Remédio caseiro para hemorroida: Para tratar as internas ou externas e parar de sangrar e doer!

homem sentindo dores de hemorroida

As hemorroidas ainda são um tabu entre os brasileiros, mas são muito comuns e afligem diversas pessoas pelo país. Por não serem muito discutidas, muitas pessoas sofrem com hemorroidas e não sabem o que fazer ou como tratar elas. Mas uma dos tratamentos possíveis é fazer algum remédio caseiro para hemorroidas, que pode amenizar os sintomas.

Se você sofre com esse problema e quer uma solução para sua dor, confira nosso artigo e anote todos os passos.

O que são as hemorroidas?

As hemorroidas são veias inchadas e encontradas na parte inferior do reto ou do ânus, podendo chegar a se tornarem feridas expostas ou internas, gerando muito sangramento e desconforto para evacuar.

Alguns dos sintomas dessas veias dilatadas são:

  • Coceira
  • Sangramento ou dor na região anal
  • Dificuldade ou incapacidade total de defecar

Como esses sintomas podem afetar muito a vida de uma pessoa, é fundamental buscar um médico para resolver o problema. Porém, se no seu dia a dia você se sente muito incomodado, é possível recorrer a alguns remédios caseiros para hemorroida, como:

Remédio caseiro para hemorroida com banho de assento de castanha da índia

O banho de assento é ótimo para tratar hemorroidas externas. A castanha da índia auxilia bastante na cicatrização e na melhora dos sintomas. Outros banhos também podem ser úteis como os de camomila ou arnica.

Até mesmo o banho de assento com água morna pode ser eficaz no alívio das dores e do sangramento, mas as ervas possuem propriedade medicinais que trazem maiores benefícios.

Para fazer esse remédio caseiro para hemorroida, será necessário:

  • 2 litros de água fervente;
  • 5 colheres (sopa) de castanha da índia em pó.

Então é só misturar os ingredientes e deixar a solução descansar por dez minutos, até a água ficar morna. Em seguida coloque o líquido em uma bacia e se sente nela sem roupas íntimas por cerca de 20 minutos.

O ideal é repetir o tratamento por 5 dias.


Você também sofre de intestino preso e constipação? Leia também sobre os melhores chás para eliminar os gases!


cha de alecrim como remedio caseiro para hemorroida

Receita de compressa com chá de alecrim

O alecrim possui capacidades anti-inflamatórias e auxilia a acalmar a região afetada pela hemorroida, assim como o banho de assento de camomila.

Por isso, você pode fazer um chá de alecrim com 2 colheres (sopa) de folhas secas dessa planta e meio litro de água para produzir um remédio caseiro para hemorroida que realmente funciona.

Após deixar o chá amornar, basta colocá-lo em algum pano e utilizá-lo de compressa diretamente na região inflamada.

Outra opção além de usar o pano umedecido com o chá é colocá-lo direto em algum recipiente próprio para compressa, sendo aplicado diretamente na região anal.

cipreste como um remedio caseiro para hemorroida

Como fazer um remédio caseiro para hemorroida com cipreste?

Esse banho é feito da mesma forma como o primeiro banho apresentado. A erva de cipreste é conhecida pelas suas propriedades calmantes, antiespasmódicas e que ajudam a controlar a dor e impedir a expansão da hemorroida.

Para fazer o banho é necessário 1.5 litro de água fervida. Depois de ferver, acrescente 8 gotas de óleo essencial de cipreste ou duas colheres de sopa da planta.

Então é só aguardar fora do fogo por 20 minutos e se sentar na solução por mais 20.


Confira também como tratar o intestino preso com métodos caseiros!


folhas de hamamelis para remedio caseiro para hemorroida

Faça um banho de assento com chá de hamamélis

A hamamélis é uma planta poderosa que possui propriedades anti-inflamatórias e anti-hemorrágicas. Por isso, é ótima para reduzir as inflamações no ânus e reduzir a perda de sangue muito comum durante o momento de defecação.

Ela também atua no tratamento de diversas complicações como caspa, problemas na gengiva, má ou pouca circulação sanguínea, hemorragias, queimaduras e varizes.

Portanto, para realizar o banho de assento como remédio caseiro para hemorroida, é preciso 1 punhado de hamamélis e 1,5 litro de água.

Diferente dos primeiros banhos explicados, basta ferver a água e adicionar o hamamélis, deixando ferver por mais 5 minutos. É importante coar após esse processo e tomar os banhos mornos todos os dias até se atingir o objetivo.

Faça também uma pomada caseira para hemorroida com hamamélis

Essa mesma planta também pode gerar uma pomada poderosa. Esse tipo de tratamento caseiro para hemorroidas muito eficaz pois, além de possuir propriedades que combatem as causas da ferida, também têm uma textura que traz alívio instantâneo.

A pomada de hamamélis possui ação adstringente, anti-inflamatória e anti-hemorrágica. Para fazer esse creme será necessário:

  • 60 ml de parafina líquida
  • 4 colheres (de sopa) de cascas de hamamélis
  • 60 ml de glicerina

Seu preparo se dá da seguinte forma: primeiramente, colocar tanto a parafina quanto a hamamélis numa panela e ferver por 5 minutos.

Depois, coar a mistura e adicionar 30 ml de glicerina. Isso feito, será preciso colocar guardar em um recipiente com tampa e manter refrigerado. Usar diariamente por em torno de um mês.


Talvez você queira ler depois sobre: Os melhores tratamentos caseiros para diarreia!


alimentos que ajudam a combater as hemorroidas

Coma alimentos que soltam o intestino!

Além desses tratamentos, é bom lembrar que a nossa alimentação sempre é a porta de entrada para remédios naturais que fazem efeito de dentro pra fora.

Uma ótima forma de combater a hemorroida é amolecer as fezes para amenizar as dores e o desconforto para defecar. Afinal, fezes duras e desidratadas contribuem para aumentar o atrito nas paredes do ânus e aumentar as veias inchadas e feridas.

Por isso, os melhores alimentos que soltam o intestino são:

  • Kiwi
  • Ameixa preta seca
  • Mamão
  • Semente de abóbora
  • Aveia
  • Kefir
  • Laranja com bagaço
  • Feijão preto
  • Grão-de-bico e lentilha
  • Chia
  • Brócolis
  • Abóbora
  • Alcachofra

Além desses, ingerir mais fibras e cereais todos os dias é a chave para melhorar sua movimentação intestinal. O chá de sene também é um ótimo tratamento para a prisão de ventre.

Se você gostou das nossas dicas e tem mais alguém que precisa dessa lista de remédios caseiros para hemorroida, compartilhe esse texto!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Você Também Irá Gostar De:

Você Também Vai Gostar Em Nosso Site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *