulas.

Em pó

Outra forma de fazer a ingestão do chá verde é adquirindo sua forma em pó. Essa formação do chá é mais fácil de ser diluída e ingerida. Porém, os efeitos são sempre mais potentes quando o chá é feito com a planta in natura, fresca.

Como fazer o chá verde?

chá verde como fazer?

A forma de preparo do chá depende diretamente da forma como a planta se encontra.

Se sua opção for fazer o uso do chá verde in natura, seu chá pode ser preparado da seguinte forma: amasse uma xícara das folhas do chá verde em um recipiente, e acrescente um litro de água já fervida. Tampe o recipiente e deixe o chá fazer infusão por vinte minutos. Coe o chá e beba assim que atingir uma temperatura agradável.

Se o chá estiver em cápsulas, basta ingerir as cápsulas com água de uma a duas vezes ao dia.

Agora, se sua opção for o chá em pó, basta diluir a substância na quantidade desejável de água, podendo ser fria ou morna.

É sempre aconselhável que o chá seja ingerido ou em jejum, ou uma hora antes das principais refeições.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Você Também Irá Gostar De:

Você Também Vai Gostar Em Nosso Site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *