Óleo de melaleuca: Veja pra que serve, quais são os benefícios, como usar e mais!

planta melaleuca

O óleo de melaleuca é um composto feito a partir das folhas extraídas de uma árvore australiana chamada Melaleuca aternifolia. Ele é considerado um óleo essencial, ou seja, muito rico em propriedades e nutrientes que fazem bem ao ser humano.

Foi descoberto pelos povos originários da Austrália, os aborígenes, há mais de mil anos e permanece sendo muito usado lá e em quase todo o mundo.

Antigamente, os aborígenes usavam o óleo para tratar feridas na pele, mas hoje se sabe que esse produto pode enfrentar diversos tipos de problemas de saúde e também estéticos.

A seguir, você vai conhecer os benefícios e também saber as contraindicações do uso do óleo de melaleuca!

Para que serve?

O óleo de melaleuca tem o seu principal poder a ação antisséptica, que atua contra fungos, bactérias e demais micro-organismos, principalmente na pele.

Além disso, ele é ótimo para tratamento de acnes, de caspa, para eliminar odores corporais, mau hálito e até para limpar a casa.

Como usar?vidro com óleo de melaleuca

Tudo vai depender do seu objetivo ao adquirir o óleo de melaleuca. Se for para usar na pele, é só passar um pouco no local machucado, cortado, ferido ou inflamado.

Caso queira eliminar o odor nas axilas ou outra parte do corpo, é só passar o óleo direto também nessa área do seu corpo.

Se quiser diminuir o mau hálito, pingue duas ou três gotas em um copo de água, jogue na boca, bocheche e depois cuspa. Ele também funciona para tratar aftas e demais machucados na boca.

Porém, jamais engula o óleo.

Mas se o seu objetivo é deixar a casa mais limpa? Você pode mistura dez gotas do óleo de melaleuca com o seu detergente e limpar louças ou partes da sua casa que preferir.

 

Quais são os benefícios do óleo de melaleuca?

Na lista abaixo você vai conhecer os principais benefícios do uso do óleo de melaleuca. Veja com atenção!

  1. Combate a caspa;
  2. Cicatriza feridas;
  3. Enfrenta espinhas e cravos;
  4. Alivia a dor e vermelhidão da depilação;
  5. É um bom desodorante natural;
  6. Ataca micose nas unhas;
  7. Acaba com o mau hálito;
  8. É bom para congestão nasal;
  9. Repelente;
  10. Ajuda na limpeza de casa;
  11. Pode dar bom cheiro ao ambiente;
  12. Limpa e desinfeta feridas e machucados.

Como usa-lo no cabelo?

No cabelo, o principal uso desse óleo  é no combate à caspa. Você encontra produtos capilares que já vêm com o óleo, ou, então, é só adicionar de duas a três gotas no seu xampu e passar no cabelo.

Deixe agir por alguns minutos e depois enxágue.

Ele auxilia no tratamento da acne?

No caso dos cravos e espinhas, a dica é você diluir três gotas do óleo de melaleuca em 10 ml de óleo vegetal de jojoba. Aplique na pele durante a noite e, ao acordar, lave o rosto.

No entanto, sempre vá a um dermatologista antes de fazer uso de qualquer produto para pele, isso inclui o óleo de melaleuca.menina com acne

Ele serve para as unhas?

O óleo atua  no tratamento contra micoses, inflamações, infecções e machucados.

Dessa forma, é só passar um pouco, um ou duas gotas, em cima do local infectado duas vezes ao dia até curar.

O óleo de melaleuca cuida do melasma?

O melasma são manchas escuras no rosto que incomodam muita gente. Mas, alguns óleos vegetais como o de melaleuca e o de rosa mosqueta possuem ação calmante e anti-inflamatória na pele.

Desa forma, eles podem clarear sua pele.mulher com melasma

Posso usa-lo para cuidar da psoríase?

A psoríase deixa a pele escamosa e ressecada, mas os óleos vegetais podem nos ajudam a melhorar essa situação. Basta passar um pouco de óleo de melaleuca na região e deixar agir.

Com o uso frequente essa condição da pele pode melhorar.

O óleo de melaleuca tira manchas da pele?

Esse óleo é muito poderoso para tratar de manchas na pele. No entanto, é preciso tomar cuidado com a dosagem, 2 gotas são suficientes para passar em toda a pele do rosto.

No entanto, é preciso lembar que ele pode deixar sua pele muito oleosa, caso aplique muito.

mulher com manchas na pele na metade do rosto

Tem contraindicações?

Não se pode tomar o óleo de melaleuca de forma alguma. Gestantes e lactantes também só podem fazer uso dele, caso o médico libere.

Além disso, algumas pessoas podem ter reações alérgicas, por isso o ideal é fazer um teste por 24 horas em uma parte do braço. Se nada ocorrer, é sinal de que você pode usar.

Onde comprar?

É possível encontrar o óleo de melaleuca em qualquer loja de remédios e produtos naturais e até em farmácias tradicionais. Caso seja difícil achar na sua cidade, existem diversos sites que vendem pela internet.

Qual o preço do óleo de melaleuca?

Você acha o óleo em lojas especializadas pelo valor médio de 30 reais o pote com 100 ml.

Esse valor pode ser maior ou menor, a depender de onde você for comprar. O bom mesmo é sempre fazer uma larga pesquisa, já que os preços podem ser muito diferentes entre uma loja e outra.

Se tiver ainda alguma dúvida sobre o uso do óleo de melaleuca e suas propriedades, deixe o seu comentário aqui embaixo!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Você Também Irá Gostar De:

Você Também Vai Gostar Em Nosso Site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *