Remédio caseiro para dor de estômago: Chás, sucos, e dicas caseiras

remédios caseiros para dor de estômago

A dor de estômago é algo que tem se tornado cada vez mais comum. Muitas vezes é causada pela ansiedade, nervosismo, comida em excesso, principalmente se for de origem não saudável como Fast Food, comer muito rápido ou até mesmo por alguma doença mais séria como hérnia, gastrite, esofagite, úlcera. Em todo caso, é aconselhável sempre procurar um médico especialista para verificar o causa das dores.

Feito isso, pode-se utilizar de artifícios naturais e caseiros, fáceis de serem preparados para aliviar as dores e o desconforto. Por serem orgânicos, podem ser consumidos por pessoas de todas as idades inclusive grávidas, desde que já tenha feito o correto acompanhamento médico.

Chás caseiros para dor de estômago

remédio caseiro para dor de estomago

Existem diferentes tipos de chás e ervas que auxiliam muito na azia e queimação. A Artemísia por exemplo possui propriedade digestiva, calmante e diurética, sendo, portanto, um ótimo remédio caseiro para a dor no estômago. Faça o chá com 10 a 15 folhas de Artemísia em 1 xícara de água fervente.

O dente-de-leão também é um excelente tratamento natural para dor de estômago por ser anti-inflamatório, diurético e estimulante do apetite. Para fazer este chá, adicione 1 colher de sopa de folhas secas de dente-de-leão em 1 xícara de água fervente. Deixe descansar por 10 minutos e beba a seguir.

Outras opções são o capim-limão, camomila, malva, semente de melão e hortelã-pimenta.

Este ultimo chá de hortelã-pimenta representa um dos melhores tratamentos para azia, por possuir propriedades antiespasmódicas, ou seja, aliviam as dores musculares, reduzindo os efeitos dos gases e congestões. Pode adicionar um pouco de mel nos chás caso goste. Tome devagar ao longo dos dias até que as dores sejam aliviadas.

Bicarbonato com limão ajuda a melhorar a dor de estômago?

O bicarbonato sozinho já é um ótimo tratamento para a dor de estômago por ser um antiácido por natureza. Mas para torna-lo ainda mais poderoso, pode-se acrescentar algumas gotinhas de limão.

O modo de preparo é bem simples. Basta diluir 2 colheres de chá de bicarbonato de sódio em 1 copo de água morna. Misture bem, se quiser adicione o limão e tome em seguida.

Folha ou raiz de alface e couve

alface para dor de estomago

Essas hortaliças, por serem anti-ácidas naturalmente, representam um bom remédio caseiro dor de estômago, além também de possuir efeitos calmantes, reduzindo o estresse e ansiedade que muitas vezes podem estar causando as dores.

Ingredientes:

  • 80 folhas de alface ou couve ou raiz de alface;
  • 1 litro de água

Modo de preparo:

Junte os ingredientes em uma panela e ferva por cerca de 5 minutos. Deixe descansar com a panela fechada por 10 minutos. Coe e beba 4 vezes ao dia em jejum e entre as refeições.

No caso da couve é ainda melhor se você fizer o suco verde de couve – que é antibacteriano, anti-inflamatório, antioxidante e protege o organismo. Pode ser feito com os talos da couve também que concentram ainda mais nutrientes.

Suco de batata crua para dor de estômago

A batata crua é um poderoso alimento para neutralizar a acidez do estômago e por consequência aliviar as dores e desconfortos causados pela azia.

Para prepara-lo basta ralar e espremer em um pano limpo uma batata crua até sair todo seu suco. Beber logo em seguida, sem deixar o suco repousar para não perder as propriedades nem escurecer. Pode ser tomado diariamente durante 2 ou 3 vezes por dia!

Bebida de vinagre de maçã

vinagre de maça dor de estomago

O vinagre de maçã, mesmo que não pareça, é um excelente antiácido e auxilia no trânsito intestinal, eliminando o desconforto causado por gases e má ingestão.

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de vinagre de maçã
  • 1 colher de sopa de mel
  • 1 copo de água morna

Modo de preparo:

Misture o vinagre com a água morna, adicione o mel e mexa bem. Beber em pequenas doses ao longo do dia até que a dor passe.

É importante ressaltar que é imprescindível para que as dores de estômago passem logo evitar certos alimentos como bebidas alcoólicas e refrigerantes, alimentos ácidos, açúcar em excesso, cebola, alimentos industrializados e investir muito em uma dieta rica em legumes cozidos, verduras, vegetais e carnes magras cozidas.

Caso sua dor de estômago tenha uma causa emocional, é extremamente recomendável a pratica de atividade física para evitar a ocorrência das dores, bem como consulta a um psicólogo, para levar uma vida mais tranquila e sem preocupações.

 

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *