Água no ouvido: como tirar? métodos e remédios caseiros

mulher com mão na orelha

Quem já sentiu aquela sensação desagradável no ouvido, que é causada pela presença de água, sabe o quanto é chato tentar tirar-la e não conseguir. E é nessa hora que os métodos e receitas caseiras podem nos ajudar.

Esse desconforto  pode atingir, adultos, crianças, bebês, cachorros e até os gatos. Por isso, é preciso ficar atento e se possível prevenir a entrada de água no ouvido.

Mas vale lembar que caso nenhuma solução ou técnica caseira funcione, é recomendado a ida num médico para resolver o problema.

Água no ouvido dói?

As causas de água no ouvido podem ser inúmeras, mas fato é que sentimos dor e incômodo. Na maioria dos casos a água entra no nosso ouvido  quando vamos à praia ou piscina, mas geralmente esse problema é possível de ser tratado.

Isso acontece porque nossos ouvidos são tubos fechados pelo tímpano, mas quando a cera produzida por ele não é suficiente para barrar a entrada de resíduos, a água pode adentrar.

Mulher com dor de ouvido

Faz mal?

O acúmulo de água no ouvido pode provocar algumas infecções e otite. A otite e as infecções são causadas pelo contato do ouvido com as bactérias do mar, pelo cloro da piscina ou pela extração excessiva de cera do ouvido.

Isso ocorre devido da proliferação de bactérias já existentes no nosso ouvido. No entanto, existem técnicas e soluções caseiras que podem nos ajudar.

Sintomas

Caso você sinta muita dor, ouça zumbidos, sente conceira e percebeu que o ouvido está com secreção possivelmente é um caso infecção.

As infecções são muito comuns entre as pessoas que fazem natação. Por isso, recomendado sempre usar um tampão nas aulas para evitar a entrada de água no ouvido.

No entanto, é possível cuidar desse problema com alguns remédios caseiros.

Para um tratamento mais assertivo do problema é recomendável uma consulta ao médico.

Água no ouvido há muito tempo

Se você está com água no ouvido há mais de 3 dias e ainda não foi ao médico é provável que esteja com algum problema. Porém, só um especialista poderá te dar um diagnóstico específico, pois o acúmulo de água pode ocasionar em muita dor e secreção.

Dessa forma, os incômodos e secreções podem levar a um caso mais severo da dor de ouvido como a otite externa, por exemplo.

Água no ouvido do bebê

Se o bebê chora constantemente, sente muita sensibilidade quando você toca na sua orelha e apresenta mau cheiro na região é plausível que ele esteja com alguma dor no ouvido ocasionada pela água.

Procure um médico para realizar um exame e fazer o tratamento o mais rápido possível. Além disso, é importante ficar atento na hora do banho pois é o momento mais propício para a entrada de água no ouvido do bebê.

Não é recomendado o uso de receitas e métodos caseiros, pois a região do ouvido do bebê é muito frágil e pode ocorrer complicações.

bebê com dor de ouvido

Água no ouvido dos cachorros e gatos

Os nossos bichinhos de estimação também podem sofrer com dor de ouvido causada pela presença de água. Se você notar que seu cachorro ou gato está incomodadocom alguma coisa não riguar o caso.

Uma dica válida é que sempre que for fazer a tosa higiênica no seu animal proteger seus ouvidos com algodões secos.

cachorro com dor de ouvido

Métodos e soluções caseiras para tirar água do ouvido

Existem alguns métodos que  são utilizados em casa para você possa tirar a água do ouvido. Eles são bem simples e podem funcionar.

 Lei da gravidade

Essa técnica é a mais fácil de ser feita, mas exige paciência.  Para fazer é só deitar a cabeça no travesseiro, com o ouvido sensibilizado para baixo, e deixar que a gravidade faça seu trabalho.

O efeito se dá porque a força da gravidade fará com que a água saia espontaneamente.

Utilizar as mãos

Você deve colocar sua mão sobre o ouvido afetado e pressionar levemente para dentro e para fora. Essa ação fará criar um bombeamento no ouvido.

Para que a água saia é preciso inclinar a cabeça em direção ao chão.

 Pulos

Esse método é o mais utilizado pelas crianças, pois chega ser divertido. Consiste em dar pequenos pulos com a cabeça inclinada para o lado do ouvido entupido para facilitar a saída da água.

 Puxar levemente a orelha

Esticar a orelha levemente para baixo também funciona para tirar a água do ouvido. É preciso tomar cuidado para não puxar demais , pois pode ocorrer lesões caso fizer.

menino tirando água do ouvido

 Usar o secador de cabelo

O secador de cabelo pode te auxiliar para retirar a água do ouvido. O vento que sai do aparelho evapora a água e facilita sua saída.

No entanto, faça esse procedimento com cautela. Utilize a potência mais baixa do seu secador, para que não haja queimaduras e o posicione a uma distância de 20 a 30 cm da orelha.

Manobra de Valsalva

Essa técnica é muito usada em decolagens e pousos aéreos para abafar o som incômodo do barulho de avião. Basta somente tampar o nariz, fechar a boca e fazer o movimento de expiração.

mulher fazendo manobra valsava para dor no ouvido

Secando com o pano

Secar as orelhas com um pano também pode funcionar para retirar a água dos ouvidos. Para isso, utilize uma toalha e faço movimentos leves.

Álcool

O álcool possui propriedades que proporcionam muita absorção da água no ouvido. Para usa-lo basta somente aplicar uma pequena quantidade no ouvido entupido e esperar cerca de 3 minutos.

Recomenda-se ficar com a cabeça inclinada no sentido contrário do ouvido com canal interrompido para que o álcool não escape.

Álcool e vinagre

Esses dois ingredientes juntos vão desentupir o ouvido. A ação dos deles vai  prevenir a proliferação de bactérias e fazer com com a água presente no ouvido evapore.

Sendo assim, junte uma colher de chá de álcool com uma colher de chá de vinagre branco. Coloque três gotas da solução no ouvido, com o auxílio de um conta-gotas, aguarde 20 segundos com a cabeça inclinada e depois retire.

Água oxigenada

Pingue de 3 a 4 gotas de água oxigenada no ouvido, espere por 3 minutos e em seguida incline a cabeça para que o líquido saia. Isso vai liberar o canal auditivo facilitando a saída da água.

Sintomas

Existem problemas decorrentes da água no ouvido, como infecções e otite. Caso você sinta muita dor, ouça zumbidos, sente conceira e percebeu que o ouvido está com secreções, possivelmente é um caso de otite externa.

A otite externa é muito comum entre as pessoas que fazem natação. Por isso, recomendado sempre usar um tampão nas aulas para evitar a entrada de água no ouvido.

Porém, é possível cuidar a otite externa com alguns remédios caseiros.

Para um tratamento mais assertivo do problema é recomendável uma consulta ao médico.

Remédios caseiros que ajudam no tratamento da dor de ouvido

Os chás são ótimos aliados para facilitar o tratamento de diversos problemas (já diziam nossas avós!). Sendo assim, fazer o uso deles pode fazer com que você obtenha um resultado satisfatório.

Chá de camomila

O chá de camomila é muito usado para clarear os cabelos naturalmente claros, acalmar depois de um dia estressante e também pode ser usado para tratar da otite externa.

Para fazer o chá você vai precisar de 200 ml de água quente e 1 colher de sopa de camomila. Depois é só adicionar a camomila na água e deixar descansar por 10 minutos.

Com o chá morno você deve umedecer um algodão com o chá pingar algumas gotas no ouvido.

chá de camomila

Chá de guaco

Essa bebida precisa ser feita com 1 litro de água, 1 colher se sopa de guaco e 1 pedaço da casca de laranja. Para preparar basta ferver a água e misturar os ingredientes.

Depois disso, deixe o chá descansar por 10 minutos. Tome 2 vezes ao dias enquanto a dor durar.

chá de guaco é bom pra dor no ouvido

 

Dicas

É sempre bom prevenir do que remediar! Portanto, para evitar que entre água nos seus ouvidos seque bem suas orelhas, evite nadar em locais muito poluídos e não cutuque seus ouvidos com hastes flexíveis.

Além disso, tenha um cuidado maior com os bebês pois sua região do ouvido é bem delicada.

E por fim não se esqueça dos animais, sempre que notar um comportamento estranho não hesite em leva-lo no veterinário pois pode ser uma dor ocasionada pela água no ouvido.

O que você achou do post? Já teve dor no ouvido? Conta pra gente.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Você Também Irá Gostar De:

Você Também Vai Gostar Em Nosso Site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *