Remédio caseiro para anemia: Alimentos, sucos e chás!

remédio caseiro para anemia

Primeiramente, é importante saber que a anemia acontece na maioria dos casos, por falta de ferro no sangue. Por este motivo, recomenda-se incluir na alimentação diária de pessoas que sofrem com esta doença, alimentos ricos em ferro! Que pode ser feito através do preparo de remédios caseiros naturais poderosos no combate a anemia.

Fique atento a este artigo até o fim para você conhecer a lista de alimentos que se enquadram neste perfil. Para facilitar, o ferro é encontrado, geralmente, em alimentos de cor escura como a beterraba, folhas escuras como o espinafre, ameixa, feijão preto e outros que iremos falar logo mais.

Continue lendo e veja uma lista com remédio caseiro para anemia!

Suco de laranja, cenoura e beterraba para anemia

suco para anemia

Além de ser delicioso, este suco é extremamente poderoso para repor a quantidade de ferro no organismo de uma pessoa anêmica.

Ingredientes:

  • 1 cenoura pequena e crua;
  • 2 laranjas grandes;
  • 150g gramas de beterraba crua ou cozida (cerca de 2 fatias grandes);
  • Mel ou melaço a gosto para adoçar.

Modo de preparo:

Para retirar o máximo do suco da beterraba e da cenoura, é ideal passa-la em um processador de alimentos ou centrifuga. Caso não tenha, bata todos os ingredientes no liquidificador mesmo, junto com o suco puro das laranjas. Não é necessário coar, mas se preferir pode. Beba logo em seguida e não deixe esperando para não perder as propriedades medicinais.

Chás para anemia

chás para anemia

Alguns chás de ervas são bons remédios caseiros contra a anemia. A maioria dessas plantas medicinais citadas aqui, contém vitamina C, essencial na dieta de um anêmico pois ela auxilia o organismo a absorver melhor o ferro dos demais alimentos.

Essas ervas podem ser: A Artemísia, dente-de-leão, urtiga, folhas de açafrão, chá de agrião.

Mas lembre-se que nem todo chá é recomendado para combater a anemia. Atente-se somente para esses citados acima pois, alguns chás e também o café, podem fazer o efeito contrário e dificultar a absorção de ferro em até 64% e o café em 39%. Isso se deve ao forte teor de taninos presentes em tais alimentos.

Também é recomendado que se evite alimentos como chocolate e vinho pelo mesmo motivo. E nunca combine alimentos lácteos e ricos em ferro em uma mesma refeição, pois o alto teor de cálcio também pode prejudicar a absorção do ferro.

Frutas ácidas e ricas em vitamina C

Como já dito aqui, a vitamina C é muito importante para aumentar a taxa de absorção do ferro pelo corpo. Por este motivo, capriche na porção de frutas ácidas na dieta para curar a anemia. Essas frutas podem ser a laranja, abacaxi, limão, caju, goji berry, acerola, framboesa, ameixa. Que podem ser consumidos em forma de suco ou comendo a fruta in natura. Pode-se também fazer o suco com um mix dessas frutas e ainda acrescentar uma folha escura para bater junto, como a couve, o espinafre, agrião, salsinha, manjericão, rúcula, etc.

Semente de gergelim para combater a anemia

Esse alimento possui alto teor de ferro em sua composição, sendo que ¼ de xícara pode fornecer até 30% da quantidade de ferro diária. Uma dica de consumo das sementes de gergelim é mergulhá-las em água durante a noite (pode-se fazer com a chia também) e no outro dia consumir junto com iogurtes, mel ou no preparo de pudins.

Outros alimentos ricos em ferro que são remédios caseiros para anemia

Existem outros alimentos que podem ser adicionados à dieta que funcionam como verdadeiros remédios caseiros durante o tratamento da anemia. Aqui faremos uma lista com os principais alimentos para se incluir no dia-a-dia:

  • Carne branca e vermelha, principalmente o fígado;
  • Ovo de galinha ou de codorna;
  • Açaí;
  • Feijão preto, grão de bico e soja;
  • Ostras e mexilhões;
  • Flocos de aveia;
  • Castanha do Pará e amêndoas;
  • Rapadura;
  • Abacate, maçã, banana;
  • Tofu;
  • Figo em calda
  • Ameixa seca, damascos e uvas passas;
  • Brócolis.

Portanto, como pode-se perceber, a alimentação de uma anêmico deve ser bastante rica e diversificada. Deve-se tomar um desses sucos citados aqui por dia ou mais. Com esses hábitos diários é muito provável que os sintomas como tontura, fraqueza e palidez comecem a desaparecer com a adição desses alimentos na dieta.

 

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *