Remédio caseiro para artrose: Chás, compressas e alimentos simples e baratos!

artrose

Dores de artrite ou artrose são muito comuns e incomodam boa parte da população a ponto de a pessoa não conseguir fazer nada em seu dia, nem sair da cama! É sempre muito importante ter o correto acompanhamento médico para saber qual o tratamento recomendado. Porém, nós sabemos que muitas vezes somente o tratamento por si só pode ser demorado e não eliminar as dores completamente.

Por este motivo, listamos aqui vários remédios caseiros, que por serem naturais, não costumam ter contraindicações e podem ser poderosos aliados dos tratamentos convencionais. Ainda assim, recomenda-se informar ao médico e assim ele analisar a real necessidade dependo de cada organismo.

Chá de alecrim para artrose

remedios caseiros artrose

Devido as suas propriedades anti-inflamatórias, capazes de auxiliar na recuperação das articulações, o alecrim representa uma excelente opção para se adicionar ao tratamento de reumatismos e artroses. O seu preparo é muito simples e é uma erva facilmente encontrada seca em casas de produtos naturais e até mesmo em supermercados.

Ingredientes:

  • 1 colher de chá de folhas secas ou verdes de alecrim
  • 250 ml de água fervente

Modo de preparo:

Coloque o alecrim em uma xícara contendo a água fervente e deixe descansar por 10 minutos. Coe o chá e beba ainda morno. Pode -se tomar de 2 a 4 vezes ao dia, diariamente. Somente evite tomar logo antes de dormir.

Compressa quente com grãos

Uma ótima opção para aliviar as dores na coluna ou na articulação dolorida é a compressa quente feita com grãos como linhaça, arroz ou feijão. Para isso basta colocar sementes de grãos dentro de uma meia ou fronha, prender ou costurar. E sempre utilizar essa compressa sobre as dores. É só esquentá-la em micro-ondas ou banho maria por cerca de 2 minutos e colocar ainda morno sobre a região dolorida.

Extrato de caroço de abacate

remédio caseiro para artrose

O extrato de abacate pode ser usado como se fosse um óleo essencial, para massagear a região dolorida. Ele é um poderoso remédio caseiro para diminuir a dor e o inchaço por possuir propriedades anti-inflamatórias.

Ingredientes:

  • 700g de caroços de abacate ralados
  • 1,5L de álcool etílico

Modo de preparo:

Deixe os caroços secar o sol, cobertos por um tecido fino para não dar moscas durante 3 a 5 dias. Após esse período, rale o caroço com um ralador de cozinha e junte ao álcool etílico dentro de um recipiente de vidro. Manter essa mistura em local fresco como exemplo um armário em frasco fechado por mais 3 dias. Mexendo-o 1 vez ao dia!

Em seguida, basta filtrar o extrato em uma gaze limpa e colocar sobre a articulação dolorida, deixando agir por 15 a 20 minutos.

Mix de ervas para artrose

Além do alecrim, existem outras ervas que quando combinadas em um único chá, possuem o poder de diminuir a inflamação, as dores e ajudar na reparação tecidual. Se você não encontrar todas essas folhas em uma casa de produtos naturais, coloque apenas as que encontrar.

Ingredientes:

  • Um pouco de folhas de chapéu-de-couro
  • Folhas de mamica-de-cadela
  • Folhas de unha-de-gato
  • Folhas de mil-homens
  • Folhas de salsaparrilha
  • 1 Litro de água fervente

Acrescente todas as ervas em 1 Litro de água fervente e deixe descansar por 20 minutos. Coe, e beba 1 xícara por pelo menos 3 vezes ao dia.

Especiarias e ômega 3 são excelentes remédios caseiros contra artrose

remedios caseiros artrose

Algumas especiarias como a pimenta Cayenne e o açafrão da terra são excelentes contra a artrose e artrite. Normalmente elas são encontradas em forma de creme ou utilizadas em compressas e também em cápsulas de 500mg que podem ser tomadas 2 vezes ao dia. É ideal complementar a esses tratamentos produtos com ômega 3, como cápsulas de óleo de peixe.

Se você alinhar todas essas dicas, se alimentando corretamente com a pratica de fisioterapia ou pilates (sempre com uma recomendação medica) A sua musculatura ira se fortalecer, protegendo as cartilagens, você irá perder peso, ajustar sua postura e com isso as dores irão diminuir com o passar do tempo! Então, mesmo que as dores sejam muito fortes, comece devagar, com um pouco de exercício por dia, e vá aumentando progressivamente até se sentir confortável. Dessa forma, você se sentirá melhor a cada dia e as dores nunca mais serão um problema em sua vida!

Além disso também é recomendado a prática de massagens com óleos essenciais (de alecrim, lavanda, manjericão), ou até mesmo a acupuntura, que pode ser muito relaxante, além de estimular a desinflamação, diminuindo consideravelmente as dores.

 

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *