Remédio caseiro para conjuntivite: Compressas, chás, e alimentos que podem ajudar!

remédio caseiro para conjuntivite

A conjuntivite é uma inflamação em uma estrutura do olho humano que se chama conjuntiva, que é a membrana exterior, fina e transparente que reveste a parte frontal do globo ocular. Existem diversos tipos de conjuntivite, ela pode ser infecciosa, transmitida pelo ar ou pelo contato direto com áreas infectadas; pode ser viral, causada por um vírus que atinge essa membrana, conhecido como adenovírus, e é transmitida através do contato com secreções infectadas pelo vírus; por uma alergia ou intoxicação de produtos químicos; e também pode ser bacteriana ou fúngica, causada por uma bactéria ou fungo, e transmitidas da mesma forma que a viral.

Seus sintomas são bem nítidos. A conjuntivite gera uma forte irritação em toda parte frontal do olho, vermelhidão intensa, coceira, secreção purulenta, olhos lacrimejantes, pálpebras grudentas ao acordar, entre outros. Caso você seja diagnosticado com algum dos tipos de conjuntivite, existem alguns remédios e dicas caseiras que vão te ajudar a combater e a aliviar os sintomas dessa inflamação.

Isolar o paciente infectado com conjuntivite

Todos os tipos de conjuntivite possuem um alto grau de transmissão, por isso, e por isso o primeiro passo para evitar a proliferação da inflamação, é essencial isolar ao máximo possível a pessoa que conter esse quadro infeccioso. Também é expressamente recomendado que o paciente procure um médico especialista para solicitar um atestado médico que a resguarde de frequentar o local de trabalho para evitar novas contaminações.

Pepino

remedio caseiro com pepino para conjutivite

Esse legume é um dos remédios naturais e caseiros mais conhecidos para tratar diversas questões da região ocular. Ele possui água em abundância na sua composição, além de substâncias antioxidantes, que renovam a pele e eliminam possíveis toxinas. Pode ser aplicado diretamente sobre a região dos olhos, em pequenos discos resfriados na geladeira, pelo tempo que julgar necessário. Ele melhora a circulação e acalma a região, aliviando os sintomas da conjuntivite, e também reduzindo bolsas e olheiras.

Batatas

A batata atua da mesma forma que o pepino e se mostra como um bom remédio caseiro para conjuntivite. O líquido presente na sua composição funciona como um anti-inflamatório, que controla a irritação dos tecidos afetados. Resfrie fatias de batata na geladeira por alguns minutos e aplique diretamente sobre a área durante 15 minutos.

Manter o olho limpo e longe de novas contaminações

remédios naturais para conjuntivite

Levar as mãos sujas e contaminadas aos olhos é uma das piores práticas que podem conservar o quadro de inflamação. Ademais, outras doenças podem sustentar a conjuntivite, como, por exemplo, a herpes e as doenças virais ou que afetam o sistema imunológico.

A limpeza do olho também é essencial para diminuir a proliferação das causas da conjuntivite, e é recomendado que essa limpeza seja feita com Soro Fisiológico e com uma toalha meticulosamente limpa, seca e esterilizada.

Compressa de água fria

A aplicação dessa compressa por cima das pálpebras acalma a sensação de queimação e coceira que é muito comum desse quadro infeccioso do globo ocular. Para fazer a compressa, envolva muitos cubos de gelo em uma toalha expressamente limpa e repouse sobre a área afetada por aproximadamente de 5 a 10 minutos. Lembre-se de desinfetar o pano após o uso para não contribuir para a disseminação da infecção.

Camomila

remédio caseiro para conjuntivite

A camomila é mais um remédio caseiro para conjuntivite e atua um forte ativo antibacteriano e anti-inflamatório, que automaticamente ajuda na recuperação de olhos infeccionados e no combate aos possíveis micro-organismos que podem estar causando a conjuntivite. Para usar a camomila, é necessário dois sachês de chá de camomila, que você pode comprar em supermercados, ou fazer na sua casa com as folhas secas da camomila e dois pequenos sacos de pano esterilizados. Esfrie os sachês na geladeira, e quando atingir uma temperatura baixa que não queime a pele do rosto, aplique os saches sobre os olhos e deixe agir por 5 minutos. Esse tratamento pode ser repetido de duas a três vezes ao dia.

Remédio caseiro para conjuntivite a base de cenoura

Outra compressa natural que é uma ótima aliada contra a inflamação na conjuntiva é a compressa de cenoura. Esse vegetal também atua como um anti-inflamatório natural, controlando e combatendo os sintomas e causas da doença. Passe uma cenoura por um processador até formar um suco com a raiz, e mergulhe um algodão ou gaze sobre esse resultado. Aplique sobre os olhos e deixe agir, com os olhos fechados, por 15 minutos. Repita até duas vezes ao dia.

Vinagre de maçã

O vinagre de maçã é um poderoso antibiótico e antiviral natural. Além disso, também é muito refrescante, ajuda na lubrificação dos tecidos irritados e contribui para aliviar a coceira e irritação momentaneamente. Misture o vinagre em água morna, na mesma proporção. Embebede um algodão no vinagre e aplique diretamente sobre a pálpebra, duas vezes ao dia.

 

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *