Aromaterapia: Explicamos o que é, quais os benefícios e como ela funciona!

mesa com óleos e velas para aromaterapia

De uns anos para cá, vários tipos diferentes de terapias e tratamentos auxiliares e alternativos ganharam espaço no Brasil e em todo o mundo. É o caso, por exemplo, da aromaterapia que se torna muito popular a cada dia que se passa.

Neste texto, você vai conhecer tudo a respeito da aromaterapia. O que ela é de fato, como funciona, os reais benefícios, entre outras informações relevantes sobre esse tipo especial de tratamento. Confira!

O que é aromaterapia?

Aromaterapia é um termo usado para significar o tratamento alternativo de doenças do corpo e da mente por meio dos cheiros de óleos e essências naturais.

Essa terapia atua, principalmente, no cérebro, sendo muito usada para diminuir estresse, ansiedade, tristeza, depressão, insônia e outros.

A aromaterapia também faz parte de processos alternativos para enfrentar questões respiratórias, como nariz entupido, asma e resfriados. Além de ajudar no fortalecimento de todo o sistema imunológico humano.

Quais são os seus benefícios da aromaterapia?

Cada óleo é que vai definir o benefício trazido por ele.

O que se pode dizer é que o bom cheiro traz sensações positivas, leves, calmas, relaxantes para qualquer pessoa. E isso é simples de perceber. Quando sua casa está limpa e cheirosa, por exemplo, você fica mais calmo. Já percebeu isso?

É mais ou menos dessa forma que a aromaterapia funciona. Com bons cheiros, sensação de limpeza e higiene, você vai se sentir melhor.

Isso sem contar os benefícios trazidos por cada um dos tipos de óleo e essência.

Quais são os óleos mais usados na aromaterapia?

Alguns óleos são essenciais, quando se fala de aromaterapia. Na lista a seguir você vai conhecer cada um deles e os benefícios que trazem!

  1. Alecrim: é ótimo para o cansaço, estresse, dificuldade de concentração, de foco, dores diversas e até para falta de memória.
  2. Lavanda: já muito conhecida no Brasil, ela é adequada para quem sofre de insônia, está resfriado ou tem outros problemas respiratórios e também atua contra o estresse.
  3. Limão: é um óleo delicioso para quem quer enfrentar o estresse, a ansiedade, a rotina cansativa do dia a dia, a falta de energia.  Ele também fortalece o sistema imunológico, atua contra febre e má digestão.
  4. Canela: uma essência muito cheirosa que diminui o cansaço mental e físico, a dor de cabeça, a falta de concentração, a irritabilidade. Também atua contra as cólicas menstruais, tonturas e dificuldade de relaxar.
  5. Eucalipto: é excelente para enfrentar dos mais diversos problemas respiratórios, dores de cabeça e tensão muscular.
  6. Jasmim:  ele atua para aumentar a libido de mulheres e homens, acabar com o estresse, diminuir a tristeza e a tensão muscular.
  7. Camomila: um óleo muito bom para quem sofre de problemas urinários, como também para encarar o estresse, a ansiedade e a depressão.

Esses são os principais óleos e essências da aromaterapia e, como você pôde ler, cada um deles enfrenta determinados problemas reais do cotidiano.

óleos para aromaterapia

Como usar os óleos?

Você pode fazer o uso por meio do difusor, ou, então, borrifar em determinados lugares, esquentar algumas gotas com água para inalar e até tomar um banho de banheira com gotas dos óleos.

São diversas as formas de aromaterapia e elas vão fazer super bem para a sua saúde.

Porém, grávidas, lactantes, crianças só podem usar esses óleos e fazer a aromaterapia, caso o médico libere. Jamais faça uso de nada sem conversar com o seu especialista antes.

Como escolher o tipo certo de difusor?

Os principais difusores dos óleos de aromaterapia são elétricos, embora você consiga encontrar de outros estilos.

Entre os elétricos existem quatro tipos específicos:  o de calor, evaporação, nebulização e o ultrassônico.

O de calor não é muito indicado, porque ele danifica os nutrientes e propriedades dos óleos essenciais, apesar de ser bem mais barato que os outros.

O de evaporação é ótimo para quem faz a aromaterapia como tratamento para problemas respiratórios, gástricos e urinários, porém eles necessitam de água para funcionar.

Já os de nebulização não usam água, isso os deixa ainda mais poderosos no tratamento de problemas internos, principalmente os respiratórios.

Os ultrassônicos são mais caros e bem profissionais. Dividem o aroma por todo o ambiente uniformemente e traz 100% dos benefícios dos óleos essenciais.

E por fim, tem a opção dos colares difusores que são mais baratos e estão sempre perto de você.

difusor de óleos essenciais

colar difusor

Se tiver ainda alguma dúvida sobre a aromaterapia, deixe o seu comentário aqui embaixo!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Você Também Irá Gostar De:

Você Também Vai Gostar Em Nosso Site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *