Remédios caseiros para refluxo: Alimentos, sucos e dicas para acabar com a queimação do estômago!

remédios caseiros para refluxo

O refluxo é um incômodo que acompanha diversas pessoas. Ocorre quando há uma disfunção no funcionamento natural do nosso sistema digestivo, atingindo especialmente a região do esôfago. Essa doença representa o movimento contrário que os ácidos digestivos fazem, do estômago para o esôfago. O refluxo irrita os tecidos dos órgãos responsáveis por toda a digestão.

causas refluxo

Ele provoca fortes dores e queimação no esôfago e estômago, e pode chegar a provocar náuseas e vômitos, que agravam ainda mais a irritação. Em alguns casos, o refluxo pode apresentar um caso crônico, sendo necessário intenso tratamento. Para além da medicina tradicional, existem remédios naturais e caseiros para o refluxo que você pode fazer em casa para reduzir diariamente os sintomas do refluxo, como os apresentados a seguir.

Suco de batata para refluxo

O suco de batata é extremamente alcalino, que significa que ele tem o poder combate a acidez estomacal que contribui para o refluxo. Por ser bem leve, o suco também diminui a sensação de dor e queimação.

Para fazer esse suco rale a quantidade de batata que quiser em um ralador comum fino e esprema o resultado em um tecido até que se extraia todo o caldo. Beba o suco puro, preferencialmente em jejum ou quando estiver sofrendo algum dos sintomas.

Suco de limão

remédio caseiro refluxo limão

Mesmo o limão tendo um teor ácido, seu suco é um aliado para prevenir o refluxo, a longo prazo. O tratamento consiste em tomar o suco puro de 1 limão todos os dias em jejum, antes da primeira refeição do dia. Essa prática contribui bastante para eliminar toxinas do sangue e neutralizar a acidez do estômago.

Suco de babosa

A babosa é uma planta com diversas funções que ajuda a tratar a queimação provocada pelo refluxo. O suco é feito com a polpa da babosa, que pode fica dentro da folha. Para retirar a polpa, abra as folhas no meio e raspe a polpa com uma faca. Descasque uma maçã e coloque em um liquidificador junto com água e com a polpa. Bata até conseguir uma consistência agradável e adoce a gosto.

Esses remédios naturais melhoram a digestão e diminuem a acidez do estômago, sendo importantes aliados no combate ao refluxo. Veja como usar esses alimentos

Mudanças na alimentação contra o refluxo

mudanças na alimentação refluxo

A alimentação é uma das principais fontes de definem a saúde do sistema digestivo. Existem alguns alimentos que aumentam a incidência de refluxo e são muito contraindicados para aqueles que sofrem de refluxo constantemente. Alguns deles são: carnes gordurosas, salsicha, bacon e linguiça café, refrigerantes e bebidas alcoólicas, chocolate, pimenta e comidas muito temperadas.

Em contra partida, alguns alimentos facilitam e melhoram a qualidade da digestão, enfraquecendo as ocorrências de refluxo. São alimentos como frutas e legumes, produtos integrais, ricos em fibras, carnes magras, peixes.

Além disso, também é importante sempre beber líquidos antes e durante as refeições.

Elevar a cabeça para dormir

Outra ótima dica de remédio caseiro para refluxo que você pode seguir é elevar a cabeceira da cama por em torno de 10 cm. Usando travesseiros ou colocando um pedaço de madeira nos pés da cama que ficam atrás da cabeça. Isso ajuda o processo digestivo no sentido correto, para baixo, impedindo que o líquido do estômago volte para o esôfago, que é o que causa o refluxo.

Chá de gengibre

gengibre para refluxo

O gengibre é muito poderoso para melhorar o fluxo da digestão no nosso organismo, além de produzir mais enzimas digestivas, o que diminui o tempo que o alimento permanece no estômago sendo digerido. Esse chá pode ser bebido frio ou quente. Se você optar por beber o chá fio, coloque por volta de 5 rodelas em um litro de água e reserve em local arejado. Beba ao longo do dia. Se sua opção for beber o chá quente, ferva um litro de água, desligue o fogo e depois acrescente as rodelas de gengibre. Reserve por cerca de 20 minutos com o recipiente tampado, e beba três vezes ao dia.

Vinagre de maçã

O vinagre de maçã também tem grande teor alcalino, que reduz a acidez do organismo. Com isso, reduzem também os ácidos que voltam pelo caminho contrário da digestão. Então, o vinagre de maçã reduz o refluxo e também previne gastrites. Aconselha-se tomar de 2 a 3 colheres por dia, junto às refeições principais.

 

 

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *