Remédios caseiros para cândida: Aprenda como evitar e acabar com essa infecção!

tratamento da cândida em casa

A candidíase é uma doença causada por um fungo no canal vaginal, que pode ser gerada por uma disfunção do nosso próprio organismo, ou por razões externas. As principais razões são a má alimentação, a queda no sistema imunológico, o emocional –estresse, preocupação, ansiedade e afins- e descuidos com a higiene e com a escolha das roupas, como roupas pretas, apertadas ou jeans.

Ela é causada por um fungo que já existe no nosso corpo, que se chama cândida albicans, que trabalha no funcionamento do nosso sistema digestivo. A candidíase ocorre quando esse fungo se prolifera além do normal devido à mudança da acidez da região vaginal, e causa um corrimento, coceira, vermelhidão e mau cheiro na vagina diferentes do comum.

➨ Saiba mais sobre a candidíase 

O tratamento da cândida pode ser via remédio oral ou creme, mas também pode ser tratado dentro de casa, através de chás, banhos de assento, mudanças no guarda roupa diário, na alimentação e na forma de higienizar a região pubiana feminina. Abaixo reunimos algumas dicas e remédios caseiros para cândida, confira!

Evitar Alimentos Que Aumentem A Acidez Do Corpo

Muitos alimentos como ao açúcar, farinha branca e processada, laticínios e chocolate aumentam a acidez do nosso corpo e favorecem a proliferação do fungo causador da candidíase. Se você já está sentindo o incomodo causado por ela, o primeiro tratamento a ser feito é cortar esses alimentos da sua dieta diária ou, pelo menos, reduzir bastante para evitar o aumento da multiplicação do fungo.

Mudanças No Guarda Roupas

Quando a cândida aumenta e se configura um quadro perigoso para a saúde da vagina, é imprescindível que se evite roupas que abafem a vagina, como calças legging e jeans, shorts apertados e calças pretas. Os fungos se proliferam melhor em ambientes escuros, abafados e úmidos, portanto as roupas pretas e/ou apertadas criam o ambiente ideal para que elas cresçam.

Além disso, também é importante não usar calcinhas de tecido sintético. É sempre melhor optar com tecidos como o algodão, pois permitem a maior ventilação da região vaginal.

Receitas de Remédios Caseiros para Cândida

Abaixo separamos algumas receitas  de soluções que você pode usar como remédios caseiros para cândida e que não precisa de indicações médicas. Além disso, os ingredientes são fáceis de serem encontrados e você não precisa de gastar muito.

Solução Com Bicarbonato De Sódio E Extrato De Própolis

Essa solução deve ser parada com um copo de água limpa, uma colher de chá de bicarbonato de sódio e dez gotas de extrato de própolis. Depois de feita a mistura, você utiliza a solução para dar um banho na sua vulva, usando metade para lavar externamente, e a outra metade para lavar internamente, com o auxílio de uma seringa. Essa lavagem vai instantaneamente a coceira e ajudar a balancear o PH vaginal.

Lavagem Com Iogurte Natual Ou Kefir

O Iogurte natural ou o Kefir possuem bacilos ativos que são bactérias vindas da fermentação de laticínios que atuam também como poderosos anti-inflamatórios e também diminui consideravelmente a acidez da vagina, contribuindo para a estabilização do nosso PH natural, que já é naturalmente um pouco ácido.

kefir caseiro para cândida

Banhos De Assento

Algumas ervas possuem qualidades que ajudam tanto a combater a proliferação do fungo, quanto acalmar a vulva combatendo a irritação, coceira e vermelhidão. O banho de assento é feito da mesma forma que os chás. Primeiramente deve-se ferver em torno de um litro de água e, após que levantar a fervura, adicionar as ervas secas e tampar, deixando descansar por 15 a 20 minutos.

Isso feito é só pegar uma bacia em que você consiga sentar confortavelmente, e sentar sobre a água com a erva por outros 20 minutos, tomando cuidado para não se sentar sobre a água muito quente. Algumas das ervas que podem ser usadas como banho de assento são:

  • Tanchagem – possui propriedade anti-inflamatória muito potente.
  • Lavanda, Camomila e Calêndula – trazem limpeza para o útero e para a vulva, e acalmam o órgão feminino e reduzem a vermelhidão.

Dica Extra! Quando a mulher está pra menstruar, é normal aumentar o volume de corrimento e coceira na vagina, então é um momento onde os cuidados com a saúde vaginal devem dobrar! Nesse período, é importante evitar ao máximo roupas que abafem e escureçam a região pubiana, lavar a vagina preferencialmente com água para evitar alterações no PH vaginal causadas pelos sabonetes e, se possível, evitar o uso de absorventes descartáveis, que contribuem para o abafamento da vagina e da proliferação de impurezas no sangue armazenado nos absorventes de plástico.

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Você Também Irá Gostar De:

Você Também Vai Gostar Em Nosso Site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *