Óleo de cártamo: Explicamos os benefícios, como tomar e se esse óleo emagrece mesmo!

óleo de cártamo

O óleo de cártamo é um composto muito benéfico para a saúde e é usado em diversos tratamentos. Popularmente, ele é conhecido pelo seu poder emagrecedor, mas também contribui para outras funções do organismo.

Ele se tornou um óleo muito popular e famoso, mas você realmente conhece as suas propriedades e como usar? Continue lendo seu artigo e saiba tudo!

Composição e propriedades do óleo de cártamo

cártamo planta

Este óleo é extraído da semente de uma planta originalmente asiática, chama de Carthamus tinctorius. Ele é rico em ácido linoleico, conhecido como ômega 6, e também possui alto de teor de ômega 9 e polifenóis.

Além disso, o óleo de cártamo também é rico em gorduras poli e monoinsaturadas, que aumentam a sensação de saciedade e complica a ação da enzima que transporta a gordura da corrente sanguínea para dentro das células, a chamada lipase proteica.

O óleo de cártamo emagrece mesmo?mulher com fita na cintura

A perda de peso associada ao uso do óleo de cártamo está relacionada com seu poder em promover a sensação de saciedade, que reduz a necessidade de ingerir mais alimentos.

A queima direta de gordura só é estimulada se a pessoa mantiver uma prática de exercícios físicos com frequência, pois assim, será estimulada a oxidação da gordura, pelo ômega 6, caso a gordura estiver sendo usada como a fonte energética para a prática da atividade.

Mesmo se a pessoa não mantiver os exercícios físicos, o ômega 6 presente no óleo continuará oxidando a gordura, porém, como esta não estará sendo usada como fonte de energia, ela será acumulada em órgãos como o fígado, o que pode gerar complicações futuras.

Como tomar?

É recomendado o consumo de três cápsulas desse óleo por dia. O ideal é tomar duas delas antes do almoço e do jantar, já a outra pode ser tomada 1 hora antes de algum exercício físico.

Você pode tomar esse suplemento juntamente com algum carboidrato ou alguma fruta que contenha vitamina C, como laranja e goiaba.

Essa dose é indicada para quem busca emagrecer com o consumo do óleo de cártamo.

Benefícios desse óleo

óleo de cártamo

O óleo de cártamo hidrata e melhora o aspecto da pele e dos cabelos por ser rico em ácido linoleico. Esse composto também atua reduzindo acne.

A vitamina E presente no óleo combate os radicais livres que causam o envelhecimento e por isso ajuda a reduzir e prevenir o aparecimento de rugas e linhas de expressão.

Mesmo possuindo um aspecto oleoso, o óleo de cártamo não obstrui os poros, podendo ser usado diretamente sobre a pele sem provocar o aparecimento de espinhas. Ele também traz benefícios ao couro cabeludo, estimulando o crescimento e fortalecendo os fios.

O ômega 6 pode ser útil por diversas razões, e traz benefícios em diversas partes do corpo. Ele protege o corpo contra a formação de placas de gorduras nas artérias e veias, previne o câncer de próstata, o diabetes tipo 2, a osteoporose, e auxilia também na saúde da pele.

O ômega 6 também auxilia na cicatrização, aumenta o sistema imunológico, e reduz a queda de cabelo.

O ômega 9, por sua vez, reduz os triglicérides sanguíneos, diminuindo assim o colesterol ruim (LDL colesterol) e aumentando automaticamente o bom colesterol (HDL colesterol). Esta ação que o óleo exerce sobre o colesterol, auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares e derrames.

Possui contraindicações?

Devido ao que foi dito num tópico acima, esse suplemento é expressamente contra indicado para quem apresenta um quadro de esteatose hepática (gordura no fígado).

O óleo, principalmente quando utilizado in natura, deve ser evitado por gestantes e lactantes pois existem estudos que mostraram que este composto pode interferir na saúde do bebê.

O excesso de ômega 6 também pode causar algumas complicações a saúde, como por exemplo aumentar os riscos de desenvolvimento de doenças no coração, artrite e depressão.

Onde encontrar o óleo de cártamo?

cápsulas de óleo de cártamo

O óleo de cártamo é encontrado em lojas de produtos naturais, e algumas farmácias e supermercados. Pode ser vendido em forma de capsulas ou in natura.

Ele não exige receita para sua compra, mas é muito importante que seu uso seja acompanhado por uma orientação médica.

Ele também pode ser incorporado na alimentação, podendo ser consumido frio em saladas ou dentro de receitas de alimentos, como por exemplo, em panquecas e peixes assados.

Ainda possui alguma dúvida sobre o artigo sobre óleo de cártamo? Deixe um comentário que vamos te responder!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Você Também Irá Gostar De:

Você Também Vai Gostar Em Nosso Site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *