Remédio caseiro para dor de garganta: Gargarejo, chás, sucos, chocolate..Veja todas as dicas!

As dores de garganta existem em diversos níveis e possuem causas das mais variadas. A garganta inflamada pode ser resultado, na maioria dos casos, de uma inflamação das glândulas, causada por infecções virais ou bacterianas.

A baixa imunidade contribui para o aumento das dores, que chegam a ser bastante incômodas, causado perda de apetite e em consequência da má alimentação, uma maior dificuldade de recuperação.

Por este motivo, selecionamos dicas de remédio caseiro para dor de garganta, que pode ser feitos para reduzir o máximo possível deste incômodo e minimizar bastante as dores, aumentando a imunidade.

Gargarejo com água morna, sal e limão

menina fazendo gargarejo para aliviar a dor de garganta

Este gargarejo é o remédio caseiro para dor de garganta mais conhecido e utilizado pelas pessoas. Ele ocasiona um alivio muito grande nas dores devido a purificação da garganta causada por seus compostos.

Ingredientes:

  • 1 L de água morna;
  • 3 limões;
  • 1 cebola média;
  • 1 pitada de sal;
  • 1 colher de mel.

Modo de preparo:

Ferva a água com a cebola e deixe por 7 a 10 minutos. Coe o líquido e adicione a ele o suco dos 3 limões, o mel e a pitada de sal.

Utilize esta infusão para gargarejar de 2 a 3 vezes ao dia. Pode-se adicionar ao chá apenas os ingredientes que você tiver em sua casa.

Sendo que o conjunto deles é que vai realmente potencializar a redução das dores de forma mais eficiente.

Outro gargarejo que também pode ser utilizado é com água morna, pitada de sal e uma colher de sopa de vinagre. Tanto o vinagre quanto a cebola, irão auxiliar no processo de desinflamação da garganta, por isso este é um procedimento que deve ser repetido várias vezes ao dia ao longo de uma semana ou até desaparecerem os sintomas.


Está com nariz escorrendo, alergia e espirrando? Então leia o artigo que fizemos com remédios caseiros para rinite!


Chá de eucalipto e gengibre para aliviar a dor de garganta

remédio caseiro para dor de garganta

Toda bebida quente por si só já acalma bastante as dores na garganta, permitindo que você consiga comer melhor por exemplo, após a ingestão de um chá. Esses dois ingredientes particularmente são muito bons por serem ótimos bactericidas e limpam o local, aliviando bastante o desconforto. Pode-se fazer um chá com os dois juntos ou separadamente.

Ingredientes:

  • 10 folhas de eucalipto ou hortelã;
  • 1 L água fervente;
  • 1 cm de gengibre

Modo de preparo:

Colocar todos os ingredientes em infusão na água fervente e deixar tampado por 10 minutos. Coar e beber logo em seguida. Recomenda-se tomar 3 vezes ao dia. Se desejar por adicionar 1 colher de sopa de mel pois ele ajuda a purificar ainda mais a garganta, combatendo o mal-estar.

Para remédio caseiro para dor de gargante faça chá de folhas de maracujá

folha de maracujá

Este chá é um excelente remédio natural para combater a dor de garganta! Além de ser um ótimo calmante natural.

Aconselhável tomar antes de dormir, ou mais no final da tarde e durante a noite, quando as dores costumam se acentuar, devido ao esforço feito à garganta inflamada ao longo do dia.

Ingredientes:

  • 1 xícara de água fervente;
  • 3 folhas de maracujá trituradas;
  • 1 colher de sopa de mel

Modo de preparo:

Ao final do processo de fervura da água, acrescente as folhas de maracujá já trituradas (para liberar suas propriedades) e deixe por alguns minutos (aproximadamente 3 minutos). Desligue o fogo, espere amornar e coe. Adicione 1 colher de sopa de mel e tome de 2 a 3 vezes ao dia.

Suco de frutas cítricas ajudam a curar a dor

sucos citricos

O suco de determinadas frutas cítricas como a laranja, morango, abacaxi, toranja são excelentes repositores de vitamina C, o que auxilia na revitalização da imunidade corporal.

Além de serem excelentes fontes de potássio, magnésio, betacaroteno, nutrientes que auxiliam no combate de doenças em geral.

Como o chocolate 70% cacau com menta pode ajudar?

chocolate como remédio caseiro para dor de garganta

Muito difícil encontrar alguém que não goste de chocolate! Além de ser muito saboroso, representa um ótimo remédio para as dores de garganta!

Rico em flavonoides, substância anti-inflamatória, o cacau e a manteiga de cacau ajudam a hidratar e aliviar a irritação.

O ideal é que seja uma barra de chocolate 70% ou mais de cacau. Derreta e misture com folhinhas picadas de hortelã, espero esfriar e chupe o chocolate aos poucos como se fosse uma bala.

Além de todas essas dicas, é sempre importante ficar atento aos cuidados no período de dores intensas. Evite respirar fumaça ou ar poluído.

Cafeína, álcool e leite de original animam também deve ser evitado. Descanse bastante para agilizar a recuperação do seu corpo e faça vaporizações durante a noite.

E ai gostou do texto sobre remédio caseiro para dor de garganta? Então compartilhe em suas redes sociais!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Você Também Irá Gostar De:

Você Também Vai Gostar Em Nosso Site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *