Remédios caseiros para gastrite: Aprenda receitas que aliviam as dores e sintomas!

tratamento caseiro gastrite

A Gastrite ocorre quando há a inflamação ou alguma ferida na parede que reveste nosso estômago. Ela assola diversos brasileiros atualmente principalmente daqueles que possuem rotinas muito corridas e possuem pouco tempo para se alimentar da forma devida. Ela pode se desenvolver em diversas idades e pode chegar a durar meses seguidos, o que chama-se de gastrite crônica.

A gastrite ocorre por diversos fatores, podendo ser genético em alguns casos. Em todas a situações, a causa física é o enfraquecimento da barreira mucosa que funciona protegendo a parede estomacal. Assim, os sucos digestivos que são produzidos pelo estômago corroem os tecidos que formam a parede, gerando feridas que podem chegar a se tornarem úlceras ou um futuro câncer no estômago.

A bactéria Helicobacter pylori (H-Pylori), vive naturalmente no revestimento do estômago e também pode contribuir para o surgimento dessas erupções na parede do estômago, se não for tratada de se desenvolver. O refluxo da bile produzida pelo fígado para dentro do estômago também pode causar a gastrite.

Os sintomas consistem em indigestão, azia, náuseas, Dores abdominais, ou até fezes escuras e vômitos de sangue ou de um líquido semelhante à borra de café. Se você foi diagnosticado com gastrite, veja alguns remédios caseiros para gastrite.

Suco de Batata

O suco de batata é uma solução básica, que combate a acidez estomacal presente durante a gastrite. Além disso também diminui a sensação de dor e queimação. Seu uso constante também é eficaz contra gastrites nervosas e crônicas.

Para fazer esse suco basta passar a quantidade de batata desejada por um ralador comum finoe espremer a batata ralada num tecido até que se extraia todo o caldo. Deve ser bebido puro e em jejum ou quando estiver sofrendo algum dos sintomas.  Comer a batata crua também é eficaz.

tratar gastrite com suco de batata

Chás utilizados como remédios caseiros para gastrite

Os chás possuem muitas propriedades e benefícios para a saúde. Separamos abaixo os principais que podem ser utilizados no tratamento da gastrite e outros problemas estomacais.

Chá de Espinheira Santa

Essa planta é muito benéfica para toda a saúde estomacal e por isso também pode se destacar entre os remédios caseiros para gastrite. A espinheira-santa porque esta é uma planta medicinal que possui composições que também contribuem para  diminuir a acidez presente no estômago e a regenerar as paredes que revestem esse órgão.

O chá pode ser feito com uma colher (de chá) de folhas secas de espinheira-santa para uma xícara de água fervente. Basta acrescentar as folhas na água logo após ela levantar fervura, com o fogo desligado. Depois, é só deixar repousar por 10 minutos, coar e tomar assim que amornar a uma temperatura confortável para a ingestão.

Chá de Aroeira

O chá de aroeira tem propriedades analgésica, anti-inflamatória e antiácida, agindo diretamente contra gastrite uma vez que diminui a acidez estomacal. Além disso, ela também ajudar A combater à H. Pylori, bactéria estomacal natural que se desenvolvida, pode causar mais úlceras. Em um litro de água fervido e retirado do fogo, acrescente 3 a 4 pedaços da casca de aroeira e deixe tampado também por 10 minutos. Beba após morno e coado.

Chá de Acelga

A Acelga é um planta muito nutritiva que é responsável por eliminar toxinas do sangue, contribuindo para o combate da proliferação da bactéria. Além disso, diminui os sintomas, assim como diversos outros chás, pois acalma o estômago quando ingerido a uma temperatura mais elevada. Você pode preparar este remédio caseiro adicionando aproximadamente 50 gramas de folhas de acelga em uma panela com água e deixar ferver juntamente com a água por 10 minutos. Espere o chá esfriar para não queimar a boca e beba durante o dia.

suco de acelga para gastrite

Suco de Limão

Mesmo o limão sendo uma fruta conhecidamente bastante ácida, ela é uma boa aliada para tratar a gastrite e a gastrite crônica, a longo prazo. Tomar o suco puro de 1 limão todos os dias em jejum, algum tempo antes de ingerir a primeira refeição do dia contribui bastante para eliminar toxinas do sangue, e também é capaz de neutralizar a acidez do estômago, diminuindo assim os sintomas da gastrite. Mas Para que isso seja eficaz é necessário que se repita essa rotina cotidianamente.

Se você está passando por um tratamento contra a gastrite, é imprescindível que você mantenha uma dieta que não piore o quadro da gastrite. Alguns alimentos irritam o estomago e contribuem para o surgimento de mais erupções e feridas na parede estomacal, assim como alimentos industrializados, frituras ou comidas picantes. Por isso, mesmo que você opte por utilizar remédios caseiros para a gastrite, sempre tenha um acompanhamento médico.

 

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *