Alecrim: Conheça seus principais benefícios, e suas propriedades!

O alecrim é um tempero muito usado no Brasil, principalmente para carnes vermelhas, como o filé mignon e outras, até no churrasco brasileiro ele passou a ter certa força, embora muitos ainda prefiram o purismo do sal grosso.

Porém, não é somente o sabor do alecrim que é incrível e o seu uso na culinária. Essa planta possui diversas propriedades medicinais e benefícios para a saúde humana.

Por isso, este texto vai te mostrar todos esses detalhes a respeito do alecrim como um aliado da saúde. Veja tudo isso e muito mais nos próximos tópicos!

Para que serve o alecrim?

O alecrim serve para temperar comidas e deixar pratos deliciosas. Além disso, ele possui também uma série de benefícios para a saúde humana.

Entre os já reconhecidos cientificamente, essa especiaria é um grande aliado na digestão, já que atua diretamente no sistema digestivo e regula essa importante parte do corpo humano.

Além disso, alguns estudos mostraram sua força no enfrentamento de problemas psiquiátricos, como a ansiedade e o estresse.

Quais são suas propriedades?

Uma das vantagens do seu uso é o fato dele ser antioxidante, isso quer dizer que ele ajuda o fígado a eliminar as toxinas do corpo. Além disso, ele tem muitos sais minerais, como o fósforo, potássio, cálcio, magnésio e ferro. Também é rico em vitamina B6.

Principais benefícios do alecrim

Por conta dessa riqueza em sais minerais, o alecrim é ótimo para a saúde dos ossos, principalmente das articulações, para quem sofre de artrite. Ele ajuda a eliminar o inchaço, diminuir a dor e acabar com a inflamação como um todo.

O alecrim ainda atua no sistema nervoso e no digestório, principalmente no enfrentamento do estresse e da ansiedade e na regulação do processo digestivo. É ótimo para quem sofre de prisão de ventre, por exemplo.

Alguns estudos também colocam o alecrim como aliado na circulação sanguínea e como antibacteriano. Ele ainda pode ajudar na cognição, principalmente na questão da memória, além de ser ótimo para enfrentar o mau hálito, já que é super refrescante e mata as bactérias presentes na boca.

Veja também: Todos os benefícios do gengibre e como ele pode ajudar a melhorar sua saúde!

Como consumir?

alecrim na pipoca

A forma mais comum e também mais gostosa de se consumi-lo é como tempero para comidas. Você pode jogar as folhas em cima da comida, das carnes, ou fazer um defumado com a fumaça do alecrim queimado que também fica muito apetitoso.

Se você quiser um alecrim mais forte, mais presente, existe a opção de tomar o  seu chá  ou, então, comprar o composto em forma de comprimido.

Chá de alecrim emagrece?

O alecrim é um ótimo regulador do sistema digestório, mas ele não faz o trabalho sozinho. Com isso, o chá de alecrim pode sim ajudar no processo de emagrecimento, mas não é um milagreiro. Precisa estar junto a uma boa alimentação, prática de exercícios físicos, noites de sono completas e muita água.

O alecrim proporciona mesmo relaxamento e bem estar?

Sim, é uma das principais ações do alecrim. Ele atua direto no sistema nervoso e ajuda a diminuir a sensação de estresse, raiva, ansiedade. É um calmante natural que pode e deve ser ingerido em momentos de tensão para você conseguir relaxar e seguir com a vida tranquilamente.

O alecrim é um grande aliado da saúde humana e o melhor de tudo é que você consegue encontrá-lo em qualquer supermercado ou feira.

Além disso, ele é um tempero maravilhoso, que vai deixar os seus pratos ainda mais apetitosos. Se preferir, pode tomar o chá ou ingerir as cápsulas que também oferecem todos os benefícios da folha fresca. A escolha é sua, mas como tempero ele fica, realmente, muito mais sensacional.

Teste receitas em casa, faça um churrasco e tempere a carne com alecrim ou o deixe queimar para fazer a defumação. Veja o resultado, mesmo se você for amante da carne apenas com sal grosso, com certeza o sabor vai te surpreender e seus churrascos nunca mais serão os mesmos. Pode confiar que o sabor fica, realmente, muito bom!

Se tiver ainda alguma dúvida a respeito do uso do alecrim, ou se conhecer alguma receita bem gostosa para fazer com esse tempero maravilhoso, deixe o seu comentário aqui embaixo!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Você Também Irá Gostar De:

Você Também Vai Gostar Em Nosso Site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *