Óleo de sucupira: O que é? Para que serve? Como usar? Quais são as propriedades e contraindicações? Contamos tudo!

A Sucupira é uma árvore muito comum no Brasil, principalmente nos estados de Minas Gerais, Mato Grosso, São Paulo, Goiás e Tocantins. Por este motivo, temos produtos como chás e óleos dessa planta com certa abundância em nosso país e a sua versão em óleo está ficando cada vez mais popular e utilizada pelas pessoas. Afinal de contas, este óleo é um excelente remédio natural para evitar dores nas articulações e inflamações de modo geral.

É possível encontrar com facilidade o óleo de sucupira e as folhas ou sementes para fazer chá em lojas de produtos naturais. Pode-se encontrar também este produto em forma de cápsulas em farmácias de manipulação ou nas mesmas lojas de produtos naturais.

O que é esse óleo?

A Sucupira é uma árvore que pode atingir até 15 metros de altura e é muito comum no Brasil. Todos já ouviram falar ou conhecem a madeira de sucupira, pois antigamente ela era muito utilizada para fabricação de móveis e assoalhos, apesar de que ainda se encontra bastante produção de móveis com este tipo de madeira.

O que poucas pessoas sabem é que essa planta também possui enorme poder medicinal, muito utilizada pelos indígenas e por pessoas de mais idade. A parte da planta que mais concentra propriedades medicinais é a semente de seu fruto.

Dica: Leia mais conteúdo no texto sobre óleo de gergelim!

Para que serve e indicações

sementes de sucupira

Este óleo possui propriedades anti-inflamatórias, analgésicas e por isso são utilizadas na maioria dos casos para aliviar os sintomas de dores associadas a inflamações das articulações como por exemplo, artrite, artrose, reumatismo e artrite reumatóide. Também pode ser consumido por idosos como forma de fortalecer os ossos e evitar problemas como osteoporose. O óleo de sucupira também é recomendado para aliviar e tratar aftas, asma, problemas de pele, gastrite, úlcera, problemas intestinais, amigdalite, diabetes, hérnia de disco e bico-de-papagaio.

Este óleo ainda não foi liberado pela ANVISA como um produto medicinal e, por isso, sempre deve-se procurar um médico antes da utilização deste produto para fins de tratamentos. Porém, por ser um produto natura, apresenta diversos benefícios para saúde, até mesmo para aqueles que não possuem nenhum tipo de doença, mas querem ter uma boa qualidade de vida, se prevenindo de doenças futuras.

Propriedades do óleo de sucupira

Como já foi dito, além de suas propriedades anti-inflamatórias, o óleo de sucupira também possui ação antibiótica, anestésica e até mesmo anticancerígena por ser um antioxidante por natureza.

A propriedade antioxidante garante a eliminação de radicais livres que podem ser formados em nosso corpo que representam elementos prejudiciais à saúde e são geralmente os causadores de câncer e doenças crônica. Como uma ação preventiva, consumir o óleo de sucupira em seu dia-a-dia pode evitar a ocorrências dessas doenças.


Para que serve o óleo de borragem? Clique aqui e veja um artigo completo sobre o assunto!


Como utilizar o óleo de sucupira?

como utilizar óleo de sucupira

Se você deseja utilizar o óleo de sucupira para amenizar dores, principalmente nas articulações, você pode aplicar o óleo diretamente sobre a pele. Três ou quatro gotas já são suficientes, massagear e repetir pelo menos duas vezes ao dia até que os sintomas melhorem.

Se você pretende tomar como preventivo de doenças ou para aliviar os sintomas causados por problemas gastrointestinais, basta tomar três gotas do óleo duas vezes ao dia. Você pode também incorporá-lo em sua alimentação, em sucos, sopas, vitaminas, etc. ou até mesmo consumir o seu chá.

Dica: Leia também sobre os benefícios do óleo de jojoba!

Quais são as contraindicações?

Caso você esteja utilizando o óleo de sucupira como finalidade de tratar alguma doença já existente, é extremamente importante que consulte um médico antes de fazer uso deste produto. Mas se deseja incorporá-lo em sua alimentação, vá introduzindo aos poucos, e verificando os efeitos dele em seu organismo. A partir dai poderá aumentar aos poucos as quantidades ingeridas se estiver se sentindo bem.

Além disso, o óleo de sucupira não é indicado para mulheres gestantes, lactantes e nem para crianças menores de 12 anos. Pessoas com doenças renais e no fígado devem utilizar este óleo com moderação ou evitá-lo.

Ainda não existem evidências científicas específicas que comprovem que o chá ou o óleo de sucupira pode emagrecer. Mas sua ação antioxidante, auxilia na eliminação de compostos tóxicos que podem causar o inchaço de seu corpo, promovendo uma limpeza geral do seu organismo, e consequentemente resultando na perda de peso. Mas isso se estiver aliado a prática de exercícios físicos e uma alimentação equilibrada com muito consumo de água.

 

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *