Bicarbonato: Para que serve? Quais são os benefícios? Faz mal à saúde?

bicarbonato de sodio

Para começarmos esse post, que tal uma pequena aula de química. O bicarbonato de sódio ou hidrogenocarboneto de sódio é um mistura entre sal e íons de carbono e de sódio. Você pode não saber dessa informação porém o bicarbonato é cristalino, mas por ser divido microscopicamente tem a aparência de um pozinho. Interessante, não?

Agora vamos discutir nesse artigo um pouco mais a fundo a aplicação do bicarbonato na nossa vida diariamente!

Para que serve?

para que serve o bicarbonato

Por ser um agente de Ph alto o bicarbonato tem o objetivo de deter a acidez, por isso é usado para controlar o alto nível de acidez do suco gástrico humano. E não serve apenas para tratamentos caseiros! Devido a capacidade do sódio contido dentro do bicarbonato liberar dióxido de carbono no estado gasoso, também pode ser usado como se fosse fermento, sendo assim, ajuda no crescimento de massas para pães, bolos , biscoitos  entre vários outras opções. Falaremos mais sobre isso nos tópicos a seguir.

E não para por aí! Além de ser um agente farmacêutico e culinário o hidrogenocarboneto também é um ótimo auxiliar para a limpeza da sua casa e na hora de lavar as suas roupas, por ser anti-mancha, anti-mofo e anti-odor é um elemento insubstituível da sua dispensa.

Tome de forma correta!

tome bicarbonato de forma correta

Uma simples solução de bicarbonato de sódio e água ingerida pela manhã em jejum pode evitar ou até mesmo acabar com problemas como: artrite reumatoide e outras doenças autoimunes como: lupus.

Segundo especialistas a melhor maneira de ingerir a mistura é em um intervalo de quatro em quatro horas em uma dose de uma colher de chá de bicarbonato em meio litro de água. Desta forma ele surtirá mais efeitos na prevenção de doenças. É sempre importante salientar que você não deve se automedicar, porque isso agravar o caso de uma possível doença que você pode ter. E antes de começar a tomar bicarbonato com água consulte seu médico.

Quais os benefícios do bicarbonato de sódio?

benefícios do bicarbonato

  • Ajuda na remoção de manchas nos dentes
  • Ajuda no controle da dor de picadas, irritações na pele e queimaduras
  • Elimina manchas e fungos das unhas
  • Junto com água quente é um ótimo relaxante muscular
  • Reduz o refluxo
  • Combate a acidez estomacal
  • Pode ajudar a combater pedras nos rins
  • Previne falência renal
  • Elimina o mal cheiro da geladeira
  • É indispensável na limpeza a seco de por exemplo: carpetes, cortinas, colchões entre outros
  • Serve de alvejante e amaciante ao mesmo tempo
  • Esfoliante folicular
  • Hidrante
  • Desodorante natural
  • Shampoo que age contra oleosidade
  • Remédio natural para gripes, resfriados e alergias

Bicarbonato com vinagre

bicarbonato com vinagre

Bicarbonato e vinagre são dois produto milagrosos quando o assunto é: limpar a casa e lavar roupa. Vou citar agora algumas utilidades diárias!

  • Limpeza da pia do banheiro: o banheiro normalmente é o mais evitado na hora de limpar a casa e para muitas donas de casa, é o cômodo mais difícil de deixar brilhando. Mas nós temos a solução para a pia do seu banheiro. Basta despejar o vinagre por todo o contorno da louça esperar cerca de 10 horas. Recomendamos que você faça a noite antes de ir dormir pois logo quando após você acordar já poderá tirar retirar o produto da pia com água. Simples, não!
  •  Amaciante caseiro: O vinagre de vinho branco é um poderoso aliado na hora de lavar as roupas. Ele remove manchas, odores e também tem função amaciante e serve tanto para lavar na máquina quanto a mão. Você deverá colocar 100 ml de vinagre em um balde de roupa.
  • Limpeza do forno: Bicarbonato de sódio, sal, água quente e vinagre é a mistura infalível na hora de limpar o forno. Despeje no forno depois de 30 minutos retire a mistura com um papel toalha ou uma flanelinha.
  • Vidros e janelas: três colheres de vinagre em 11 litros de água quente é a solução mágica e barata para a limpeza de vidros de portas e janelas.  Basta aplicar a mistura na superfície suja e esfregar levemente com uma esponja.
  • Desinfetar a privada: bicarbonato de sódio e vinagre é a solução perfeita para você que não quer gastar muito para limpar o vaso sanitário da sua casa. Basta unir os dois ingredientes e despejar na bacia sanitária e pronto. Acabaram os seus problemas.
  • Limpeza de móveis: Misture 1 copo e meio de vinagre de vinho branco, 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio, 5 ml de álcool e uma colher de sopa com amaciante em um litro de água. Essa mistura serve para tirar manchas de sofá, almofadas, cortinas e cobertores.
  • Limpeza de prata: uma maneira fácil de limpar prata é mergulhar o acessório em uma mistura de água morna com uma colher chá de bicarbonato de sódio e uma colher de chá de sal. Depois basta usar o pano  para lustrar.

Bicarbonato de sódio e limão

bicarbonato de sódio e limão

Muitas receitas caseiras recomendam o uso dessa poderosa dupla quando o assunto é emagrecimento. Porém tome cuidado ao ingerir essa mistura porque ela não é indicada para todo mundo, por ser uma dieta de longo prazo normalmente quem não costuma ter muita persistência pode acabar sofrendo alguns efeitos colaterais.

Bicarbonato e limão não é indicado para pessoas com pressão alta pelo altor teor de alcalinidade. Nos casos de azia você deve usar a mistura apenas uma vez, caso persista os sintomas você deverá procurar o local de atendimento médico mais próximo. Agora irei citar a melhor utilidade dessa mistura!

  •  Mascara de beleza que ajuda a clarear o rosto: use uma colher de bicarbonato de sódio e meio suco de limão, mistura ambos. Aplique sobre o rosto, esfregando com a mãos. Deixe a mistura por aproximadamente 30 minutos  e lave com água fria.
📣 Atenção! Não entre em contato com o sol após aplicar!

Na cozinha, como funciona?

na cozinha como funciona

Quando se trata de cozinha é o item daqueles que nunca podem faltar na sua cozinha. Veja abaixo três utilidades desse produto no lugar mais gostoso da casa a sua cozinha é lógico!

  1. Higienização de frutas: um ótimo aliado para retirar impurezas de frutas e verduras o bicarbonato de sódio é capaz de fornecer uma limpeza que só a água não é capaz
  2. Substituir fermento: além de ser um substituto para o fermento o bicarbonato de sódio também é o elemento que poderá eliminar o sal das suas refeições. Já que em sua mistura química o bicarbonato contém íons de sódio principal composto químico do sal de cozinha. Ele pode ser usado em omeletes, panquecas salgadas, massas de pão, bolos, pizzas, enfim…
  3. Deixa os legumes verdes: ao cozinhar alimentos como brócolis, pimentão e couve. Você já reparou que esses ingredientes perdem um pouco da sua cor vibrante? Então, o bicarbonato vai te ajudar a manter a cor desses alimentos para que você apresente uma linda salada colorida. De forma bem simples, despeje uma colher de sopa com bicarbonato na água que será utilizada para cozinhar os alimentos. Essa dica também serve para alimentos que serão cozidos no vapor. O processo é o mesmo, coloque uma colher de bicarbonato na água e cozinhe.

Verdades e mitos do bicarbonato

verdade ou mitos

Agora eu vou responder algumas perguntas feitas pelos nossos seguidores e seguidoras!

Emagrece?

MITO! O bicarbonato é um dos suplementos da dieta alcalina (plano alimentar com o objetivo de consumir pequenas quantidades de alimentos ácidos). Ao ingerir o bicarbonato você estará eliminando os ácidos do seu organismo, ou seja, você vai combater a acidez corporal que influência no ganho de peso. O bicarbonato não vai te fazer emagrecer da noite para o dia, mas sim irá te auxiliar a não acumular gordura em uma dieta específica. Recomendo que você consulte um médico antes de fazer qualquer alteração na sua dieta diária.

Tomar diariamente faz bem?

VERDADE! Para não alcalinizarmos excessivamente o nosso organismo, já que isso também não seria saudável, o ideal é tomar meia colher de bicarbonato de sódio diluído em um copo de água após cada refeição principal.

Previne o câncer?

VERDADE! Estudos científicos comprovaram que as propriedades antiácidas encontradas no bicarbonato retarda e até impede o crescimento de células cancerosas na mama. Com o aumento do Ph acontece a inibição espontânea de metástases (é a formação de uma nova lesão tumoral em cima de outra).

É bom para o cabelo?

VERDADE! O uso do bicarbonato no cabelo combate o excesso de oleosidade do cabelo, além de limpa-lo profundamente eliminando qualquer célula morta, e ainda dá brilho.

Elimina acne?

VERDADE! Para que isso aconteça é preciso que você faça uma pasta. Utilizando bicarbonato e poucas gotas de limão, aplique diretamente na zona afetada. E funciona também para cravos, só que nesse caso você precisará misturar bicarbonato com um pouco de leite e aplicar na zona afetada durante 15 minutos e termine com um enxague de água morna.

Desentope pias?

VERDADE! O produto acaba com o excesso de gordura e restos de comida  que entopem os canos.  Para isso jogue aproximadamente 200 ml de vinagre com bicarbonato e água e pronto!

Serve para tratar aftas?

VERDADE! Afta é uma infecção da pele que ocorre dentro da boca ou da garganta causada por vários fatores, como: traumas locais, falta de vitaminas, etc… para o tratamento o bicarbonato deve ser misturado em água morna e você tem que gargarejar e não aplicá-lo diretamente no local. Colocar o remédio direto na área infecionada vai causar ardência e pode até piorar a ferida.Com o gargarejo o bicarbonato irá neutralizar a acidez cicatrizando a ferida. E também ajuda na prevenção de cáries.

➥ Conheça outros remédios caseiros contra afta!

Como usar na sua casa?

como utilizar na sua cozinha

Veja agora alguma maneiras de limpar a sua casa usando bicarbonato!

  • Remova manchas da panela: utilize uma esponja com um pouco de detergente e bicarbonato para limpar a área suja.
  • Limpar paredes e rejuntes: as crianças usaram a parede de quadro negro? Sem problemas! Pegue uma esponja úmida, coloque um porquinho do pó, esfregue levemente e pronto. Para rejuntes use um recipiente para misturar o ingrediente com água oxigenada e então utilize uma escova.
  • Restos de comida presos na panela: Esquente um pouco de água, despeje na panela, jogue um pouco do produto e então espere esfriar. Após esse processo lave normalmente com a esponja e o detergente.
  • Acabando com o chulé: é só jogar o pozinho dentro do tênis durante a noite. Ao amanhecer limpe o excesso com um pano seco e pronto!
  • Eliminando o mal cheiro da geladeira: para fazer isso é bem simples. Coloque um xícara de chá de bicarbonato em um pote aberto dentro da geladeira. Lembre de trocar uma vez ao mês. O mesmo serve para armários e guarda-roupas.
  • Limpar colchões: espalhe o produto em cima da peça e deixe por cerca de 10 minutos. Após esse processo concluído retire o excesso com um aspirador de pó ou uma escova.

O bicarbonato de sódio pode fazer mal à saúde?

Durante a gravidez não é indicado o uso do produto, porque pode causar o aumento da pressão arterial da gestante. Ele também não é indicado para pacientes com edemas, nem como antídoto depois da ingestão de ácidos minerais fortes em pacientes que têm alcalose metabólica e hipertensos. O bicarbonato não deve ser utilizado em crianças menores de 6 anos. Pacientes que têm lesão ou insuficiência renal com histórico de retenção de líquidos, devem tomar cuidado na hora de usar o remédio.

Quando utilizado em doses excessivas, o bicarbonato de sódio pode provocar edemas em pacientes que tenham predisposição à retenção de líquidos. Náusea e vômitos também são sintomas comuns. Pode ocorrer também a diminuição da urina e da absorção dos anticoagulantes.

Veja abaixo 6 uso para o bicarbonato de sódio 👇

infografico

Se você gostou de saber um pouquinho mais sobre o bicarbonato de sódio, conte para gente nos cometários, como você usa esse produto indispensável no dia a dia?

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Você Também Irá Gostar De:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *