Remédio caseiro para bronquite: Chás, óleos e receitas caseiras!

remédio caseiro para bronquite

As inflamações respiratórias como bronquite geram muito sofrimento e incômodos causados pela tosse, falta de ar, febre, dor no peito, insônia. Existem alguns remédios caseiros que são recomendados para aliviar estes sintomas que, aliados a prática de exercícios físicos e ao correto tratamento receitado por um profissional, pode eliminar quase que por completo essa doença da vida da pessoa.

Esses remédios caseiros para bronquite são facilmente encontrados no mercado, por um preço acessível, que vai auxiliar bastante na desobstrução das vias respiratórias, e te permitir uma vida com mais qualidade.

Remédio caseiro para bronquite com gengibre

chá de gengibre bronquite

Devido as suas propriedades anti-inflamatórias e expectorantes, o gengibre auxilia na eliminação das secreções, desinflamação dos brônquios tanto para bronquites alergias, asmáticas ou agudas. Por ter propriedades diuréticas também, recomenda-se não tomar logo antes de dormir.

Ingredientes:

  • 2 a 3 centímetros da raiz do gengibre
  • 180mL de água

Modo de preparo:

Coloque a tudo em uma panela e deixe ferver por 5 minutos. Desligue o fogo e tampe por mais alguns minutos. Tome varias vezes ao dia nos períodos de crise. Fora deste período, tomar 3 vezes por semana como método preventivo.

Chás diversos contra bronquite

chá para bronquite

Ambas as ervas possuem propriedades expectorantes e calmantes, diminuindo a mucosa e automaticamente o desconforto causado pela secreção.

Prepare o chá com uma colher de chá de semente de erva-doce ou 2 colheres de sopa de folhas secas de malva em 1 xicara de água fervente. Toma 3 vezes ao dia.

Outras ervas que também podem ser utilizadas no combate à bronquite é o Guaco, Eucalipto, Hortelã, sálvia e até mesmo a combinação delas em um só chá!

Com limão e mel

Pode-se utilizar uma combinação imbatível desses chás com o limão e o mel, que irá potencializar ainda mais a recuperação. O mel possui propriedades antibacterianas e antivirais, acalmam a garganta e ainda melhora o sistema imunológico, evitando o aparecimento de outras doenças.

Ingredientes:

  • 1 litro de água fervente
  • 1 colher de chá de folhas de seca de erva (sálvia, tomilho, hortelã por exemplo)
  • 1 colher de sopa de mel
  • 1 colher de café de casca de limão ralada
  • Suco puro de um limão

Modo de preparo

Ferva a água e mantenha em fogo baixo. Acrescente todos os ingredientes e deixe por 20 a 30 minutos. Retire do fogo, coe, e sirva quente ou gelado diversas vezes ao longo do dia.

Açafrão da terra ou cúrcuma

A cúrcuma, que também é conhecida como açafrão-da-terra, é um ótimo remédio caseiro para a bronquite e para tosse.

Ingredientes:

  • 1 colher de chá de açafrão em pó
  • 1 copo de leite

Modo de preparo:

Ferva todos os ingredientes, tomando cuidado para o leite não derramar e beba de 2 a 3 vezes por dia, de preferencia em jejum. Pessoas que possuem pedra da vesícula e ulcera devem evitar este remédio.

❯❯ Se você sofre com a tosse seca, veja aqui uma lista com receitas caseiras para tratar o problema!

Óleo de eucalipto contra bronquite

óleo de eucalipto para bronquite

Uma ótima alternativa para a bronquite são as terapias a vapor. E para potencializar este efeito, pode-se adicionar gotas de óleo de eucalipto que irá diluir o muco presente nas vias respiratórias, desobstruindo-as com maior facilidade.

Modo de preparo:

Adicione algumas gotas de óleo de eucalipto na água filtrada, ferver e inalar com uma toalha cobrindo a cabeça para não deixar o vapor escapar.

Outra forma é adicionar em seu equipamento de vaporização e utilizar durante a noite, dormindo com a cabeça virada para o vapor que estará saindo.

Além disso, pode-se utilizar o óleo sobre o peito, massageando levemente para estimular o sistema respiratório e diluir ainda mais a mucosa.

Chá de abacaxi e eucalipto

Este chá também é um excelente expectorante e o eucalipto pode ser substituído pela hortelã ou qualquer outra erva citada anteriormente. Além disso, pode-se utilizar somente as cascas do abacaxi que também possui as mesmas propriedades e vitaminas, desde que sejam corretamente higienizadas antes do uso.

Ingredientes:

  • 1 folha de eucalipto ou hortelã
  • 3 xícaras de água fervente
  • 1 xícara de abacaxi picada ou casca de abacaxi higienizada

Modo de preparo:

Acrescente a água fervente sobre o abacaxi e erva em uma xícara. Deixe abafado por aproximadamente 10 minutos. Coe e beba uma xícara de 8 em 8 horas.

 

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *