Óleo de pequi: Propriedades, benefícios e como usar este óleo!

óleo de pequi

O pequi é uma fruta muito comum do cerrado brasileiro, sendo tradicional na culinária do estado de Minas Gerais. Tem consistência oleosa, e por isso é um umectante natural. Possui diversas propriedades e auxilia no bom funcionamento de várias funções do organismo. Essa fruta do cerrado possui um cheiro e gosto muito fortes e característicos, e seu óleo acompanha o mesmo odor.

Composição e propriedades do óleo de pequi

O óleo de pequi é rico em potássio, substâncias antioxidantes, e vitaminas como a A e a E.

A vitamina A melhora a atuação do sistema imunológico protegendo melhor o corpo, combatendo as infecções e os corpos estranhos que se alojam no nosso organismo. Também melhora a capacidade da visão e estimula o desenvolvimento e fortalecimento dos tecidos da pele;

Essa vitamina também é conhecida como retinol, e está envolvida nos processos de reprodução e comunicação das células.

Benefícios

benefícios do óleo de pequi

Listamos a seguir quais são os principais benefícios do óleo de pequi. Veja a seguir:

Regula a pressão sanguínea

O potássio presente na composição do óleo de pequi é capaz de controlar os níveis da pressão arterial, impedindo que ela se eleve muito, fazendo com que o sangue circule melhor pelo corpo.

Cicatrização da pele

O óleo de pequi, por possuir vitamina A, atua na recuperação do tecido cutâneo, pois estimula a produção os tecidos epiteliais. Dessa forma, ele é muito utilizado como um remédio natural para a cicatrização da pele. Também pode contribuir para o tratamento de estrias e linhas de expressão. Também é muito usado no tratamento da pele seca.

Por ter ação anti-inflamatória, o óleo de pequi também é eficaz em tratamentos de doenças de pele, como o eczema, dermatites e pele rachada.

Combate a asma

Por possuir uma ação anti-inflamatória, o óleo de pequi também pode ser utilizado como uma solução natural para a asma. Para fazer o tratamento, basta ingerir de 3 a 5 gotas juntamente com as refeições, duas vezes por dia.

Antioxidante

A Vitamina A e os carotenoides do óleo de pequi atuam como antioxidante, que atua diretamente sobre o sistema ocular e no combate ao envelhecimento precoce.

Melhora a saúde do cabelo

As vitaminas A e E que estão presentes no óleo de pequi auxiliam no crescimento saudável dos cabelos, além de hidratar bastante. Também combate irritações do couro cabeludo.

Também contribui muito para a nutrição dos cabelos quando misturado com máscaras capilares de hidratação, no shampoo, ou em forma se sérum. O óleo de pequi fortalece os fios, combatendo o aspecto quebradiço, ressecado e danificado do cabelo.

➤ Óleo de Jojoba: Composição, para que serve, e benefícios!

Como usar este óleo?

como usar o óleo de pequi

A quantidade de óleo de pequi que você vai usar dependerá da quantidade de cabelo que você tenha mas, em geral se recomenda que não usar mais do que uma colher de chá do óleo (na palma da mão essa quantidade faz uma rodela do tamanho de uma moeda pequena).

Se você tem cabelo seco, danificado por química, chapinha ou secador, faça a umectação ou a hidratação completa de 1 a 2 vezes por semana. Caso seu cabelo seja normal, use o óleo de pequi a cada quinze dias e, se for oleoso, use só uma vez ao mês.

Para ser usado como um hidratante pode ser aplicado diretamente sobre a área que deseja-se hidratar, ou misturado em cremes umectantes.

Também é interessante utilizar o óleo antes de dormir para sua absorção acontecer de forma mais profunda. Mas cuidado! Por ser um óleo, deve-se evitar a exposição do óleo ao sol, pois quando aquecido, esse óleo, assim como os utilizados na cozinha, pode “fritar” a superfície que está em contato

Como fazer o óleo de pequi em casa?

Caso deseja extrair o óleo de pequi de forma caseira, siga esses passos:

Será necessário utilizar 15 a 20 caroços de pequi e agua suficiente para cobri-los

Para preparar o óleo, coloque os caroços na água e leve ao fogo, fervendo, até que óleo se desprenda da polpa. Feito isso, remova o óleo da água e coloque-o novamente em fogo baixo. Coe e leve para a geladeira o óleo extraído assim que esfriar, para não danificar o aparelho.

 

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *