Chás para gases: De louro, Carqueja, Erva-doce e funcho, Genciana e mais..

Os gases são basicamente o ar que se acumula ao longo do sistema digestivo e é liberado através do ânus. Eles são naturais e inevitáveis, mas, quando ocorrem de maneira exagerada, causam grandes dores ou no abdômen e tórax, semelhantes a “facadas na barriga”.

Alguns alimentos possuem digestão mais lenta e, por isso, provocam um volume maior de gases. Se você apresenta um quadro anormal de gases no corpo, é possível o uso de chás para gases calmantes e estimulantes que melhoram o funcionamento da digestão e reduzem a incidência indesejada de gases em excesso. Separamos alguns para fazer em casa, confira!

Chá de folhas de lourochás para gases folha de louro

Esse chá é calmante e relaxante. Ele acalma as dores de barriga e evitar os cases. Para fazê-lo, você pode optar por usar as folhas de louro secas ou frescas.

Se sua opção for as folhas secas, basta pegar duas folhas de louro picadas e acrescentar em uma xícara de água fervida. Tampe o recipiente e deixar o chá amornar.

Leia também sugestões de chás para emagrecer!

Chá para gases de folhas de abacateiro

chás para gases de folhas de abacateiro

Esse chá é um diurético natural e também é relaxante. Por isso, confere mais fluidez para o sistema gastrointestinal. Junte 3g de folhas secas do abacateiro com 200 ml de água e ferva por cerca de 5 minutos. Espere o chá amornar, coe, e beba ao longo do dia.

Chá de erva-doce e funcho

chá de erva doce e funcho

Essas ervas são calmantes naturais e têm ação antiespasmódica. Ou seja, elas reduzem os movimentos do sistema digestivo e reduzem também a liberação dos gases e reduzem a dor. O chá é feito com uma colher de chá de erva-doce para uma xícara de água fervente. Depois que a água levantar fervura, acrescente as folhas da erva e tampe a panela. Espere até que o chá fique em uma temperatura morna e tome até 3 vezes ao dia.

Chá de menta-pimenta

chá de menta-pimenta para gases

Esse tipo de mente promove alívio para as dores e incômodos no estômago e intestino, assim como as causadas pelos gases. O chá pode ser feito com uma colher (de chá) de menta-pimenta e uma xícara de água fervente. Primeiramente, ferva a água em um recipiente e desligue o fogo.

Feito isso, acrescente as folhas de menta-pimenta e tampe o recipiente. Espere por cerca de 20 minutos para que o chá faça a infusão, coe as folhas e beba duas a três vezes por dia.

Chá de genciana para gaseschás para gases

A genciana já é popularmente conhecida por combater problemas digestivos. Sua ação está em torno de regular os movimentos peristálticos de todo o sistema digestivo, fortalecendo a digestão e, assim evitando a produção de gases. A genciana também estimula a produção de suco gástrico

O chá é feito da seguinte forma: a água deve ser primeiramente fervida e só então deve ser adicionadas as folhas de genciana. Deixe o chá descansar devidamente tampado durante 10 minutos.

Chá de carqueja

chá de carqueja para curar gases

A melhor forma de usar o chá de carqueja é após as refeições principais. Para fazê-lo são necessárias uma colher de sopa de carqueja e uma xícara de água fervente.

Misture a carqueja em uma xícara com água já fervida, tampe e deixe descansar por 15 minutos. Coe e beba por até três vezes ao dia.

Chá para gases de gengibre

chás para gases

O gengibre é um dos principais e mais potentes remédios naturais que temos a nossa disposição. Além de eliminar os gases, ele também pode ser usado para ajudar a combater náuseas e vômitos e funciona como antioxidante.

O chá pode ser feito com rodelas de dois cm de gengibre fresco ou 1 colher de chá de gengibre em pó, para um litro de água. Misture todos os ingredientes numa panela e deixar ferver por cerca de 8 a 10 minutos.

Depois desligue o fogo, tampe a panela e esperar amornar.

Chás para gases de bebês e gestantes

É muito comum a incidência de gases nos bebês e nas gestantes, principalmente durante os últimos meses de gestação e durante a amamentação. Entretanto, o uso de chás e remédios naturais deve ser feito apenas sob indicação médica, pois, assim como quaisquer remédios, as plantas medicinais possuem substância que, em alguns casos, podem vir a ser tóxicas.

Comidas que provocam mais gases

comidas que provocam gases como o repolho

repolho, couve-flor, brócolis, ameixas secas, uvas passas, cebola e maçãs. Esses alimentos estimulam a liberação de gases pois possuem uma digestão mais lenta e a demora do processo de digestão também contribui para o mau odor presente nesses gases que são liberados.

Gostou do texto sobre Chás para gases? Então deixe seu comentário!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Você Também Irá Gostar De:

Você Também Vai Gostar Em Nosso Site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *