Remédio caseiro para dor de ouvido: Chás, óleos essenciais e receitas caseiras para tratar a dor de ouvido

remédio caseiro para dor de ouvido

Dores de ouvido são sintomas que podem ser ocasionadas por uma série de fatores e desequilíbrios em nosso organismo. A inflamação de ouvido é algo bem mais comum do que imaginamos e cada pessoa reage de uma forma. É sempre bom lembrar que somente um médico ou especialista pode dizer o que está causando a inflamação e é sempre bom consultá-lo antes de tomar qualquer medicamento.

Mas sabemos que este tipo de inflamação pode atingir níveis que são realmente insuportáveis, mau estar, desconforto, tonturas, e as vezes até insônia. Por este motivo, reunimos neste artigo os melhores remédios caseiros para aliviar a dor de ouvido enquanto a doença que está causando este sintoma não é curada.

Com alho ou cebola

Uma das causas das dores de ouvido são as infecções bacterianas. Neste caso, o alho pode ser muito eficiente no combate às bactérias.

Para isso, ferva 3 dentes de alho em um pouco água. Em seguida, molhe um pano ou toalha nesta água e enrole os alhos dentro. Deite com o ouvido dolorido para cima e pressione o pano morno sob o ouvido, espremendo o pouco os alhos. E tente relaxar, pois o calor do pano molhado é uma das mais eficientes maneiras de aliviar a dor. O mesmo serve para as cebolas. Elas possuem o mesmo efeito antibacteriano que pode ser utilizada no lugar do alho, seguindo o mesmo procedimento.

É muito importante que nada caia dentro do ouvido. Somente os aromas e a água quente devem ficar em contato com a parte externa do ouvido. Antes de aplicar qualquer produto internamente ao ouvido, consulte um médico para ter certeza que isso não irá fazer mal

Óleos essenciais no combate às dores de ouvido

óleos essenciais para dor de ouvido

É possível encontrar com facilidade em casas de produtos naturais os óleos essências a base de arruda, alfazema, tomilho e camomila que são ótimas alternativas para o alívio da dor de ouvido.

Existem duas formas de se utilizar os óleos para esta finalidade. A primeira é banhar um pedaço de algodão em um pouco de óleo e tapar o ouvido dolorido, deixando agir durante a noite. Deixe o ouvido completamente tampado pelo algodão, para evitar que ele caia durante o sono.

A segunda maneira é fazer uma mistura de 2 gotas do óleo essencial com um pouco de óleo vegetal como o azeite por exemplo. Misturar bem e massagear delicadamente em volta da orelha, duas vezes ao dia por 5 a 10 minutos.

Com gengibre

O gengibre, assim como o alho e a cebola, possui propriedades anti-inflamatórias também que podem auxiliar muito no tratamento, dependendo do tipo de doença que está causando as dores.

Você pode utilizar o chá de gengibre, fazendo uma infusão em água fervendo de 2 pedacinhos de gengibre, e embebedar um pano com o chá, deixando-o sob o ouvido afetado. Se já souber a causa das dores e for bacteriana, pode-se fazer um suco do gengibre com um pouco de azeite de oliva e pingar algumas gotas no ouvido. Deixando repousar com este ouvido virado para cima em um travesseiro.

Chás para dor de ouvido

chás para dor de ouvido

Caso a dor de ouvido seja causada por excesso de muco, durante resfriados e gripes por exemplo, os chás vão ser grandes aliados para o alívio do desconforto. Neste caso, o ideal é fazer inalações do chá quente com uma tolha sobre a cabeça impedindo que o vapor se dissipe.

Coloque 2 colheres de camomila, ou outro chá como tomilho, mil-folhas, hortelã e lavanda em água fervendo e deixe em infusão. Em seguida, respire o vapor com cuidado para não se queimar. Pode adicionar a esta infusão 2 gotas de óleos essenciais como de lavanda ou eucalipto. Esta técnica irá ajudar a dissolver o muco presente no sistema respiratório, aliviando não somente as dores de ouvido como outros sintomas associados à sinusite como a dor de cabeça, por exemplo.

Remédio caseiro para dor de ouvido em bebês

remédio caseiro para dor de ouvido em bebê

A dor de ouvido em crianças e bebês podem ser causadas por diversos fatores como pequenas lesões internas provocadas ao coçar o ouvido por exemplo, infecções virais ou bacterianas, gripe. Deixe sempre uma bolsa de água morna, ou passe com o ferro uma toalha, para fazer uma compressa, próximo ao ouvido, tomando cuidado para não queimar. Nesta compressa podem conter os remédios naturais já citados anteriormente como

  • Azeite de oliva
  • Alho
  • Chá de camomila

Mas lembre-se que a primeira atitude a se tomar é procurar um pediatra, principalmente se ocorrer o aparecimento de pus na região, vermelhidão, sangue, ou dor muito intensa.

 

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *