Remédio caseiro para febre: Saiba como acabar com esse sintoma da gripe, as dores de cabeça e no corpo!

A febre é a elevação geral da temperatura do corpo, que geralmente ocorre em decorrência de alguma doença ou uma queda do sistema imunológico. Ela acontece quando o organismo passa por um processo de defesa a algum tipo de agressão pois o aumento da temperatura corporal aumenta o tempo de resposta das células do sistema imunológico que combatem invasores do corpo. Porém, ela pode atrapalhar ao invés de ajudar caso não seja controlada. Por isso, é ideal que você faça algum remédio caseiro para febre antes que ela piore.

Esse problema é muito comum entre bebês, jovens, adultos e idosos, podendo gerar um quadro mais grave se não tratada de forma responsável, acompanhada de um tratamento paralelo à doença que causou o surgimento da febre.

Como fazer o chá de pulmonária para a febre?

A pulmonária possui atividade anti-inflamatória, estimula a sudorese e expectora os pulmões, o que contribui para abaixar a febre. Ela também auxilia no tratamento de infecções respiratórias paralelas que podem ser a causa da febre, como, por exemplo, gripes, resfriados, sinusite ou rinite e afins.

Para fazer o chá, siga esses passos:

  • Acrescente 2 colheres de sopa de pulmonária em 3 xícaras de água
  • Ferva essa mistura por cinco minutos
  • Desligue o fogo
  • Tampe o recipiente
  • Deixe o chá realizar sua infusão por 20 minutos.

Depois coe, adoce com mel a gosto, e beba morno.


Veja aqui medicamentos caseiros para combater os sintomas da sinusite.


cha de limao usado como remedio caseiro para febre

O chá de limão é um excelente remédio caseiro para febre

O chá de limão é ótimo para combater possíveis baixas na imunidade que podem acarretar na febre, pois é rico em vitamina C, um dos maiores anti-inflamatórios naturais.

Assim, o chá de limão aumenta as defesas do organismo, e diminui a necessidade de aumentar a temperatura corporal para combater os invasores do organismo.

Para essa receita, siga os passos:

  • Junte dois limões cortados em pedaços
  • Acrescente 250 ml de água em um recipiente
  • Ferva por cinco minutos

Depois é só coar e beber uma xícara a cada hora.


Além da febre, você está sofrendo também com o intestino solto? Veja aqui os melhores chás para acabar com a diarreia!


cha de macela usado como remedio caseiro para febre

Receita de chá de macela para abaixar a temperatura corporal

Esse chá diminui a temperatura corporal uma vez que aumenta a incidência da transpiração, graças às suas propriedades diaforéticas, ajudando a regular a temperatura e diminuindo naturalmente a febre.

Além disso, a macela combate a inflamação e também melhora a circulação sanguínea na superfície da pele, o que também estimula a transpiração.

Para preparar este remédio caseiro para febre, é só:

  • Ferver uma boa quantidade de água
  • Colocar 3 colheres de sopa das folhas de macela em um recipiente
  • Derramar a água nas folhas para realizar a infusão
  • Tampar o recipiente
  • Deixar o chá em infusão por 20 minutos

Coe antes de beber, espere amornar e beba o chá antes que ele esfrie.

Como fazer um remédio caseiro para febre com chá de cardo-santo?

Esse chá funciona da mesma forma que o anterior, aumentando o volume de suor que o corpo produz, o que comprovadamente diminui a temperatura corporal.

Use:

  • 15g das folhas de cardo-santo
  • 1/2 litro de água

Então é só colocar as folhas na água fervida para realizar a infusão da planta por aproximadamente 10 minutos.

Essa planta tem um gosto bem forte e amargo, por isso, não há problema em adoçar o chá com mel. Agora é só beber 2 vezes por dia após suas refeições normais.


⋙ Você também está tossindo muito? Confira aqui como tratar a tosse seca em casa.


remedio caseiro para febre manjericao

Receita com chá de manjericão

O chá de manjericão, além de ser um calmante que ajuda a reduzir as dores musculares e é um excelente tratamento caseiro para dores de cabeça, que são sintomas muito frequentes que acompanham a incidência da febre, ele também promove a transpiração.

Use aproximadamente vinte folhas frescas de manjericão ou 1 colher de sopa de folhas secas, para uma xícara de água. Se sua opção for usar as folhas frescas, amasse as folhas em um recipiente e acrescente à água, depois de ferver.

Feito isso, tampe o recipiente e espere o chá fazer a infusão por 20 minutos. Se a escolha for usar as folhas secas, não é necessário amassar antes de jogar as folhas a água fervente.

Mas atenção! Grávidas não devem ingerir nenhum tipo de chá sem antes consultar o médico, pois alguns deles possuem alta ação abortiva!

cebola usada para remédio caseiro para febre feito

Faça um remédio caseiro para febre com cebola

Para fazer esse remédio caseiro basta cortar uma cebola em rodelas e pisar sobre elas por meia hora. Você pode utilizar um pano para evitar a sujeira, mas é mais aconselhado que se deposite as rodelas de cebola diretamente no chão.

Esse tratamento também pode ser feito colocando as rodelas no pé e prendendo com uma meia. Mas é importantíssimo que se mantenha em repouso por meia hora, em pé, para aumentar o efeito desse legume.

Outra ideia é colocar as rodelas de cebola dentro das suas meias, podendo ser a roxa ou branca.

Use uma toalha fria

Uma dica caseira muito aliada da febre é molhar uma toalha fria e passar nas axilas, na testa e na nuca do indivíduo para ajudar a baixar a temperatura corporal.

Você pode usar esse método ao mesmo tempo em que toma algum dos chás citados o que irá reduzir sua temperatura corporal mais rápido.

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *