Remédio caseiro para afta: Veja como aliviar o incômodo com o que você tem em casa!

As aftas são pequenas feridas que se formam na superfície interna da boca, na língua ou na gengiva. Elas ocorrem por diversas razões, podendo ser graças a irregularidades na alimentação, estresse, problemas hormonais, alergias, doenças estomacais, etc.

Essas feridas que se formam costumam ser muito dolorosas, causando febre local e dificultando bastante a alimentação. Nem sempre podemos recorrer a remédio que tratam as aftas, e, para combater esse desconforto intenso, existem alguns remédios naturais e dicas caseiras para afta, e que você pode seguir para combater esses sintomas. Veja a seguir!

Remédio caseiro para afta: Alcaçuz

remedio caseiro para afta alcacuz

O extrato de alcaçuz pode ser aplicado diretamente sobre as aftas, o que ajuda a curar e a cicatrizar as feridas, uma vez que sua composição possui propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes. Basta pintar três ou quatro gotas sobre as feridas ou adicionar 15-30 gotas em um copo com água morna e fazer o bochecho por alguns segundos. Para um efeito eficaz, repita o tratamento de duas a três vezes ao dia.

❱❱ Leia também: Remédio caseiro para tosse seca!

Alivie a dor com Salvia

remédio caseiro para afta

As folhas dessa planta medicinal possuem grandes propriedades desinfectantes, que combatem possíveis vírus e bactérias que podem estar causando ou potencializando o surgimento e manutenção das feridas na cavidade bucal. Também possuem propriedades anti-inflamatórias.

Você pode usar a salva em gotas, aplicando diretamente sobre as aftas, ou também utilizar de um chá da planta para fazer o bochecho. Se sua opção for o chá, ferva uma xícara de água e depois de ferver, desligue o fogo e acrescente 50g de folhas de salva. Tampe, deixe fazer a infusão, coe e tome quando estiver morno.

Bochecho com sal para afta

remédio caseiro para afta

O bochecho feito com sal marinho é reduz a inflamação e irritação geradas pelas aftas e também contribui para desinfetar toda a boca. Misture duas colheres de sopa de sal em um copo de água morna, e faça o bochecho sempre que necessário.

Extrato de própolis

O Extrato de Própolis é um dos melhores cicatrizantes naturais, além de funcionar também como anti-inflamatório e bactericida. Assim, ele é um ótimo remédio caseiro para afta. O própolis também tem efeito regenerador sobre a pele, recuperando os tecidos que foram destruídos pelo surgimento das feridas. Aplique as gotas de própolis diretamente sobre a afta ou ferida a tratar, 4 a 5 vezes por dia.

❱❱ Leia também: Remédio caseiro para Refluxo!

Água oxigenada

A água oxigenada ajuda a desinfetar e a curar as aftas por conferir uma limpeza profunda e combater os micro-organismos que causam e pioram o quadro de feridas e por isso ela é também um ótimo remédio caseiro para afta. Você pode utilizar desse tratamento aplicando a água oxigenada diretamente sobre as aftas ou com a ajuda de uma haste flexível com a ponta de algodão.

Alimentos de pH básico ajudam a eliminar aftas

As aftas geram um ambiente ácido para a boca que aumenta as feridas e gera mais dor. Alimentos que possuem pH básico combatem diretamente a acidez e trazem alívio para as aftas. Em contra partida, alimentos ácidos como o tomate e seus derivados, são os maiores agravantes das feridas. Alguns alimentos básicos são: batata, legumes e verduras de forma geral, gengibre, iogurte e outros.

Bicarbonato de sódio

bicarbonato de sódio para afta

O bicarbonato é um poderoso antisséptico, a espelho da água oxigenada e do sal. Pode ser utilizado fazendo um bochecho com água morna, na proporção de duas colheres de sopa para um copo de água morna, ou também em formato de uma pastinha com pouquíssima água e bicarbonato que pode ser aplicada diretamente na ferida.

Aloe vera (babosa)

remédio caseiro para afta babosa

A babosa é um dos principais remédios naturais que possui muitos nutrientes e propriedades regeneradoras. A planta, no interior da sua folha, possui uma substância de aspecto gelatinoso e sedoso, que pode ser aplicado diretamente sobre as aftas. Porém, essa gelatina presente na folha não tem um gosto agradável, mas confere alívio instantâneo.

Caso o gosto seja insuportável, a segunda opção é misturar o gel presente na folha de babosa a meio copo de água morna e fazer o bochecho, enxaguando a boca com água ao final do tratamento.

Cravo da Índia

remédio caseiro para afta cravo da índia

Para usar o cravo-da-índia como remédio natural para afta basta colocar um cravo-da-índia seco na cavidade bucal e fazer o movimento de sucção do cravo durante todo o dia, ou até o elemento se dissolver inteiro na boca. Ele ajuda na cicatrização das feridas e também combate novas infecções.

E ai gostou do texto sobre remédio caseiro para afta? Deixe seu comentário!

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *