Óleo de Copaíba: Para que serve, quais as indicações e como usar esse óleo essencial!

óleo de copaíba

O óleo de copaíba é um subproduto extraído de uma árvore de mesmo nome, a copaíba, que é conhecido por ser o antibiótico das matas. Muito presente na floresta amazônica, a copaíba é uma árvore de grande porte que fornece um óleo rico em propriedades medicinais.

Para além da função antibiótica, o óleo de copaíba também possui diversos outros benefícios que veremos a seguir. Também mostraremos como fazer uso desse poderoso remédio, seus efeitos colaterais e algumas contra indicações.

Propriedades do óleo de copaíba

O óleo de copaíba tem como principais propriedades medicinais o ácido canrenoico e também o cariofileno, muito benéficas para o corpo. Essas duas propriedades que conferem ao óleo de copaíba sua ação anti-inflamatória e antibiótica natural.

Quais os benefícios? Para que serve esse óleo?

copaíba

Justamente por possuir esse poder anti-inflamatório e antibiótico, o óleo de copaíba pode servir para dar alívio para dores musculares, para desintoxicar o organismo e para ativar a circulação. Além disso, o óleo de copaíba também possui função antisséptica, expectorante e também funciona como um laxante natural. Também combate a irritação da pele e pode auxiliar no tratamento de artrite.

A seguir, vamos apresentar diversos outros usos mais detalhados para o óleo de copaíba, demonstrando quais propriedades desse poderoso remédio caseiro podem ser benéficas para os tratamentos em questão.

Óleo de copaíba para o cabelo

Por ser uma consistência oleosa, o óleo de copaíba confere brilho e maciez para os cabelos, além de ajudar a cicatrizar o couro cabeludo, e estimular suas células contribuindo para o crescimento dos fios.

Óleo de copaíba para problemas de pele

Por ter alto teor anti-inflamatório e bactericida, o óleo nutre o tecido da pele e também auxilia no tratamento de doenças de pele como pé de atleta. Também ajuda o processo de recuperação da pele após picadas de insetos, erupções, feridas e dermatites.

Além disso, ele também contribui para hidratar e suavizar a pele, combatendo marcas de expressão. Da mesma forma também serve para estimular a produção de colágeno, ajudando a regularizar o aspecto da pele, reduzindo estrias e celulites.

Óleo de copaíba como analgésico

O óleo de copaíba diminui as dores articulares e também relaxa a musculatura. Basta massagear a região afetada com um pouco de óleo para sentir o poder relaxante do óleo.

Óleo de Copaíba para tratar doenças respiratórias

O óleo de copaíba contribui para o bom funcionamento das vias respiratórias pois relaxa os músculos responsáveis pela respiração e desobstrui os alvéolos pulmonares. Por essa razão, pode contribuir bastante para os tratamentos contra asma, bronquite, pneumonia, sinusite, rinite e pigarros.

Como usar?

como usar o óleo de copaíba

  • Para a pele: Aplique de 2 a 3 gotas nas mãos e massageie sobre o local. Se houver irritação na pele, aplique o óleo diretamente sobre a área afetada uma a duas vezes por dia, durante uma semana.
  • Aplique algumas gotas sobre o algodão e massageia levemente o rosto. Assim, será alcançada uma hidratação profundamente da pele e suavizando rugas e marcas de expressão.
  • Para queda de cabelo: Mistura uma gota do óleo de copaíba em uma pequena quantidade de shampoo. Feito isso, massageia o coro cabeludo em abundância quando for lavar o cabelo, e enxágue em seguida. Você também pode utilizar vinte gotas do óleo em 100 mL de água e borrifar sobre o couro cabeludo logo após a higienização, e deixar o cabelo secar.
  • Para os músculos e tendões: Massagear, com duas a três gotas do óleo, os tendões e ligamentos inflamados.
  • Para relaxamento muscular: Aqueça o líquido do óleo e aplique sobre a coluna, lombar ou outra região que estiver tensa ou inflamada.
  • Para combater cravos e espinhas: Aplique aproximadamente duas gotas em um cotonete e passe diretamente no local onde incide a acne.
  • Vaporização facial: Ferva 5 gotas em um litro de água. Depois, feche bem os olhos, envolva a cabeça em um pano para evitar que o vapor se vá para a atmosfera e deixe o vapor incidir diretamente sobre rosto. Mantenha nessa posição por 5 minutos para fechar os poros e evitar o surgimento de espinhas. Feito isso, enxague o rosto em abundância com água fria para eliminar o resíduo oleoso da seiva da copaíba.

Possui efeitos colaterais?

Por ser oleosa, a seiva de copaíba, quando ingerida, acelera os movimentos intestinais, promovendo desconforto estomacal acompanhado de possível diarreia. Além disso, também pode chegar a provocar vômito, erupções na pele e alergia.

Seu uso também é estritamente contraindicado para gestantes e lactantes.

 

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *