Óleo de citronela: Saiba para que ele serve e aprenda como fazer em sua casa!

planta de citronela

Para quem é mais velho, o óleo de citronela já é muito conhecido. Usado por bastante tempo como repelente natural, ele é muito bom para deixar os insetos e mosquitos bem longe da pele humana.

Porém, algumas pessoas ainda desconhecem outros benefícios trazidos por esse óleo vegetal para além da ação repelente. A citronela pode ser usada em diversas ocasiões e com diferentes objetivos.

Nos tópicos a seguir você vai conhecer tudo a respeito da citronela. Para que ela serve, os benefícios e até aprender a fazer o óleo na sua própria casa.

Confira!

Para que serve o óleo de citronela?

O uso mais comum e mais conhecido do óleo de citronela é, exatamente, como repelente. Ele é ótimo para isso, tanto que essa fama já passa por gerações e continua se mantendo firme e forte.

Além dessa ação bem importante, ainda mais em um país que sofre com o ataque de pernilongos que transmitem doenças, o óleo de citronela tem outras utilidades.

Ele pode ser usado também, por exemplo, para a limpeza da pele contra fungos e bactéricas, para perfumar a casa e até para relaxar e se concentrar em alguma atividade, pois tem propriedades terapêuticas.

Quais os benefícios?

São muitos os benefícios trazidos pelo uso do óleo de citronela. Ele é um excelente bactericida para a sua pele. Por isso, caso tenha alguma infecção, é só passar um pouco do óleo em cima dela que ele ajuda no tratamento.

Outro fator importante do uso do óleo de citronela é que o cheiro da essência trabalha em áreas importantes da mente. Causa relaxamento, tranquilidade e concentração. É ótimo para quem tem problemas de estresse, ansiedade e até tristeza.

A planta também pode ser usada para eliminar os efeitos do álcool ou de comidas gordurosas no fígado e demais órgãos do sistema digestório.

Ela ainda combate a febre e pode ser utilizada até como desodorante, pois o cheiro é bem gostoso e o óleo ataca bactérias e fungos que causam o mau cheiro nas axilas.

xícara com óleo de citronela

 

Como fazer este óleo?

Se você quiser fazer o seu próprio óleo em casa é preciso cortar as folhas em pequenos pedaços e lavá-las bem. Depois deixe-as secarem ao ar livre até ficarem bem secas.

Guarde em um pote escuro de vidro e adicione 70% de água mineral e 30% de álcool 70%. Coloque esse recipiente em local escuro por 15 dias e agite-o a cada dois dias.

Depois de 15 dias é só coar e o seu óleo estará pronto.

Como usar este óleo na casa? 

O óleo de citronela tem um aroma natural. Por isso, para usá-lo em casa, basta colocar em um recipiente aberto e deixá-lo agir. O cheiro vai caminhar pelo ambiente e deixar tudo mais gostoso e cheiroso.

Há propriedades terapêuticas no óleo, como você já leu em tópicos anteriores. Por isso, tê-lo em casa é ótimo para se livrar de maus pensamentos e do estresse do dia a dia.

Como aproveitar seus benefícios para a saúde?

Não se toma o óleo de citronela. Você pode usá-lo de três maneiras diferentes: passar na pele, inalar ou tomar um banho com o óleo.

No caso de passar na pele é para o objetivo repelente ou para eliminar alguma bactéria, fungo ou ajudar na cura de infecções diversas.

Você também pode passar com o objetivo de fazer uma massagem e adquirir todas as propriedades relaxantes dessa planta.

A inalação já é mais indicada para pessoas que buscam os efeitos curativos da planta. Você vai pingar duas ou três gotas em água fervente e respirar aquele vapor.

O banho também possui propriedades terapêuticas. Se você está precisando dar uma boa relaxada, coloque o óleo na banheira ou em uma bacia para lavar os pés e aproveite o momento para se livrar de todo o estresse e ansiedade que passou.

Quais são os cuidados na hora de usar o óleo de citronela?

O principal cuidado é o de não ingerir o óleo de citronela. Ele deve apenas ser passado na pele ou inalado, a depender do motivo pelo qual você deseja usar a planta.

Outro detalhe importante é fazer um teste antes de começar a usar de fato o óleo. Algumas pessoas podem ter alergias a algum componente.

Por isso, passe um pouco na pele do seu braço e aguarde algumas horas. Caso não tenha reação alérgica, é sinal de que pode usar sim o óleo.

E as contraindicações?

As crianças, grávidas e lactantes devem evitar o uso do óleo de citronela.

Pessoas com problemas cardíacos também devem evitar o uso do óleo de citronela, pois ele pode aumentar a velocidade dos batimentos.

De qualquer forma, converse com o seu médico ou do seu filho que ele vai te informar a respeito disso.

Se você gostou de saber mais sobre o óleo de citronela comenta pra gente aqui embaixo!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Você Também Irá Gostar De:

Você Também Vai Gostar Em Nosso Site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *