Gengibre: Como consumir? Ele realmente emagrece? Saiba porque incluí-lo no seu dia a dia!

Os consumidores brasileiros estão cada vez mais consumindo gengibre em alguma de suas refeições e não somente pelo seu sabor, mas por conta mesmo dos benefícios que essa raiz traz para a saúde humana.

Para quem não sabe, o gengibre é um vegetal natural da Ásia, parente do açafrão, inclusive com cor bem parecida, e que sempre foi usado na culinária e também para questões de saúde.

Essa fama do gengibre ultrapassou os continentes e chegou ao Brasil há bastante tempo. Seus pais e avós, com certeza, já usavam ele com o objetivo terapêutico. Hoje em dia, a força dessa raiz cresceu mais ainda e hoje é difícil encontrar quem não sabe o que é o gengibre e que ele possui essas características relacionadas à saúde humana.

Nos tópicos a seguir você vai saber tudo o que precisa sobre essa especiaria. Os benefícios, as formas de consumir, os possíveis efeitos colaterais e outras informações relevantes. Confira!

Quais são os benefícios do gengibre para a saúde?

gengibre cortado e ralado

O gengibre é um excelente aliado ao sistema gastrointestinal. Ele atua desde o estômago, até o intestino, passando pelo fígado e demais órgãos hepáticos. Isso faz do gengibre um ótimo aliado contra refluxo, gases, náuseas, enjoo, indigestão e tudo mais. Ele elimina as gorduras e, assim, faz com que o fígado fique cada vez mais saudável.

Outra questão importante dele é o fato dele ser um alimento super refrescante. Isso faz dele um grande aliado contra o mau hálito, já que elimina as bactérias e dá frescor à boca.

Ele também pode ser usado como anti-inflamatório, principalmente para quem sofre de artrite e dores musculares em geral, além de ser usado para melhorar problemas de saúde respiratórios, sendo base até de xaropes.

Como devo consumir?

O gengibre é usado na culinária nacional como um tempero. Por ter um sabor muito presente, forte mesmo, as suas raspas são as mais indicadas para temperar pratos quentes e também saladas. Em sopas, por exemplo, o frescor do gengibre fica ótimo.

Além desse uso, ele também está presente em chás, dos mais diferentes tipos e jeitos. Você pode fazer o chá apenas de gengibre, como também adicionar pedaços dele em outros, como o chá verde ou de hibisco.

A outra forma de se consumi-lo é em cápsulas. Ele é vendido em lojas de suplementos naturais e pode ser consumido por determinadas pessoas, já que possui algumas contraindicações.


Leia também: Artigo completo sobre todos os benefícios e como usar o óleo de citronela!


Posso consumir gengibre na gravidez?

gengibre fatiado

Esse ainda é um mistério para a ciência. Muitos pesquisadores divergem sobre o uso ou não do gengibre durante a gravidez. Por via das dúvidas é melhor não usar. Existe o risco dele causar má formação do feto e até aborto. Por isso, é melhor evitar.

O gengibre é um termogênico, por isso deve ser tomado com cuidado por outras pessoas para além das grávidas. Crianças, por exemplo, não devem consumir em excesso. Assim como quem sofre de problemas na tireoide, cardíacos e alérgicos.

Qual o mal que ele pode causar?

O gengibre possui alguns efeitos colaterais, principalmente em quem não pode ingeri-lo e para quem faz o uso exagerado da substância.

Algumas pessoas sentem bastante desconforto estomacal ao fazer uso exagerado do gengibre. Ele pode causar náuseas, dores, azia e até diarreia. São os sintomas mais comuns. Caso você sinta qualquer um deles, o melhor é parar de usá-lo.


Para que serve o óleo de melaleuca? Veja o conteúdo completo sobre esse assunto!


Por que o gengibre pode ajudar a emagrecer?

O gengibre é um termogênico, ou seja, ele aumenta o gasto calórico do seu corpo. Isso faz com que seu organismo gaste carboidratos e gorduras, o que gera o emagrecimento. Além disso, ele ajuda na regulação do sistema digestivo, o que também é um grande aliado para perder peso.

Gengibre em pó

gengibre em pó

A escolha da forma como usá-lo é sua. A melhor opção é sempre a mais natural, ou seja, a raiz mesmo, cortada ou ralada. Porém, você pode escolher o em pó, em cápsulas, o chá, enfim, são muitas as opções e todas elas só dizem respeito a você.

Se tiver gostado deste texto sobre as qualidades e cuidados com essa especiaria,  compartilhe-o com seus amigos nas suas redes sociais!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Você Também Irá Gostar De:

Você Também Vai Gostar Em Nosso Site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *