Remédio caseiro para abrir o apetite: Chás, sucos e alimentos para curar a perda de apetite!

remédio caseiro para falta de apetite

A falta de apetite dos filhos é trazem dores de cabeça e preocupação para muitas mães! E este sintoma pode ocorrer igualmente com adultos e trazer muitos problemas. Tanto para crianças quanto para adultos, a perda de apetite constante não é algo normal e por isso, deve-se consultar um médico ou pediatra para saber a origem deste sintoma. Afinal, muitas vezes ele pode estar associado a doenças e por isso devem ser tratadas com cuidado para não se agravar.

Após fazer o diagnóstico correto, pode-se utilizar então remédios caseiros e 100% naturais para trazer de volta a vontade de comer tanto em adultos como em crianças, estimulando a reabsorção de nutrientes e proteínas essenciais para nosso organismo.

Selecionamos a seguir algumas dicas de remédio caseiro para abrir o apetite!

Chás diversos para abrir o apetite

chás para abrir o apetite

Os benefícios dos chás, vão além de somente abrir o apetite, mas também possuem propriedades calmantes que diminuem os níveis de estresse e ansiedade, que muitas vezes representam a causa da falta de apetite.  Pode-se tomar chá de camomila, alfazema, orégano, erva-doce, gengibre ou fazer um mix de várias ervas.

Uma combinação ideal para combater a falta de fome é fazer um chá com folhas de limoeiro, raiz de aipo (ou salsão), ramos de tomilho e alcachofra. Se não tiver todos os ingredientes em casa, faça com aqueles que conseguir.

Ingredientes:

  • 3 folhas de limoeiro;
  • 1 colher de sopa de raiz de aipo ou salsão;
  • 1 colher de sopa de ramos de tomilho;
  • 2 colheres de sopa de alcachofra picada;
  • 1 Litro de água fervente.

Modo de preparo:

Adicionar todos os ingredientes em uma panela e deixar ferver por 5 minutos. Desligar o fogo, tampar a panela e deixar esfriar. Coe e tome todos os dias 30 minutos antes das principais refeições.

Melancia ou suco de melancia

suco de melancia para abrir o apetite

A melancia é um excelente remédio natural para abrir o apetite. Recomenda-se comer alguns pedaços de melancia pela manhã somente ou tomar o sumo entre as refeições e antes de dormir.

Ingredientes:

  • 2 xícaras de melancia em cubos;
  • 100mL de água filtrada;

Modo de preparo:

Bater tudo no liquidificador até formar um suco.

Suco de agrião

O agrião além de reduzir o estresse, estimula o metabolismo, fazendo com que a pessoa sinta fome mais rápido.

Ingredientes:

  • 2 laranjas descascadas
  • 1 colher de sopa de agrião;
  • 250mL de água filtrada;

Bata tudo no liquidificador, se achar necessário coe. Beba antes do almoço.

Suco de cenoura com levedura para abrir o apetite

Este suco também possui propriedades calmantes e auxiliam muito na estimulação do apetite em adultos e crianças.

Ingredientes:

  • 1 cenoura pequena
  • 1 comprimido de levedura de cerveja;
  • 250g ml água filtrada.

Bater tudo no liquidificador ou centrífuga de alimentos e tomar todos os dias uma hora antes do almoço.

Salada de hortaliças e certas frutas

remédios caseiros para abrir o apetite

Comer uma salada de hortaliças como agrião, chicória, rabanete, 30 minutos antes do almoço, pode auxiliar muito para abrir o apetite. Algumas frutas também são recomendadas como melão (pode fazer um suco com esta fruta), Pêra, maçã, uva. Mas é essencial que eles não sejam ingeridos em excesso para não acabar inibindo a fome posteriormente. E devem ser consumidos também com bastante antecedência das principais refeições.

Lembre-se sempre que a falta de apetite é algo sério, que podem trazer sérios riscos à saúde como desnutrição, anemia, deficiência de vitaminas, osteoporose por conta da falta de Vitamina D e cálcio, redução da imunidade, problemas de fertilidade, ciclo menstrual desregulado, problemas de crescimento dentre outros fatores. Então sempre procure um especialista e procure sempre aliar uma boa alimentação com a prática de exercícios físicos, que é imbatível para abrir o apetite.

Além disso, nunca crie um ambiente de estresse e cobranças no momento que a criança for se alimentar. Deixe pelo menos 3 horas entre uma refeição e outra e não dê snacks e lanches não saudáveis que possam atrapalhar a fome.

Sempre coloque também a porção correta no prato da criança. É normal que no primeiro ano de vida o bebê se alimente mais e após completar um ano a velocidade de crescimento diminui e junto com ela a quantidade de alimento que ele vai ingerir. Sempre coloque a porção adequada à idade de seu filho, para não o assustar e evitar o desperdício.

 

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *