Remédio caseiro para gases: Vejas dicas de chás, exercícios, tintura e mais para aliviar esse incômodo!

Os gases são entendidos como o ar que se acumula ao longo do sistema digestivo, como no estômago e no intestino, e geralmente é liberado através do ânus. Eles representam uma preocupação para a saúde, mas podem chegar a causar grandes dores ou no abdômen e tórax, semelhantes á dor de uma cólica, ou de “facadas na barriga” chegando a ser insuportável em alguns casos.

Algumas práticas aumentam a incidência de gases no organismo, como fumar, se alimentar rápido e de forma distraída, consumir alimentos que estimulam a produção de gases, como o feijão, e beber bebidas gaseificadas.

Se os gases fazem parte da sua rotina ou se você apresenta um quadro anormal de gases no corpo, siga essas dicas, receitas de remédio caseiro para gases, que podem te ajudar a superar esse desconforto.

Evitar comidas que estimulem gases

alimentos que devem ser evitados porque causam gases como o repolho

Existem alguns alimentos que aumentam a produção de gases durante sua digestão, por isso, devem ser evitados caso seu volume de gases esteja elevado. Assim como repolho, couve-flor, brócolis, ameixas secas, uvas passas, cebola e maçãs. Esses alimentos estimulam a liberação de gases pois possuem uma digestão mais lenta que os demais que não causam esse efeito.

Nesse caso, a demora do processo de digestão também contribui para o mau odor presente nesses gases que são liberados.

Chá de erva-cidreira e funcho

chá de erva cidreira e funcho

Essas ervas são calmantes naturais e possuem propriedade antiespasmódica, ou seja, reduzem a liberação dos gases e reduzem a dor. Utilize uma colher de chá de erva-doce para uma xícara de água fervente.

Após a água levantar fervura, jogue as folhas da erva e tampe o recipiente. Espere até que o chá fique em uma temperatura agradável e tome até 3 vezes ao dia.

Dica: Leia mais sobre chás que aliviam sintomas de gases!

Faça exercícios e massagens

mulher fazendo exercícios físicos

Existem algumas práticas que você pode incluir na sua rotina que contribuem bastante para o melhor funcionamento do organismo, principalmente do sistema digestivo.

Algumas dessas práticas são:

  • Fazer caminhadas frequentes
  • Andar de bicicleta
  • Fazer massagens abdominais no sentido circular, ao longo de toda a barriga.
  • Deitar com a barriga para cima, dobrando os joelhos por cima da barriga e fazendo pressão.

Chá de folhas de abacateiro ajuda?

folha de abacateiro

Esse chá funciona como diurético relaxando e dando mais fluidez para o sistema gastrointestinal. Misture 3g de folhas secas do abacateiro com 200 ml de água e ferva por cerca de 5 minutos. Espere o chá esfriar coe, e beba várias vezes ao dia.


Sente muita dor de estômago? Clique aqui e solucione esse mal com receitas caseiras!


Menta-pimenta alivia os incômodos no estômago

folhas de menta-pimenta

Esse tipo de menta confere alívio para as dores e incômodos no estômago e intestino, ajudando a melhorar a digestão. Use uma colher (de chá) de menta-pimenta para uma xícara de água fervente.

Ferva a água em um recipiente e depois que ela levantar fervura, desligue o fogo. Feito isso, acrescenta as folhas de menta-pimenta e tampe.

Espere por cerca de 20 minutos, deixa o chá esfriar, coe as folhas e beba duas a três vezes por dia.

Mas lembre-se! Não adicione açúcar aos chás pois o açúcar contribui para a formação de mais gases.

Genciana como remédio caseiro para gases

gerciana como remédio caseiro para gases

A genciana é conhecida por combater problemas digestivos. Ela funciona regulando os movimentos peristálticos de todo o sistema digestivo, fortalecendo a digestão para que os órgãos funcionem melhor, evitando a produção de gases durante os processos. Além disso, também estimula a produção de suco gástrico.

O chá é feito da seguinte forma. A água deve ser primeiramente fervida e depois são adicionadas as folhas de genciana.

Deixe o chá em processo infusão durante 10 minutos dentro de um recipiente com tampa. Coe o chá e beba várias vezes ao dia, preferencialmente antes das refeições.

Tintura de coentro ajuda a acabar com os gases?

remédio caseiro para gases com tintura de coentro

Junte em um recipiente, uma colher de sopa de sementes secas de coentro dentro de uma xícara chá de álcool de cereais a uma concentração de 60%. Acrescente as sementes de coentro na xícara com álcool e deixe descansar por 5 dias.

Pegue essa mistura, coe, e com a ajuda de um conta-gotas, adicione por volta de 20 gotas da tinta de coentro em 200 ml de água. Tome esse remédio caseiro uma vez por dia.


Tem problemas com refluxo? Veja como acabar com os incômodos!


Chá de folha de louro para acalmar dores de barriga

chá de folha de louro

Esse chá é muito eficaz para acalmar as dores de barriga e evitar os cases. Para fazê-lo, basta pegar duas folhas de louro picadas e, preferencialmente secas, e acrescentar em uma xícara de água que acabou de levantar fervura.

Tampe o recipiente e deixar o chá amornar. Coe o chá e tome algumas vezes ao dia.

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Você Também Irá Gostar De:

Você Também Vai Gostar Em Nosso Site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *