Remédios caseiros para diabetes: Veja os melhores para você fazer com o que tem em casa!

remédios caseiros para diabetes

Com o passar dos anos, a diabetes se mostra mais frequente na população brasileira, entre adultos e crianças. Essa doença se manifesta de diversas formas, podendo haver tipos diferentes para cada disfunção no organismo. Hoje em dia, ser portador da diabetes é uma condição bastante normal e já existem tratamentos muito práticos que fazem o tratamento ser cada vez mais prático e simples de se incorporar no dia a dia.

A diabetes, em geral, representa o aumento do nível de glicose no sangue, também chamado de hiperglicemia. Ela pode ser causada por diversos fatores, de alimentares a genéticos, como a defeitos na ação do hormônio insulina, que é produzido no pâncreas.

A insulina é a responsável por promover a saída da glicose no sangue para dentro das células, para ser então processada e transformada em energia. entrada de glicose nas células, que é uma das fontes de energia celular. A falta da insulina ou um defeito na sua atuação faz com que a glicose fique acumulada no sangue, que é o que se chama de hiperglicemia.

Os sintomas da diabetes são raros, mas se acontecem, geram muita sede e urina, fadiga ou visão turva. Se você foi diagnosticado, pode conferir alguns remédios caseiros para diabetes que são muito úteis no tratamento desta doença.

Aveia ou linhaça moída

A aveia ou linhaça moídas são muito nutritivas e úteis para controlar o nível de açúcar no sangue. Ela pode ser consumida em todas as refeições, apenas acrescentando as sementes trituradas como um sal sobre os alimentos. São indicadas pra acompanhar sopas, iogurtes, frutas, lanches em geral ou feijão e outros alimentos com caldo.

A linhaça contribui para reduzir a velocidade com que o açúcar chega ao sangue, evitando picos de glicemia. Também ajuda a emagrecer e a melhorar o funcionamento do intestino.

aveia e linhaça controlam diabetes

Chá de Feno-Grano

O feno-grano se tornou um dos remédios caseiros para diabetes muito popular, isso porque ele abaixa a quantidade de açúcar no sangue devido aos compostos presentes em sua fórmula como 4-hidroxi isoleucina, trigonelina, galactomanano e trigonosídeos, que são capazes de regular a glicemia.

Para fazer o chá basta aquecer 1 xícara de água até o ponto de fervura, retirar a água do fogo e acrescentar 2 colheres (de chá) de feno-grego. Feito isso, deixe o chá em repouso por 3 horas e beba, morno, três vezes ao dia.

Chá de Canela

A Canela é importantíssima para auxiliar o organismo na absorção de açúcar, assim como a linhaça, o que faz com o que diminuam as quantidades de açúcar presentes no sangue. Esse chá deve ser preparado com 3 paus de canela e 1 litro de água. Coloque os ingredientes em uma panela e deixar ferver por poucos minutos. Tampe a panela e deixe esfriar até o momento em que ficar confortável para beber.

Pode ser bebido até três vezes por dia. Mas cuidado!! O chá de canela é expressamente proibido para gestantes pois contém propriedade abortivas!

Chá de Pata de Vaca

A pata-de-vaca é uma planta que possui na sua composição uma substância que possui a mesma função que a insulina no corpo. Seu chá pode ser feito com 2 folhas de pata de vaca e apenas 1 xícara de água. Ele pode ser feito da mesma forma que o chá de canela descrito na sessão anterior.

Chá de insulina Vegetal

A Insulina Vegetal é, assim como seu nome diz, a planta que tem a ação hipoglicemiante que ajuda diretamente no controla de diabetes. Também é conhecida por pedra-ume-caá (ou pelo nome científico: myrcia sphaerocarpa). Para fazer o chá adcione duas colheres de sopa da insulina vegetal em um litro de água após fervida. Tampe e deixe esfriar. Pode ser bebida de duas a três vezes ao dia.

Esse inclusive é um dos remédios caseiros para diabetes mais conhecidos e utilizados, exatamente pelo seu nome.

insulina vegetal para diabetes

Chá de Bardana

O chá de bardana (Arctium lappa) também atua com um efeito hipoglicemiante, da mesma forma como o anterior, atuando no controle da diabetes tipo 2, especificamente.

O uso destas plantas medicinais para qualquer controle do organismo, asism como o controle da diabetes, deve ser feito juntamente com as indicações do seu médico, pois elas podem interferir no tratamento indicado pelo especialista.

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Você Também Irá Gostar De:

Você Também Vai Gostar Em Nosso Site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *