Remédio caseiro para sinusite: Confira dicas e receitas incríveis para aliviar esse mal!

remédio caseiro para sinusite

As vias nasais são parte importantíssima do nosso organismo e, a cada ano que passa, com o crescimento da poluição atmosférica nas cidades, estão mais sujeitas a riscos e infecções.  Às vezes na correria do dia a dia, sentimos um mal-estar e um congestionamento na garganta, nariz e pulmão. Dependendo da situação, pode chegar até a provocar aquela dorzinha no rosto inteiro.  Essa congestão que nos aterroriza, principalmente nos dias secos, somada a essa dor na parte frontal do rosto e cabeça, pode ser a tão famosa sinusite! Qual o remédio caseiro para sinusite ideal?

Isso acontece devido à inflamação dos seios faciais, que são os espaços que temos entre os ossos do nosso rosto. Por essa razão sentimos desconforto em todo o rosto chegando até nos ouvidos, em alguns casos. Sabemos que mesmo que a sinusite seja a rotina de muitas pessoas, nem sempre temos tempo para ir ao médico, não é mesmo? Então, o que fazer quando você está no meio daquele dia cheio e a sinusite ataca? Separamos aqui 6 (seis) remédios caseiros infalíveis que podem salvar seus dias secos e corridos.

Óleos essenciais são bons para a sinusite?

óleos essenciais

Esse componente é um descongestionador por natureza. Óleos como os de eucalipto ou hortelã são muito eficazes no descongestionamento nasal e das demais vias respiratórias, eliminando o muco e trazendo alívio imediato, além de serem naturais e uma ótima opção de remédio caseiro para sinusite. Além disso, também contribui para combater infecções e reduzir a inflamação dos nossos seios faciais.

Você deve utilizá-los espalhando o óleo em alguma superfície em que você possa inalar ou utilizar um difusor.

Lavagem com solução salina é um bom remédio caseiro para sinusite?

Assim como soros fisiológicos, as soluções salinas também são importantes aliados na limpeza da cavidade nasal, irrigando e dissolvendo o muco que se forma. A melhor forma de usar é com um aplicador nasal de pressão ou aerossol.

Como o alho pode ajudar?

remedio caseiro para sinusite alho

O melhor amigo da cozinha brasileira também é o campeão dos remédios antibióticos naturais. Muito eficaz contra as bactérias e contra gripes e resfriados, que geralmente trazem a sinusite de carona. Além de combater, após as crises, o alho também é um grande preventivo.

Ele pode ser consumido em chás, em forma de óleo, capsula ou de pó, encontrados nos mercados e farmácias. A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda que se ingira 2 a 5 miligramas de alho diariamente, ou mais.

Mesmo sendo muito eficaz, o uso do alho também tem algumas contraindicações. Praqueles que tem problemas na coagulação sanguínea ou que estejam passando por um momento de sensibilidade e perda sanguínea, como pós-operatórios, hemorragias ou ciclos menstruais muito fortes, não é indicado que se utilize este remédio caseiro.

Como usar o óleo de orégano?

Esse óleo em especial, por conter cervacrol e timol, tem alto índice fungicida e antibacteriano.

Sua utilização é simples. Adicione algumas gotas na água fervente, proteja os cabelos, envolva uma toalha sobre a cabeça, fechando o recipiente onde está a água, criando uma tenda, e inale o vapor por alguns minutos.

Essa prática também será muito útil para a limpeza das vias nasais de forma natural além de ser um ótimo remédio caseiro para sinusite e ainda, fornecer os benefícios dos componentes do orégano.

Limpeza nasal com salmora funciona como remédio caseiro para sinusite?

lavagem nasal remédio caseiro para sinusite

Essa prática traz alívio instantâneo. A salmora não é nada mais nada menos do que uma solução feira com água e sal. Essa mistura hidrata, dissolve e limpa o canal nasal, dissolvendo também o muco e limpando nosso nariz, faringe e garganta das impurezas que inalamos diariamente.

Você pode realizar a limpeza diretamente com as mãos auxiliado por um recipiente, ou com um higienizador nasal.

Vaporização com eucalipto, sal e água

remédio caseiro para sinusite vaporização

Esse procedimento é muito parecido com aquele utilizado pelo óleo de orégano. Da mesma forma como feito com o óleo de orégano, essa vaporização com o eucalipto, que também pode ser feita usando um nebulizador, limpa e descongestiona o nariz e cavidades. Acrescentar sal e água acelera esse processo, pois o sal também contribui para a dissolução da mucosa.

Dica de remédio caseiro para sinusite

Você também pode prevenir ou combater a sinusite através da sua alimentação. Ingerir muita água, alimentos quentes como sopas e caldos, raízes fortes, gengibre e alimentos ricos em vitamina C ajudam a acalmar e limpar as vias nasais, além de fortalecer o sistema imunológico!  Em compensação, ingerir muito açúcar, laticínios e farinhas ou grãos refinados contribuem para a formação de muco e enfraquecem as células imunológicas. Além disso, lembre se de sempre procurar um médico ou especialista caso os sintomas permaneçam muito tempo.

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *