Remédio caseiro para micose na unha: Alho, hortelã, vinagre, kefir, limão e bicarbonato. Veja as receitas!

remédio caseiro para micose na unha

Muitas vezes, as micoses nas unhas ou fungos podem ser tratadas somente com remédios caseiros facilmente encontrados em casa ou em supermercados. Mas em todo caso é aconselhável o acompanhamento de um profissional especializado como o dermatologista para um tratamento mais eficaz e rápido.

As vantagens dos remédios caseiros é que pode serem naturais quase não possuem contraindicações e representam sempre uma alternativa mais em conta aos remédios tradicionais. Porém pode-se recorrer ao tratamento com antifúngicos, pomada, comprimido ou esmaltes.

Remédios caseiros com alho para micose

remédio caseiro com alho para micose

Devido as suas propriedades antifúngicas e antimicrobianas o alho é um excelente tratamento para a micose. Você pode utilizá-lo fazendo um escalda-pés com uma bacia de água morna e alguns alhos dentro ou utilizar as receitas abaixo:

Extrato de alho:

Ingredientes:

  • 1 dente de alho
  • 1 vidro de Mertiolate ou álcool.

Modo de preparo:

Colocar o dente de alho dentro do Mertiolate ou álcool e deixar repousar por um dia. Passar esta mistura nas unhas infectadas 3 vezes ao dia durante 1 mês ou até os sintomas desaparecerem.

Pomada de alho:

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva
  • 10g de alfafa
  • 1 limão
  • ½ cebola
  • 1 dente de alho

Modo de preparo:

Cortar a cebola e amassar ou processar junto com o alho e a alfafa. Misture tudo com o suco puro do limão e os demais ingredientes até que fique homogêneo e pastoso. Utilize esta pomada todos os dias antes de dormir e retire completamente pela manhã para o limão não manchar a pele.

Chá de hortelã-pimenta para escalda-pés

remedio caseiro hortela micose unha

Assim como o alho, a hortelã-pimenta possui propriedades antissépticas poderosas no tratamento contra a micose, representando um excelente remédio caseiro para a cura da mesma.

Ingredientes:

300g de folhas de hortelã-pimenta

500mL de água fervente

Modo de preparo:

Em uma bacia adicione a água fervente e as folhas de hortelã-pimenta. Espere um pouco até a água estar morna e confortável para colocar as unhas. Mergulhar os pés por cerca de 20 minutos e secar completamente depois.

Para o tratamento rápido da micose é muito importante que as unhas nunca fiquem molhadas e sempre estejam completamente secas, para evitar a proliferação dos fungos.

Óleo de cravo-da-índia para tratar a micose nas unhas

remedio caseiro micose unha cravo

Além de possuir propriedades antissépticas e bactericidas, o cravo-da-índia é um excelente cicatrizante

Para a sua utilização, adicione uma colher de sopa de cravos-da-índia em um pouco de azeite de oliva, e aqueça em banho maria. Coe e aplique o óleo nas unhas com micose diariamente.

Suco de limão e bicarbonato

limão e bicabornato para micose unhas

O ácido cítrico presente no limão auxilia na eliminação dos fungos presentes nas unhas com micose. Pode ser utilizado sozinho, mergulhando a unha infectada no suco de limão e deixando agir por uns minutos. Ou pode-se também fazer uma pasta com bicarbonato de sódio e um pouco do suco do limão e passar por cima da unha antes de dormir. Lembrando de lavar muito bem as unhas ao acordar. Pode colocar uma meia após passar a pomada para evitar que ela saia ao longo da noite.

Vinagre de maçã

vinagre de maça micose de unhas

Da mesma forma que o limão, o vinagre, por ser um liquido ácido, auxilia no combate aos fungos presentes nas unhas.

Para utilizar este remédio caseiro para micose na unha é muito simples. Basta misturar partes iguais de vinagre de maçã e água e colocar as unhas de molho logo em seguida por 20 minutos. Repetir este processo todos os dias até que a micose esteja eliminada.

Não se esqueça de secar muito bem as unhas após o banho de vinagre. Se quiser pode inclusive utilizar um secador em temperatura baixa para secar completamente as unhas.

Iogurte Natural ou Kefir

kefir micose unha tratamento caseiro

Certas bactérias presentes no iogurte e alimentos com Kefir, conhecidas como probióticos, possuem uma ação extremamente eficaz no combate aos fungos que se desenvolvem nas unhas ou em qualquer outra parte do corpo.

Para utilizá-lo basta aplicar um pouco do iogurte sobre as unhas, esperar secar, e lavar com água fria, secando bem depois.

Pode-se também consumir este alimento diariamente de manhã e a noite para potencializar o efeito.

Outros remédios caseiros para tratar a micose nas unhas

A seguir listamos também outros remédios caseiros que podem ser utilizados no combate da micose:

  • Óleo de copaíba;
  • Água oxigenada;
  • Óleo de malaleuca;
  • Vick VapoRub

Para se utilizar esses outros remédios caseiros basta passa-los sobre a unha infectada e deixar agir por alguns minutos. Retirando a umidade logo em seguida.

 

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *