Remédio caseiro para cólicas: Veja quais são os melhores chás para fazer em casa e aliviar a dor imediatamente!

As cólicas são as dores que ocorre em órgãos de cavidade como, por exemplo, o útero, o estômago, o rins e o intestino. Elas se manifestam dentro de ciclos de dores fortes, com picos muito intensos e melhoras lentas, variadas.

As causas mais frequentes de cólicas são as cólicas renais, a síndrome do intestino irritável e as cólicas menstruais, que atingem o útero.

Quando sentimos os picos de dores das cólicas chega a ser insuportável, e em alguns casos os remédios da medicina tradicional não são suficientes.

Nesses casos, podemos recorrer aos remédio caseiros para cólica e outras dicas que podem aliviar os sintomas da cólica. Veja a seguir!

Use bolsas de água quente!

mulher usando bolsa de água quente para aliviar a cólica

A água quente é um poderoso relaxante natural, que confere alívio imediato para as dores vindas das cólicas de qualquer natureza, mas principalmente as cólicas menstruais, pois além de relaxar o órgão que sofre as dores, também contribui para o fluxo contínuo do sangue do útero que é expelido durante a menstruação.


Quer saber como aliviar de vez as dores na barriga? Clique aqui e leia o artigo completo sobre o assunto!


Chá de orégano como remédio caseiro para cólicas

chá de orégano para aliviar a dor

Essa planta muito comum na cozinha brasileira possui ação diurética, que favorece e estimula a micção, sudorífera, que por sua vez ajuda na sudorese, e também elimina algumas toxinas do organismo, sendo útil em casos de cólicas menstruais e também em caso de dores de cabeça. Ou seja, ótima opção como remédio caseiro para cólicas.

Para fazer o chá coloque uma xícara de água em uma panela e ferva. Só depois de ferver, acrescente duas colheres de orégano.

Tampe o recipiente por aproximadamente 5 minutos e deixar a solução descansar.

Aposte no chá de camomila e erva-doce

chá de camomila e erva doce

Esses chás misturados se transformam em uma bomba calmante e antiespasmódica. Essas propriedades contribuem para aliviar desconforto gerado pelas cólicas de diversas origens.

Use uma colher de sopa de flores secas de camomila, para um copo de sementes frescas de erva-doce, e uma xícara de água.

Ferva a água e, depois de desligar o fogo, acrescente as plantas e deixe descansar, tampado, por 15 minutos. Coe, espere amornar, e adoce com mel a gosto.

Chá de gengibre como anti-inflamatório

chá de gengibre para curar dores de cólica

O gengibre age como anti-inflamatório e reduz bastante as dores. Além disso, ele também é muito eficaz para melhorar a saúde renal, sendo esse chá útil para tratar de cólicas menstruais e cólicas renais, quando não atingiu ainda quadros de cálculo nos rins.

Esse chá também pode ser misturado à camomila, que contribui como calmante, relaxando as contrações vindas das cólicas e diminuindo também casos de tensão pré menstrual, em casos de cólicas menstruais.

Ferva uma colher de sopa da raiz de gengibre em 250 ml de água em um recipiente tampado por 5 minutos ou mais. Feito isso, desligue o fogo e adicione uma colher de sopa de folhas da camomila. Tampe novamente o recipiente e deixa a mistura em infusão por 10 minutos.

Coe, adoce com mel a gosto, espere amornar, e beba duas a três vezes por dia, ou quando sentir necessidade.


Dica: Veja como curar a dor de estômago com o que você tem em casa!


Chá de folhas de mangueira para aliviar a dor

folhas de mangueira para fazer o chá

O chá das folhas de mangueira é também uma opção para remédio caseiro para cólicas, isso porque, possui compostos que funcionam reduzindo os espasmos dos órgãos que sofrem das cólicas, amenizando efetivamente as dores.

Use 20 gramas das folhas da mangueira para um litro de água fervente. Misture os ingredientes e ferva por 5 minutos.

Deixe tampado por 10 minutos, coe, adoce a gosto e beba 4 vezes ao dia.

Chá de alfafa para reduzir as cólicas

alfafa como remédio caseiro para cólicas

Esse chá também possui propriedades relaxantes e anti-espasmódicas, que aliviam as cólicas e reduzem os espasmos dolorosos. Para fazer esse chá, use 500 ml de água, e uma colher de sopa de alfavaca. Coloque os ingredientes numa panela ferva alguns minutos.

Deixe esfriar, tampado, e beba assim que ficar pronto, a uma temperatura agradável.

Beba o chá de seis em seis horas, sem adição de açúcar, pois esse ingrediente agrava as dores das cólicas menstruais.

Tome chá de artemísia!folhas de artemísia para fazer o chá

Esse chá atua de forma semelhante ao chá de alfavaca. Ele reduz os espasmos das cólicas, diminui a dor e relaxa os músculos, reduzindo o desconforto abdominal. Junte uma colher de sopa da folha de Artemísia e uma xícara de água em um recipiente e ferva por 5 minutos.

Chá de calêndula ótima opção analgésica

chá de calêndula como remédio caseiro para cólicas

O chá de calêndula, quando adicionado à erva-doce e noz moscada, possui fortes propriedades anti-espasmódicas, analgésicas, anti-inflamatórias, calmantes e além disso, também funcionam regulando a menstruação. Faça esse chá da mesma forma que é feito o chá de camomila e erva-doce.

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *