Remédio caseiro para garganta inflamada: Acabe com os sintomas de rouquidão, tosse e dores com essas receitas!

mulher com garganta inflamada para representar remedio caseiro para garganta inflamada

A inflamação na garganta é um incômodo que nos impede de realizar plenamente diversas atividades que fazem parte da nossa rotina, como beber e comer, conversar e trabalhar. E como nem sempre temos tempo ou dinheiro para irmos ao médico, um remédio caseiro para garganta inflamada pode aliviar os sintomas.

A garganta pode se inflamar por diversas razões, sendo as mais comuns ações bacterianas ou virais, contraídas através da nossa respiração durante o dia, ou via contato direto com pessoas infectadas.

Também em alguns casos, principalmente entre aqueles que trabalham com a voz, ocorrem lesões e irritações vindas do uso exagerado ou indevido da garganta.

Essa inflamação se manifesta através de dores fortes na região, inchaço da estrutura que abriga a laringe e faringe e até azias e refluxos estomacais.

Caso você possua uma dor que já se prolonga por mais de uma semana, e não quer recorrer aos remédios tradicionais, confira abaixo uma lista de tratamentos naturais que podem ser seus aliados dentro de casa.

Faça um remédio caseiro para garganta inflamada com água e sal

A água morna ajuda a reduzir bastante as dores da inflamação na garganta. Fazer o gargarejo de água morna, somada ao sal e ao vinagre, altera o pH da região da garganta, o que ajuda a diminuir a inflamação e aliviar a dor instantaneamente, devido ao poder relaxante que a água morna trás aos nossos músculos.

Entretanto, essa receita caseira não é completamente eficiente se feita sozinha, sem o acompanhamento de outros remédios, caseiros ou tradicionais.

Para fazer o gargarejo misture 120 ml de água morna com 1 pitada de sal e um pouco de vinagre. Faça o gargarejo quantas vezes forem necessárias.

Se você perceber alguma reação contrária por parte do seu corpo, pare o tratamento imediatamente.

cha de hortela e mel como remedio caseiro para garganta inflamada

Receita de chá de hortelã com mel

Esse poderoso chá limpa e purifica a garganta acabando com o desconforto e o mal-estar quase imediatamente.

O chá é feito com aproximadamente um talo de hortelã para 300 ml de água junto com uma colher de mel ao chá para adoçar.

Ferva os 300 ml de água e acrescente o talo de hortelã. Feito isso, depois adicionar uma colher de mel ainda quente. Coe a mistura, espere um pouco para esfriar e tome enquanto ainda estiver morno.

Remédio caseiro para garganta inflamada com mel quente e limão

O mel é um composto que possui ação microbiana, ajudando a aliviar a dor, momentaneamente. O limão por sua vez, funciona como anti-inflamatório natural e possui vitamina C, que fortalece o sistema imunológico e da energia, combatendo o sintoma de cansaço e fadiga.

Por isso, com esses compostos você pode fazer um remédio caseiro para garganta inflamada que irá aliviar suas dores.

Basta misturar uma colher de chá de mel com meia xícara de água quente, já fervida. Feito isso, acrescente um limão inteiro espremido e beba assim que terminar o processo.


Talvez você queira ler também sobre como tratar a bronquite com métodos caseiros.


Receita de chá de tanchagem para a garganta

A tanchagem é uma das plantas medicinais mais poderosas que podemos encontrar na natureza. Ela possui alto teor anti-inflamatório e é muito eficaz para aliviar a irritação na garganta.

Para fazer o chá ferva um litro de água, e desligue o fogo quando levantar fervura. Acrescente aproximadamente 30 gramas das folhas de tanchagem secas e tampe o recipiente.

Espere cerca de 20 minutos e beba assim que estiver a uma temperatura confortável para a boca.

Para completar o tratamento, acrescente 10 gotas de própolis ao chá antes de beber, e gargareje um pouco com os últimos goles do chá para obter um resultado mais efetivo.

Como fazer um remédio caseiro para garganta inflamada com eucalipto?

O chá de eucalipto é útil na limpeza da garganta, além de aliviar a dor e o desconforto. Esse chá pode ser feito com as folhas secas ou frescas do eucalipto.

Se secas, acrescente as folhas na concentração que desejar em um recipiente com água fervida. Tampe o recipiente e espere alguns minutos antes de beber. Beba o chá ainda morno.

Caso as folhas que você usar ainda estejam frescas, amasse as folhas em uma vasilha e jogue junto da água, na quantidade que desejar beber, após ter levantado fervura.

Como o eucalipto atua limpando a região da garganta, também faz parte do tratamento inalar o vapor que sai do chá antes de bebê-lo.


⋙ Seu nariz também não para de escorrer? Confira aqui alguns tratamentos caseiros para rinite alérgica.


O própolis também ajuda a diminuir as dores

O própolis é o melhor aliado da garganta inflamada ou irritada. Pode ser utilizado na forma de spray bucal, pastilhas, balas, em gotas entre outros.

É indicado usar o própolis juntamente ao mel para adoçar e fazer com que o gosto desse composto seja mais agradável.

Apesar de ser um dos remédios caseiros mais poderosos, ele ajuda somente na redução dos sintomas e desconfortos gerados pela inflamação da garganta, mas ele sozinho não resolve todo o problema, apenas ameniza as dores.

Como usar o gengibre como medicamento caseiro para a garganta inflamada?

gengibre usado como remedio caseiro para garganta inflamada

O gengibre é um potente anti-inflamatório. Assim como o própolis, ele só combate os sintomas, mas não trata o problema.

Pode ser usado também no formato de bala, que estimula a salivação, que lubrifica as cordas vocais e a garganta. Também pode ser consumido cru, como chá de gengibre, como óleo ou em conserva.


Talvez você queira ler também sobre como tratar a tosse seca com remédios caseiros!


 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Você Também Irá Gostar De:

Você Também Vai Gostar Em Nosso Site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *